Como aprimorar processos para melhorar a experiência do paciente?

Como aprimorar processos para melhorar a experiência do paciente?

Todo cliente gosta de ser bem tratado em qualquer lugar onde precise ir, seja uma repartição pública, lojas, restaurantes, cinema, hospitais etc. Essa realidade também se aplica em relação às clínicas. É preciso investir em vários aspectos para melhorar a experiência do paciente, proporcionando agilidade e satisfação e aumentando a possibilidade de seu retorno.

A experiência do paciente com a clínica, envolve muitos aspectos, desde o primeiro contato, que pode ser por telefone ou online, até o pós-atendimento. De um modo geral, ela é medida de acordo com a percepção do paciente a respeito de todos os processos que o envolvem com a clínica.

Neste artigo, daremos algumas dicas de como aprimorar os seus processos e assim conseguir uma satisfação maior dos clientes. Confira!

Tenha um bom sistema de gestão online

Um dos benefícios que a tecnologia pode trazer para a sua clínica é poder ter um sistema de gestão online. Ele pode ser útil para pacientes e também para a equipe de trabalho. Uma boa prática é usar uma ferramenta para o agendamento online. Ele é o primeiro contato que o paciente terá com a sua clínica, quanto mais opções e mais qualidade tiver, mais satisfeito o cliente ficará.

Otimize o fluxo de comunicação entre os colaboradores

Numa clínica movimentada e com muitos pacientes, a boa comunicação entre os colaboradores pode evitar erros e falhas da equipe. Uma maneira eficiente de melhorar o relacionamento é investir em uma ferramenta de comunicação interna. Usada de forma correta, a ferramenta ajuda a evitar que mais de uma pessoa faça o mesmo trabalho, ou que ninguém faça uma atividade necessária, proporcionando, assim, um atendimento mais eficaz.

Padronize processos

É uma maneira de melhorar a gestão da clínica. A padronização permite que todo funcionário saiba o que deve ser feito e evita que se perca o rumo ou que se cometam erros. Com todos agindo dentro de um mesmo padrão diminuirá a probabilidade de que erros aconteçam.

Para alcançar um padrão elevado, algumas atitudes devem ser tomadas. Investir em treinamentos para a equipe é um desses passos. Criar um bom roteiro de atendimento, deixando-o como uma ferramenta para guiar o atendimento, também é uma prática que ajuda a padronizar os serviços.

Melhore a experiência do paciente com pesquisas de satisfação

A melhor maneira de medir a experiência do paciente é perguntando diretamente para ele. As pesquisas de satisfação conseguem respostas diretas sobre como as coisas estão funcionando em uma clínica. Se muitas pesquisas apontarem para falhas na recepção, é porque, realmente, algo está errado naquele setor. Com as pesquisas, você consegue direcionar os esforços para as áreas específicas que os clientes detectaram como falhas.

As práticas citadas acima são elementos que trarão mais eficiência para o atendimento e contribuirão para a melhora da experiência do paciente. Ao perceber o padrão da clínica e a excelência nos processos mais variados de atendimento, o cliente valorizará esse esforço e se sentirá melhor ao precisar desse serviço.

Você quer mais dicas importantes para o sucesso de sua clínica? Então continue em nosso blog, leia agora mesmo o texto “Como atrair pacientes para a clínica? Descubra agora! ” e se torne especialista no assunto!

Dê-nos sua opinião