Descubra quais as vantagens em usar um software para os profissionais de psicologia

Descubra quais as vantagens em usar um software para os profissionais de psicologia

O uso da tecnologia na área da saúde é muito mais abrangente que apenas equipamentos e aparelhagens de última geração. A modernização pode ser utilizada no dia a dia de qualquer empresa do segmento, desde os grandes centros hospitalares até mesmo em clínicas e consultórios.

Tanto os pacientes, quanto os profissionais são beneficiados pela implementação tecnológica. Ela contribui para o aperfeiçoamento na gestão e na comunicação entre ambos os agentes, além de melhorar a qualidade do serviço prestado.

Neste post abordaremos quais são as vantagens proporcionadas por um software para psicologia, além de elucidarmos alguns pontos a serem considerados no momento da escolha desse suporte tecnológico. Continue a leitura!

Quais são os benefícios de um software de gestão para a psicologia?

Os programas utilizados em consultórios devem conter ferramentas capazes de otimizar o tempo e elevar o desempenho nos serviços oferecidos. Portanto, as funcionalidades são vinculadas com diferentes aspectos, como prontuários, agenda, financeiro, dentre outros. Levantaremos a seguir alguns deles. Confira!

Agenda

O primeiro ponto abordado é a agenda daquele consultório. O uso de um software possibilita que as consultas sejam marcadas de maneira rápida, além de facilitar a mobilidade de horários em casos de remarcações.

Além disso, ela pode servir como um canal de comunicação mais prático, permitindo que os atendimentos sejam agendados de maneira online, enviando lembretes aos pacientes referente ao horário e data da consulta marcada.

Prontuário eletrônico

Ao substituir as folhas de papel previamente utilizadas, a ferramenta do prontuário eletrônico armazena os dados do paciente de maneira mais segura. Assim, é perceptível a primeira vantagem desse método.

Além disso, a funcionalidade otimiza o acesso às informações de todo o histórico clínico salvo, evitando que seja gasto muito tempo na busca por esses dados anteriores e unificando os relatórios de outros profissionais envolvidos no caso.

Armazenamento em nuvem

Ainda abordando o salvamento de dados, os softwares podem utilizar o sistema em nuvem, no qual as informações também ficam disponíveis fora do ambiente de trabalho. Dessa forma, o acesso a elas torna-se muito simples, pois pode ser realizado por meio de qualquer dispositivo compatível e autorizado.

Gestão financeira

O setor financeiro da instituição é outro departamento beneficiado pelo uso e robustez de um software. As ferramentas permitem o controle do fluxo de caixa, incluindo todos os valores de entrada e saída do local.

Mais importante que isso é a possibilidade de discriminar as despesas daquele estabelecimento. Por conseguinte, ao analisar o destino de cada investimento, o gestor fica ciente do que pode ser remanejado e mais bem empregado para outras necessidades.

Por fim, o software deve ser capaz de gerar relatórios acerca da situação econômica, a fim de documentar as informações e permitir um acompanhamento ao longo prazo da realidade financeira local.

Produtividade

Haja vista os benefícios abordados, é possível afirmar com segurança que os softwares são muito eficientes, pois eles contribuem para a excelência do serviço prestado. Apesar de terem sido informados alguns pontos-chaves, o desempenho deve ser analisado de forma global.

A confiabilidade assegurada por um sistema de gestão minimiza os erros humanos vinculados com manipulação de dados e informações do dia a dia. Além disso, proporciona menor gasto de tempo com determinadas funções, permitindo que os colaboradores dediquem atenção a outras tarefas e aumentem a produtividade.

Como realizar a escolha do software para psicologia?

Agora que você já sabe as vantagens do uso de um software de gestão, é preciso conhecer alguns fatores que influenciam na escolha de um sistema. Antes de tudo, ressaltamos que cada instituição tem suas particularidades e, por isso, é preciso analisar alguns pontos específicos. Veja quais são eles!

Custo

Embora a aquisição de um software não deve ser vista como um gasto, mas, sim, como um investimento, é necessário que o setor financeiro analise qual quantia é possível disponibilizar. Uma vez reservado o valor, a escolha deve considerar os serviços inclusos no pacote. Nesse momento, a gestão deve verificar o custo-benefício de cada produto.

Dificuldade do uso

Na avaliação de um software também é preciso observar se o layout e as funcionalidades são intuitivas para o usuário. Mesmo que seja bem programado nesse aspecto, é interessante que toda a equipe seja treinada para operar o sistema.

Suporte

Outro ponto importante é a manutenção que a empresa contratada oferece para possíveis eventualidades. Dessa forma, o cliente deve estar atento para as formas como o suporte é feito e para as soluções propostas pela companhia, além do tempo necessário para prestação desse serviço.

Personalização

No momento da programação de um sistema, os desenvolvedores buscam abranger funcionalidades que deixe o software útil para uma ampla gama de empresas de determinado segmento.

Porém, é vantajoso para o cliente a possibilidade de personalizar algumas ferramentas, a fim de adequar o serviço contratado para o mais próximo de sua realidade.

Armazenamento de dados

Como já abordamos nas vantagens do uso de um software, a forma de armazenamento dos dados é fundamental para o bom funcionamento. A princípio, a prioridade deve ser a segurança das informações inseridas, sejam elas dados e histórico de pacientes, agenda de consultas ou relatórios financeiros.

Uma vez garantida a segurança, a acessibilidade aos dados deve ser analisada. Uma forma de assegurar ambos os aspectos é utilizar o salvamento em nuvem. Ele permite o acesso remoto ao banco de dados e realiza backups instantâneos.

Interação com paciente

Por fim, é ideal que o software não ofereça comodidades diretas apenas para a empresa contratante. Os pacientes também devem ser vinculados às interações com a instituição, como recebimento de e-mails em datas comemorativas ou lembretes importantes. Essa comunicação estabelecida é bem-vista pelos clientes e contribui para fidelização deles.

Com essas informações procuramos abordar os principais benefícios proporcionados pelo uso de um software para psicologia. Reforçamos que os impactos são positivos e notados em diferentes aspectos da instituição. Entretanto, a escolha do utilitário é crucial para que o consultório desfrute dessas vantagens, uma vez que cada um apresenta suas particularidades.

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