Saiba porque é importante adotar o agendamento de consulta online!

Saiba porque é importante adotar o agendamento de consulta online!

Filas intermináveis, longas horas de espera e falta de organização já podem não ser mais uma realidade nos consultórios e clínicas. Com o auxílio da tecnologia, o agendamento de consulta online pode ser mais simples, rápido e organizado.

De fato, esse tipo de sistema tem se mostrado cada vez mais eficiente, otimizando a rotina dos médicos e outros profissionais que trabalham na área da saúde. É possível ganhar mais tempo e aproveitá-lo em novas oportunidades.

Para quem ainda não adota o agendamento online, pode parecer absurdo que uma única ferramenta seja capaz de tantas mudanças. No entanto, basta prestar atenção em quanto tempo os funcionários do consultório perdem marcando e remarcando consultas. Qualquer alteração nos seus compromissos já é capaz de comprometer sua agenda e, consequentemente, prejudicar a reputação da sua clínica.

Quer saber melhor como funciona o agendamento de consulta online? Continue a leitura do post e saiba mais sobre essa ferramenta que pode fazer muito pelo dia a dia da sua clínica!

Como funciona o agendamento de consulta online?

Antes de explicar como funciona o agendamento online, é bom lembrarmos como geralmente se marca uma consulta até então. A verdade é que o telefone ainda é uma forma muito usada pelos pacientes, mesmo que a clínica ofereça outras opções.

Mas esse tipo de atendimento pode ser demorado e ineficiente. Se tiver que esperar na linha ou ter que ser transferido, o paciente já pode ficar insatisfeito e não retornar para realizar novas consultas. Sem contar que esse processo costuma ter um custo muito alto para a clínica.

O agendamento de consulta online é uma forma de resolver de vez esse problema. Ele consiste em um sistema digital e integrado, em que o próprio paciente agenda a consulta de acordo com os horários e os profissionais disponíveis.

O sistema é atualizado automaticamente. Ou seja, logo que um paciente confirma um horário, ele se torna indisponível para os outros. Da mesma forma, quando ocorre um cancelamento, o horário fica disponível novamente. Tudo de maneira rápida, prática e segura.

O que considerar ao escolher um sistema de agendamento?

Felizmente, já existem no mercado diversos sistemas para agendamento de consulta online, os quais oferecem diferentes aplicações. Por isso, é fundamental saber escolher a ferramenta mais adequada e completa para a gestão da rotina do seu consultório. A seguir, listamos alguns detalhes que não podem faltar. Acompanhe.

Integração com outras ferramentas

É possível contar com um sistema completo, em que são integrados a gestão administrativa, financeira e todos os recursos físicos e humanos da sua clínica. Isso oferece um controle mais adequado das diferentes atividades da sua rotina.

Facilidade de uso e atualização

Ora, é claro que um bom sistema precisa ser facilmente navegável, de modo que mesmo quem não tenha tanta intimidade com o meio digital possa usá-lo. Assim sendo, as atualizações devem ser automáticas e não podem atrapalhar o funcionamento da ferramenta.

Confirmação automática de consultas

Também é melhor optar por uma ferramenta que possa lembrar os pacientes automaticamente sobre o horário de consultas. Isso ajuda a reduzir faltas, além de aumentar a satisfação deles com o atendimento da sua clínica.

Funcionamento em tempo integral

Para dar mais conforto e comodidade aos pacientes, o agendamento de consulta online deve funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana. O sistema precisa atender às necessidades de diferentes perfis de pessoas.

Segurança e privacidade total

É fundamental considerar uma ferramenta que seja protegida com os melhores dispositivos de segurança de dados em rede, e com armazenamento em nuvem para a garantia da privacidade das informações dos pacientes.

Comunicação com redes sociais

Prefira um sistema que permita o compartilhamento e recomendações nas redes sociais diretamente, de acordo com a preferência e utilização do seu público-alvo.

Quais as vantagens de se adotar esse tipo de ferramenta?

É provável que, pelas próprias características descritas acima, você já tenha percebido porque é importante contar com um sistema de agendamento de consulta online. Ainda assim, queremos destacar as principais vantagens de se contar com esse tipo de serviço. Veja!

Otimização do tempo

Quando um atendente responde a uma chamada por telefone, ele precisa fazer o preenchimento dos dados do paciente, conferindo a disponibilidade de cada médico e tentando encaixar o melhor horário. Ou seja, tanto o funcionário da sua clínica quanto o paciente pode perder muito tempo.

Com o sistema, o próprio paciente pode preencher suas informações rapidamente, acessando seu cadastro de maneira simplificada em novas consultas. Em seguida, basta ver quais são os horários disponíveis e escolher o melhor para ele.

Flexibilidade para o paciente

A maioria das clínicas têm um horário de funcionamento similar ao do trabalho do paciente. Ou seja, pelo telefone, ele precisa passar por esse processo demorado de marcação na hora do expediente, o que é bem inconveniente. Já com o sistema, ele pode marcar a consulta quando e onde for mais cômodo.

Melhor controle sobre as consultas

Sabe aquelas agendas de papel ou planilhas de computador desorganizadas ou desatualizadas? Pois é, com um sistema online você pode acompanhar a sua agenda em tempo real. Isso representa uma otimização na sua rotina, com um maior controle sobre todos os seus compromissos.

Maior segurança dos dados

Com o armazenamento de todas as informações dos pacientes em nuvem, você não precisa se preocupar com possíveis perdas de hardwares usados para o armazenamento ou problemas com servidor. Além disso, os dados ficam protegidos com os melhores antivírus e antimalwares.

Menos faltas e cancelamentos

Se o próprio paciente marca ou remarca as consultas com facilidade, isso ajuda a reduzir bastante as faltas e os cancelamentos em cima da hora, que prejudicam a rotina dos atendimentos. Ao serem avisados automaticamente sobre os horários, os pacientes também se esquecem menos e podem se programar melhor.

Redução de custos

Enfim, se não são necessários diversos equipamentos, pilhas de pastas e papéis e diversos atendentes para marcar as consultas, é possível economizar muito em todo esse processo. As próprias ferramentas online, no geral, têm um custo bem acessível e que valem muito a pena se comparado aos benefícios adquiridos.

De qualquer forma, mesmo com todas essas vantagens, é essencial pesquisar bastante antes de adotar uma ferramenta de agendamento de consulta online. É preciso contar com o parceiro certo, que pode oferecer o melhor serviço e atender a todas as suas necessidades.

O que achou de saber sobre a importância agendamento de consulta online? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este? Então, siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter e não perca nenhuma postagem!

Dê-nos sua opinião