PE html> Saiba como a teleconsulta agiliza o atendimento em saúde | SimDoctor

Teleconsulta: entenda as vantagens para médicos e pacientes

Teleconsulta: entenda as vantagens para médicos e pacientes

A pandemia da Covid-19 fez com que a prática da teleconsulta ganhasse força no país, ampliando a atuação dos médicos e permitindo que a população tivesse acesso a serviços de saúde sem sair de casa. 

Essa modalidade de telemedicina passou a ser regulamentada pelo Governo Federal com a Portaria 467/20 e com a Lei 13.989/20, possibilitando que a tecnologia agilizasse a rotina médica.

Quer entender as vantagens da teleconsulta para médicos e pacientes? Confira este artigo!

Atendimento facilitado

Com a teleconsulta médica, você faz a consulta por videoconferência, evitando que o seu paciente tenha que se deslocar até a clínica e fique na sala de espera, fazendo-o gastar muito tempo. 

Além disso, com esse recurso, é possível prescrever medicamentos ou fazer pedidos de exames com sua assinatura eletrônica, otimizando o tratamento. Outro aspecto é que você recebe os exames também de forma online, podendo agilizar o encaminhamento para a consulta presencial, se necessário.

Importante destacarmos que, para facilitar ainda mais a rotina médica com a teleconsulta, você pode utilizar um software para o agendamento online de consultas, o que vai organizar sua agenda e trazer mais comodidade para o seu paciente.

Melhora da experiência do paciente

Ao permitir que seu paciente possa receber um atendimento de qualidade sem sair de casa, você melhora a experiência dele, o que contribui para sua fidelização. Isso porque ele sabe que vai ter uma atenção humanizada na teleconsulta, podendo cuidar da saúde sem precisar se expor, evitando o contágio da Covid-19.

Além disso, é uma maneira de permitir que o público dê continuidade aos cuidados preventivos, especialmente no caso de pacientes crônicos. Assim, além de ganhos para a qualidade de vida, é uma forma de evitar complicações, já que o acompanhamento com o especialista está sendo realizado.

Outra questão é que o público percebe que o médico se importa com o paciente, pois busca meios eficazes de fazer a consulta, mesmo a distância. Tudo isso aumenta sua credibilidade profissional e melhora a imagem da sua clínica.

Acessibilidade à saúde

Uma vantagem da telemedicina é permitir o acesso aos serviços de saúde mesmo para a população que está mais distante de grandes cidades ou em locais em que não há médicos de determinadas especialidades.

Essa é uma situação muito comum no Brasil em que, muitas vezes, o deslocamento até uma clínica médica é complicado e, assim, os cuidados com a saúde acabam sendo negligenciados.

Outro caso são pessoas que apresentam alguma dificuldade de locomoção, o que cria um obstáculo para o atendimento presencial.

Por isso, a importância da teleconsulta, visto que não existem fronteiras ou dificuldades para o atendimento, permitindo que mais pessoas possam ser consultadas por especialistas, independentemente de onde moram.

Segurança das informações

Falamos até agora de toda a facilidade que a tecnologia na saúde proporciona para o seu trabalho e para os pacientes. Porém, é comum que muitos profissionais fiquem com receio acerca dos dados que precisam ser compartilhados na teleconsulta.

Em primeiro lugar, para a prática da telemedicina, é preciso seguir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o que garante a segurança e sigilo dos dados dos pacientes no ambiente digital.

Então, não há com o que se preocupar: os softwares médicos para essa finalidade armazenam as informações na nuvem, permitindo o acesso somente por profissionais de saúde autorizados, que precisam de login e senha.

Além disso, a assinatura de documentos, como prescrições de medicamentos e de atestados, é feita com a certificação digital: uma tecnologia segura, em que os dados são criptografados, garantindo sua autenticidade.

Com tudo isso, você não precisa utilizar documentos físicos, já que os arquivos são digitais. Então, além de garantir a segurança das informações do paciente, sua clínica contribui ainda para a sustentabilidade ambiental, diminuindo consideravelmente o uso do papel na rotina.

Flexibilidade no trabalho

Como se pode notar, a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço na rotina médica, otimizando todo o fluxo de trabalho e garantindo mais qualidade ao atendimento. Contudo, apesar dos diferentes benefícios da teleconsulta, a modalidade a distância não precisa ser a única forma de atender os pacientes.

É importante destacar que os recursos digitais permitem uma flexibilidade maior para você, podendo, se preferir, mesclar os atendimentos presenciais e remotos. Assim, a tecnologia traz mais uma opção para o médico atuar e crescer no mercado.

Diagnósticos mais precisos

Quando se fala em um atendimento de melhor qualidade com a telemedicina, estamos nos referindo também à possibilidade de o médico discutir um caso clínico com outros colegas, de diferentes especialidades.

E o melhor é que essa troca de conhecimento e experiência pode ocorrer entre médicos que estejam em outra cidade, estado ou país. Dessa forma, é possível realizar um diagnóstico mais preciso, o que só traz benefícios para o paciente, já que facilita a conduta a ser adotada no atendimento.

Diminuição de custos

Por último, é preciso destacar a vantagem da diminuição de custos que a teleconsulta proporciona para sua clínica ou consultório médico.

Em primeiro lugar, como não há a necessidade de recepcionar o público, sua equipe pode ser menor. Sem contar que tudo é feito digitalmente, então há redução das despesas com papel e não é preciso um local grande para o armazenamento de documentos físicos.

Outro fator é que a consulta a distância permite também atender um número maior de pessoas (inclusive de outras localidades), o que se reflete em uma agenda mais cheia e aumento dos ganhos.

Além disso, você reduz os atrasos e faltas, pois o paciente recebe lembretes sobre o apontamento quando você atende de forma remota, mas também utiliza um software médico de agendamento online.

Como você viu, há várias vantagens da teleconsulta, tanto para o médico como para o paciente. Para aproveitar o potencial dessa tecnologia, conte com um software médico completo, que integre as informações do paciente, permita fazer as prescrições e ainda emita notas fiscais do serviço.

Gostou de acompanhar este artigo? Então, já que estamos falando dos recursos digitais na saúde, descubra como usar a tecnologia a seu favor na relação médico-paciente!

Comments are closed.