Experiência do paciente: como reduzir o tempo de consulta médica?

julho 01, 2019

A experiência do paciente depende de muitos fatores, porém, o tempo de consulta médica é um dos mais importantes para garantir a satisfação. Seja na recepção, seja em qualquer outro processo, ninguém gosta de esperar por longos períodos.

A demora no atendimento é um dos principais determinantes da experiência do paciente e um dos principais geradores de insatisfação. Por isso, é importante procurar meios de otimizar esse tempo e oferecer o melhor atendimento possível, conseguindo, assim, um maior índice de fidelização dos pacientes.

Neste artigo, daremos algumas dicas para reduzir o tempo de consulta médica e sugestões de como monitorar esse indicador. Confira!

Dicas para diminuir o tempo de consulta médica

Existem algumas medidas que podem ser tomadas para diminuir o tempo de espera e melhorar a experiência do paciente. Confira algumas delas!

Utilize softwares que ajudem na gestão de tempo

A tecnologia é uma excelente aliada na luta por melhorar todos os processos de atendimento. Um software pode agilizar várias etapas do serviço, como a marcação de consultas, a emissão de receitas médicas e os cancelamentos. Ele pode ser útil para sugerir o melhor local, a hora e a data para atendimento, facilitando o processo de agendamento tanto para a clínica quanto para os pacientes.

Tenha uma agenda bem organizada

Um horário marcado de forma errada é suficiente para criar uma falha no atendimento e atrasar os demais. Por outro lado, uma agenda bem organizada aumenta a probabilidade de reduzir o tempo de espera e diminui a chance de erros, como a marcação de dois pacientes no mesmo horário.

Uma boa solução é usar agendas eletrônicas, que dão maior controle sobre as consultas e mais agilidade e facilitam o acesso aos dados. Também é importante conscientizar todos os colaboradores para que respeitem e cumpram os horários estabelecidos na agenda.

Adote um sistema de prontuário eletrônico

Novamente, a tecnologia sendo útil para reduzir o tempo de espera. Por que guardar todos os dados dos pacientes em papéis, se você pode usar um prontuário eletrônico que reúne todos os dados em um só local? Todas as informações ficam guardadas na nuvem, o que permite que sejam acessadas por qualquer dispositivo e por mais de uma pessoa simultaneamente, agilizando os processos.

Métricas que devem ser acompanhadas

Além de seguir as dicas dadas acima, é interessante estabelecer métricas de atendimento que devem ser acompanhadas por todos os colaboradores. Entre os índices que podem ser medidos, estão o tempo máximo de espera para a consulta, o tempo médio de atendimento e o tempo médio de resposta a um paciente. Esses números podem determinar quais processos podem ser otimizados para melhorar os resultados de atendimento.

Seguindo as dicas dadas neste texto, é grande a possibilidade de você conseguir diminuir o tempo de consulta médica para seus pacientes. Lembre-se de que esse é um dos principais fatores levados em conta por eles, e isso indica que, em caso de boa experiência, a chance de eles retornarem aumenta.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para ler mais um artigo e descobrir como aprimorar processos para melhorar a experiência do paciente.

Mais Recentes