Saiba como funciona a prescrição médica digital

janeiro 15, 2021
prescrição médica digital

A tecnologia na área da saúde modificou a forma como médicos e outros profissionais de saúde receitam medicamentos. Com a prescrição médica digital, além de ganhar agilidade no atendimento, você entrega um documento mais organizado, legível e seguro para o seu paciente.

No entanto, apesar de estar cada vez mais difundida, a também chamada receita digital gera dúvidas quanto ao seu funcionamento, formas de emissão e segurança.

Para esclarecer esses pontos, reunimos as principais informações sobre a prescrição eletrônica de medicamentos. Continue a leitura e entenda as vantagens de emitir o documento digital na sua clínica ou consultório!

Qual a importância da prescrição médica digital?

Com a receita médica digital, todo o processo de prescrição dos medicamentos é otimizado e realizado com mais segurança. A tecnologia permite o preenchimento da receita de forma automática e organizada, ou seja, com:

  • nome do médico e número do CRM;
  • dados completos do paciente;
  • indicação de uso do fármaco;
  • descrição do medicamento receitado (concentração e forma farmacêutica);
  • outras orientações de acordo com a condição clínica ou particularidades do paciente;
  • data e assinatura eletrônica do médico.

Assim, você pode imprimir rapidamente a receita ou enviá-la online para o seu paciente, sendo, portanto, um recurso essencial especialmente para as teleconsultas. Com a prescrição médica digital, você consegue garantir um atendimento completo, mesmo que as as consultas sejam feitas a distância.

Quais os benefícios da receita médica digital?

Agora que você já viu como a prescrição médica digital é necessária para melhorar a experiência dos pacientes, conheça também outros benefícios dessa tecnologia. Confira a seguir!

Comodidade para o médico e paciente

Esse recurso traz comodidade para os profissionais, pois dispensa o uso do papel e caneta ou a necessidade de ter que pesquisar os medicamentos e digitar os dados da forma adequada. Além disso, você tem acesso também aos fármacos que já foram prescritos para o indivíduo, o que facilita a tomada de decisão na hora da conduta clínica.

Já para o paciente, traz a facilidade de ter o documento digital, podendo imprimir sempre que quiser. Então, além de não ter o risco de perder, fica mais fácil comprar o medicamento na farmácia, pois basta mostrar o arquivo online com a receita assinada pelo médico.

Falando ainda em comodidade, para pacientes que necessitam de receitas para medicamentos de uso contínuo, o pedido também fica facilitado, pois eles não precisam se deslocar até a clínica médica para ter o papel em mãos: podem receber em seus e-mails, via SMS ou pelo WhatsApp.

Agilidade na emissão do documento

Outra questão é que, como o processo é automatizado, você emite a receita de forma mais rápida, já que o software está integrado ao cadastro e prontuário dos pacientes. É, portanto, um recurso tecnológico que traz ganho de tempo em cada atendimento. 

Com isso, é possível realizar mais consultas no dia, o que vai impactar positivamente no seu faturamento. E o melhor é que você conta com todas as funcionalidades utilizando apenas um computador e acesso à Internet.

Segurança na prescrição de medicamentos

Com a prescrição médica digital, há mais segurança para o paciente. O sistema já emite o documento com as informações completas sobre dosagem, concentração e formas de uso, evitando que a pessoa fique com dúvidas ou se confunda na hora de tomar os medicamentos prescritos.

Aqui é preciso destacar ainda que a tecnologia também acaba com os problemas relacionados às letras ilegíveis, que dificultam, em muitos casos, a identificação do medicamento inclusive pelos farmacêuticos.

Proteção jurídica

Por último, é necessário salientar que a prescrição médica digital vem com a sua assinatura eletrônica. Desse modo, para acessar o sistema e emitir o documento, você precisa ter um certificado digital no padrão ICP-Brasil.

Esse é um aspecto que traz segurança para os pacientes e profissionais, visto que valida esse documento, além de evitar falsificações de receitas de medicamentos controlados. Assim, é um recurso que confere uma proteção jurídica ao médico.

Há ainda a segurança no armazenamento dessas informações, já que elas ficam na nuvem, podendo ser acessadas com facilidade, porém somente por profissionais autorizados.

Como emitir e validar a prescrição eletrônica de medicamentos?

Como você pode perceber, ter um sistema médico que permita a emissão de prontuário digital proporciona agilidade ao seu fluxo de trabalho e mais comodidade aos seus pacientes. Sendo assim, o uso da tecnologia vai ajudar a melhorar a imagem da sua clínica, além de atrair e fidelizar o público.

No entanto, como contar com esse recurso? Por meio da adoção de um software de gestão para clínicas médicas que inclua essa funcionalidade. 

Tecnologia Simdoctor

A Simdoctor é referência em sistemas de gestão de clínicas médicas e sua tecnologia está integrada à plataforma Memed, uma base de dados atualizada diariamente e que conta com mais de 120 mil medicamentos. 

Assim, com o nosso sistema online, em poucos cliques você emite o receituário, já que tem à disposição um banco de dados com milhares de medicamentos listados, cada um com seu princípio ativo e nome comercial. 

Então, se você busca um software completo para agilizar diversas tarefas do seu consultório — incluindo controle financeiro, agendamento online, emissão de notas fiscais, e-mail marketing — e que ainda tenha a prescrição de medicamentos digital, precisa conhecer os diferenciais do nosso sistema!

Com ele, você realiza os atendimentos e faz as receitas de forma automática e segura, pois, como dissemos, o documento tem sua assinatura eletrônica. Além disso, aproveita os diferentes módulos oferecidos para ganhar tempo em várias atividades do seu negócio.

A prescrição médica digital é uma tecnologia que veio para ficar e vai destacar a sua clínica da concorrência ao trazer mais agilidade para seus atendimentos. Para emitir e validar o documento de forma adequada, adote um software de gestão completo e fácil de usar, como o da Simdoctor.

Ficou interessado em ter um sistema para emitir o receituário digital de forma ágil e segura? Converse com nossa equipe e conheça o funcionamento dessa e de outras funcionalidades que a nossa solução oferece para sua clínica médica ou consultório!

Mais Recentes