Veja as vantagens do prontuário eletrônico para sua clínica!

agosto 15, 2018
prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico do paciente (PEP) é um grande avanço para a medicina, pois permite armazenar dados clínicos com maior segurança e agilidade. Informações como exames e histórico do paciente podem ser acessadas por vários profissionais, permitindo dar continuidade ao atendimento prestado.

O prontuário em papel possui diversas limitações, entre elas a dificuldade de armazenamento, dificuldade de organização, acesso restrito, falta de padronização, ilegibilidade, perda de informações e fragilidade. O PEP, além de não apresentar essas limitações, também oferece inúmeras vantagens para a gestão da sua clínica ou hospital, como melhorias no atendimento, organização das finanças e economia de recursos

O PEP já é realidade em grande parte das instituições de saúde. No entanto, muitas clínicas ainda não adotaram o sistema, muitas vezes por falta de conhecimento, preocupações com a implantação ou com o impacto dessa mudança tecnológica. Quer saber mais sobre o prontuário eletrônico e todas as vantagens que pode trazer para sua clínica? Continue lendo nosso artigo e descubra!

O PEP e sua importância

O PEP foi implantado no Brasil em 2002, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), no intuito de otimizar processos administrativos, padronizar os atendimentos e poupar recursos.

Esse sistema permite ao profissional da saúde incluir informações clínicas sobre o paciente, como consultas, exames e tratamentos prévios. Essas informações podem ser acessadas por médicos de outras especialidades, demais profissionais da saúde (como enfermeiros e fisioterapeutas) e por laboratórios.

Essa praticidade de acesso permite aos profissionais conhecer melhor seus pacientes e direcionar o tratamento adequado. O PEP já passou por inúmeros avanços, que permitiram que o software possa ser adaptado para a realidade de cada clínica, além de necessitar de pouco tempo de treinamento dos profissionais.

O sistema de certificação de registros eletrônicos no Brasil

Em 2002, quando o PEP começou a ser implantado no país, o CFM estabeleceu uma série de normas e regulamentos para seu funcionamento. Além disso o CFM e a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) estabeleceram uma parceria de cooperação técnico-científica no intuito de garantir a certificação e segurança do PEP.

Os sistemas de prontuários eletrônicos, além de seguros, devem garantir autenticidade e integridade das informações nele armazenadas. O certificado digital foi criado com o objetivo de garantir essas características.

O processo de Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde estabelece uma série de normas e regulamentos que são obrigatórios para que o PEP seja válido. Entre elas, o seguimento das orientações da Resolução CFM Nº 1638/2002, que define a estrutura do prontuário médico, presença de certificado digital padrão ICP-Brasil e sistemas de segurança eficazes.

Um marco importante foi a publicação da Resolução CFM Nº 1821/2007, que aprovou o uso dos sistemas informatizados para armazenamento e manuseio dos prontuários de pacientes, e autorizou a eliminação do uso de papel.

 As vantagens da utilização do prontuário eletrônico

O PEP tem sido uma das ferramentas mais utilizadas nos hospitais e clínicas devido à sua praticidade e inúmeros benefícios para o local, para os funcionários e para os pacientes.

Segurança de dados

Uma das vantagens do PEP é a segurança no armazenamento e acesso dos dados clínicos do paciente. Além disso, as prescrições eletrônicas evitam rasuras ou letras ilegíveis, que podem dificultar a leitura do paciente e prejudicar o tratamento.

Também permite recuperar as informações de forma mais eficaz. Por exemplo, se a clínica ou hospital for mudar de local, não é necessário carregar caixas de documentos. É possível salvar as informações online e acessá-las de diversos lugares a qualquer momento. Essa característica também é fundamental em casos de emergências, para verificar algum resultado de exame quando se encontra distante da unidade de saúde.

Integração das informações

Os profissionais poupam tempo, pois podem acessar com facilidade todas as informações do paciente no prontuário eletrônico do paciente-PEP. Podem analisar exames anteriores e consultas com outros profissionais. As informações na rede permitem o compartilhamento seguro, possibilitando diagnósticos conjuntos e melhor acompanhamento da evolução do paciente.

O sistema também contém modelos de receituários e atestados e proporciona, na parte de diagnóstico, o registro de todas as doenças cadastradas na Classificação InternacionaI das Doenças (CID). Essa ferramenta proporciona padronização e otimiza a busca por patologias.

Economia de espaço

Armazenar prontuários em papel, assim como exames e prescrições dos pacientes, pode ocupar muito espaço em seu consultório. Além disso, os prontuários devem ser armazenados por cerca de 20 anos. O PEP soluciona esse problema ao armazenar todas as informações do paciente na nuvem, com segurança e fácil acessibilidade.

Redução de custos

O prontuário eletrônico do paciente possibilita a redução de custos em virtude da economia de materiais, como papéis para prontuários e impressão de exames, além de pastas para armazenamento. Sendo assim, um programa sustentável que contribui para a proteção do meio ambiente. Além disso, evita a prescrição desnecessária de alguns medicamentos.

Segurança do paciente

Durante uma consulta, o médico pode acessar o histórico do paciente pelo PEP e verificar informações como doenças prévias, alergias, reações adversas a medicamentos e tratamentos realizados anteriormente. Todas essas informações são fundamentais para um bom atendimento e para direcionar a conduta em relação ao quadro clínico desse paciente.

Logo, além da maior agilidade no atendimento, também evitamos a prescrição de certos medicamentos que podem desencadear um processo alérgico naquele paciente ou que já foram utilizados e foram ineficazes.

Software adaptado à realidade da instituição

Em virtude da sua característica escalável, o prontuário eletrônico do paciente é elaborado de acordo com as demandas da clínica ou hospital que vai utilizá-lo. Um hospital de grande porte e uma clínica de pequeno ou médio porte tem diferentes necessidades que são levadas em consideração.

As funções serão as mesmas, porém adaptadas e personalizadas para cada instituição. Além disso, alguns sistemas possuem alguns recursos mais atualizados como, por exemplo, agendamento de consultas online e gestão financeira.

Cuidados durante a implantação

A implantação do PEP deve ser precedida por alguns cuidados para garantir seu funcionamento adequado e a adaptação da equipe. O software deve ser seguro, contendo a certificação da SBIS e do CFM. Além disso, deve ser adequado à estrutura da sua clínica, atendendo as necessidades diárias.

A implantação deve ser planejada, pois pode levar alguns meses, tendo suporte técnico de forma a evitar falhas que podem comprometer a instalação. Também é preciso oferecer à equipe treinamento adequado por especialistas que sejam referência no assunto. É fundamental possuir uma estrutura adequada, com computadores e acesso à internet que atendam aos requisitos mínimos para que o sistema funcione de maneira efetiva.

Os benefícios da instalação do prontuário eletrônico são inúmeros, tanto para a equipe de saúde quanto para o paciente. Além de facilitar a comunicação entre os profissionais, o PEP permite dar continuidade ao atendimento prestado ao indivíduo.

Com o acesso facilitado ao prontuário, o médico já tem todos os dados do paciente que precisa para conduzir a consulta, transmitindo conhecimento e confiança ao paciente.

Além disso, nas consultas de retorno o médico terá acesso ao atendimento anterior, possibilitando um acompanhamento eficiente. Esse fator é fundamental no intuito de satisfazer e fidelizar o paciente, pois ele receberá um atendimento personalizado, além de tratamento adequado e acolhimento.

E você, tem interesse em implantar o prontuário eletrônico no seu consultório? Saiba como escolher o melhor software para seu consultório.

Mais Recentes