8 vantagens da automação de processos em clínicas e consultórios

A tecnologia está transformando a rotina de consultórios e clínicas médicas. Agora não é mais necessário investir em muitos materiais, pilhas de papéis e diversos profissionais. A automação de processos oferece agilidade, praticidade e economia, tanto para a instituição quanto para os pacientes.

8 vantagens da automação de processos em clínicas e consultórios

A tecnologia está transformando a rotina de consultórios e clínicas médicas. Agora não é mais necessário investir em muitos materiais, pilhas de papéis e diversos profissionais. A automação de processos oferece agilidade, praticidade e economia, tanto para a instituição quanto para os pacientes.

Entre os processos que podem ser automatizados, podemos citar a emissão de laudos e receitas médicas, o agendamento e o cancelamento de consultas e até o próprio atendimento médico. Afinal, com algumas ferramentas tecnológicas de comunicação e informação, é possível receber a orientação de especialistas mesmo em locais distantes.

Não é por acaso que a cada dia novos estabelecimentos estão aderindo ao software de gestão. Mas por que investir nesse tipo de tecnologia? Pois bem, para responder a essa pergunta, descubra 8 vantagens da automação de processos. Continue a leitura e veja os motivos para implantar no seu consultório ou clínica!

1. Aumenta a produtividade da equipe

Um dos primeiros benefícios a serem notados com a automação é a melhoria na produtividade dos colaboradores. Afinal, muitas tarefas que demoravam muito tempo para serem realizadas, passam a ocupar pouco espaço na rotina deles.

Por exemplo, antes de automatizar o agendamento de consultas era preciso ter alguém dedicado a atender ao telefone e conferir a agenda de cada um dos médicos. Com a automatização, basta que o próprio paciente escolha o horário de sua preferência, entre os que estão disponíveis no sistema.

Assim, é possível não apenas aumentar a produtividade, como também dar a oportunidade para que eles se dediquem a outras funções. É o caso, inclusive, dos gestores, que podem se dedicar mais ao planejamento estratégico e financeiro.

2. Agiliza processos do dia a dia

No exemplo anterior, você viu que um funcionário podia demorar muito tempo para conseguir marcar uma consulta em um horário que fosse conveniente para o paciente. Enquanto isso, outras pessoas ficavam esperando para serem atendidas, algo bem inconveniente.

Isso também pode acontecer com diversos outros processos. A verdade é que se perde muito tempo em um consultório ou uma clínica com tarefas simples, que poderiam ser feitas por um software, de maneira bem mais rápida.

3. Melhora a qualidade no atendimento

Outra vantagem da automação de processos é que ela melhora, significativamente, a qualidade no atendimento. E, como exemplificado acima, isso já seria justificado pela rapidez e a praticidade oferecidas desde a marcação de consultas.

No entanto, vai muito além. A automação ajuda a padronizar todos os processos, desde o agendamento e o envio de lembretes sobre as consultas, até a emissão de faturas e receitas. Tudo isso representa mais qualidade ao reduzir erros humanos que poderiam comprometer o atendimento.

4. Contribui para a gestão financeira

Facilitar a emissão de faturas e notas fiscais é uma vantagem para os pacientes, mas, principalmente, para o próprio negócio. Todas as operações financeiras podem ser feitas por meio de uma mesma plataforma, de maneira padronizada, diminuindo erros.

Com um sistema, é possível, ainda, ter um maior controle sobre todas as entradas e saídas da empresa. Assim, dá para ter uma melhor previsão sobre a capacidade de pagamento e antecipar alguns problemas.

Além disso, todas as informações financeiras ficam em um mesmo lugar. Dessa forma, o gestor pode planejar melhor as finanças do consultório ou da clínica e tomar decisões com base em dados mais confiáveis.

5. Facilita a mobilidade dos colaboradores

Com a automação de processos, uma mesma ferramenta pode ser acessada por várias pessoas ao mesmo tempo. Basta ter uma conexão com a internet e um computador ou dispositivo móvel, como laptop, smartphone ou tablet.

Dessa forma, além de ter maior controle sobre o trabalho dos colaboradores, você facilita a mobilidade deles. Dá para trabalhar de maneira remota, atendendo a pacientes externamente e levando o dispositivo para onde for necessário. Isso representa um ganho de tempo e produtividade significativo.

6. Possibilita maior segurança nos dados

Uma vez que todas as informações ficam salvas numa mesma plataforma, não é preciso se preocupar com dados perdidos de pacientes. Nem é necessário preenchê-los novamente a cada atendimento, basta fazer uma atualização do cadastro.

Tudo isso com a praticidade e a segurança que a nuvem oferece. Todos os arquivos, como os prontuários eletrônicos, ficam armazenados em rede, sem a necessidade de servidores físicos. Os dados são protegidos por antimalwares e antivírus constantemente.

Esse tipo de sistema também é mais seguro por possibilitar o controle de acesso pelos colaboradores. Cada um deles pode ter uma configuração de permissões própria e com o registro de todas as atividades realizadas por eles na plataforma.

7. Ajuda a reduzir custos

Só o fato de aumentar a produtividade dos colaboradores e otimizar os atendimentos seriam suficientes para justificar o investimento na automação de processos. Mas a vantagem com a redução de custos não para por aí.

Afinal, você já calculou o custo de pilhas de papéis, tintas e impressoras, arquivos físicos, pastas, entre tantos outros materiais usados na sua clínica? Sem contar os diferentes softwares e outras ferramentas utilizadas em cada setor.

Além disso, existe o custo humano de se fazer diversos processos manualmente. Com a automação, você pode ter uma equipe mais enxuta ou realocar os colaboradores para outras funções, economizando na folha de pagamento.

8. Retém e atrai novos pacientes

Uma clínica ou consultório mais eficiente, com processos mais rápidos e um atendimento de qualidade, certamente atrai mais pacientes. Tanto pela boca a boca quanto por um marketing bem-feito.

Mas, acima disso, a automação de processos é uma forma de reter os pacientes atuais, que ficam mais satisfeitos com o serviço oferecido pela sua instituição. E já é bastante difundido que é bem mais em conta e prático manter as pessoas do que atrair novas.

O fato é que não é por acaso que cada vez mais clínicas e consultórios estão adotando a automação de processos. As mudanças podem ser percebidas rapidamente, mesmo nos detalhes. Vale a pena conhecer e implementar no seu negócio!

Gostou de saber as vantagens da automação de processos? Quer saber como poderia implantar essas mudanças na sua clínica ou consultório? Então, faça o teste gratuito do SimDoctor e veja como funciona na prática!

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