Entenda porque você precisa de um software de consulta médica

março 07, 2019
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Embora seja dada pouca atenção a ele, existe um elemento de primordial importância em uma consulta médica: o agendamento. Na maioria das vezes, esse é o primeiro momento em que o paciente entra em contato com um serviço específico. Caso esse processo não seja uma experiência eficiente, portanto, o paciente pode ficar descontente antes mesmo do atendimento médico.

São várias as possibilidades de erro em um agendamento de consulta: caso ela seja realizada presencialmente, por exemplo, o horário comercial pode não ser acessível ao paciente; erros podem fazer com que haja sobreposição de horários; e, em alguns casos, a ausência de confirmação de presença leva a um aumento no número de cancelamentos.

Hoje em dia, já se tornou rotina o uso de um software de consulta médica na área da saúde. Em grandes convênios ou consultórios particulares, é possível automatizar esse processo e minimizar seus erros. Por se tratar de uma tecnologia intuitiva e eficaz, ela se tornou mandatória nos dias atuais. Está pronto para saber mais?

O que pode dar errado?

Como mencionamos, o agendamento clássico de consultas está susceptível a diversos erros. Um exercício simples para pensar nos seus impactos é se colocar no lugar do paciente: imagine que você queira marcar um atendimento em um consultório sem agendamento online. Isso pode ser feito por telefone ou presencialmente.

O agendamento manual está condicionado à disponibilidade da secretaria do consultório. Além disso, ele propicia a erros humanos, como marcar dois pacientes em um mesmo horário. No caso do agendamento presencial, é ainda pior: o paciente deve se deslocar até o consultório para solicitar a marcação de consulta. Isso diminui sua satisfação e propicia maiores cancelamentos e desistências.

Como um software de consulta médica pode ajudar?

Imagine essa mesma demanda, mas em um consultório que possibilita o agendamento online. Basta que você entre no site ou aplicativo específico, seja pelo computador ou smartphone. Você seleciona a localização do atendimento, o profissional e o horário desejados. Como o processo é digital e automatizado, não ocorrem erros no agendamento.

Alguns dias antes da consulta, você recebe um e-mail ou uma mensagem solicitando uma confirmação da consulta. Caso tenha havido algum imprevisto, você comunica o consultório com antecedência e impede maiores transtornos. Além disso, no próprio dia da consulta você recebe um lembrete recordando do atendimento: é menor a chance de se esquecer da consulta ou marcar outro compromisso para o mesmo horário.

Quais são seus benefícios?

Os tópicos anteriores ilustram a facilidade de um software de consulta médica para o paciente. Para o consultório, quais são os benefícios que ele propicia? Como o serviço é focado no paciente, melhorias a ele trarão consequências positivas ao profissional assistente. Confira a seguir os benefícios que podem ser atingidos com o uso da tecnologia.

Redução de faltas

Cancelamentos são sempre desagradáveis. Eles causam prejuízos financeiros e funcionais, podendo deixar lacunas disfuncionais na programação. O envio de lembretes aos pacientes diminui a chance de esquecimentos e reduz o número de faltas em consultas. A possibilidade de confirmação automática da marcação também auxilia nessa redução de cancelamentos.

Otimização do tempo

Um planejamento inadequado do tempo investido em cada consulta pode trazer efeitos indesejados: consultas mais complexas demandam mais tempo, necessitando de um cuidado especial no momento da marcação. Com o uso de um software de consulta médica, o tempo é adequado às prioridades médicas e do paciente; com isso, é possível otimizar o tempo dentro e fora do consultório.

Funcionamento em tempo integral

Diferentemente de uma secretaria no consultório, o software de consulta médica funciona a todo o tempo. Isso facilita os processos burocráticos para o paciente e também traz benefícios ao médico. É possível acessar a agenda atualizada em tempo real em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo. Além disso, essa versatilidade também torna mais fácil preencher os horários do consultório.

Maior organização da agenda

Em alguns contextos, é necessário ter um controle mais rigoroso da programação de um consultório. Em prol de uma gestão de tempo mais eficiente, pode-se investir períodos diferentes para cada tipo de consulta: admissões, por exemplo, tendem a ser mais demoradas do que retornos e consultas para entregas de exames.

Nesse sentido, o software de consulta médica dá uma maior versatilidade ao médico. Ele pode definir os períodos de tempo de cada consulta e emitir programações personalizadas de cada dia. Deste modo, é possível organizar melhor a agenda e impedir efeitos desagradáveis, como atrasos acumulados durante o dia.

Redução de erros

Erros no agendamento podem trazer dificuldades para o próprio atendimento: imagine, por exemplo, que você atenda dois pacientes com o mesmo nome. Caso os prontuários sejam trocados ou você revise informações divergentes, isso pode trazer prejuízos para o tratamento do paciente.

Com o agendamento online, as informações do paciente são buscadas em um software integrado e independente. Por isso, as informações individuais nunca serão trocadas e você pode acessar o prontuário diretamente de sua agenda. Isso facilita os processos dentro da clínica, automatiza processos e diminui a incidência de erros, trazendo uma melhor qualidade no atendimento.

Diferencial para atração de pacientes

Facilitar o agendamento de consultas é um dos fatores que podem impactar diretamente no número de pacientes. Na escolha entre dois profissionais com perfis semelhantes, essa característica pode ser determinante. Caso seus pacientes tenham maior dificuldade para marcar consultas com você, será maior a chance de eles… não marcarem.

Embora possa parecer um detalhe, o agendamento de consultas médicas é uma parte importante do atendimento. Por ele, o paciente frequentemente tem seu primeiro contato com o serviço. Nesse contexto, o uso de um software de consulta médica tem se tornado rotina na maioria dos consultórios. Ele auxilia não apenas o paciente, mas também é prático e versátil para o médico e funcionários.

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