7 Dicas para ter uma Clínica de Sucesso

setembro 20, 2019
clínica de sucesso

Não seria mentira dizer que é o sonho da maioria dos médicos formados ter a sua própria clínica. Ao se estabelecer academicamente, já estando graduado e especializado, chegou o momento do indivíduo se aventurar no mercado e ter sucesso em sua própria clínica. Por isso confira as 7 dicas que a SimDoctor preparou pra você.

1. Estude sobre gestão

Como já dito, é primordial que o médico se inteire sobre os principais conceitos de gestão. Assim como em toda sua jornada, é hora de estudar. Não apenas estudar, mas procurar se atualizar e identificar aquilo que se enquadra e pode ser aplicado em sua realidade. Ter noções mínimas de gestão é o primeiro passo para criação de uma clínica.

 

 

2. Contrate mão de obra qualificada

Embora seja fundamental a capacitação do médico para se tornar um empreendedor, ele não deve ser um especialista em cada setor da clínica. Para isso, é necessária a contratação de profissionais qualificados e aptos para colocarem em prática aquele conhecimento que dominam. Além disso, é interessante que sejam oferecidos treinamentos periódicos justamente para aprimorar cada vez mais a qualidade dos serviços.

 

 

3. Esteja dentro das normas legislativas

Para que seja viável o pleno funcionamento do estabelecimento, é indispensável que ele esteja de acordo com as normas estabelecidas pelas instituições vinculadas, principalmente a Vigilância Sanitária. É importante contar com a colaboração de advogados na equipe a fim de documentar corretamente todos os processos que dão aval ao funcionamento da clínica.

 

 

4. Estipule métricas de resultados

Uma vez definidas as equipes e estando alinhado com a legislação, chegou o momento de planejar o futuro. Para isso, é necessário determinar metas a serem cumpridas e resultados a serem obtidos, bem como estratégias que viabilizem a concretização dos mesmos. A partir disso, é possível colocar em prática e executar seguindo os parâmetros estabelecidos no planejamento estratégico.

 

 

5. Faça o controle do estoque

Como já dito, ao investir em uma clínica o médico passa a se envolver com diferentes setores, sendo um deles o estoque de materiais. Para isso, é necessário monitorar o status de cada produto, identificando a necessidade imediata ou não de solicitar por novas remessas. Além disso, o controle de estoque exige um relacionamento próximo com os fornecedores, a fim de melhorar a parceria e garantir os melhores preços.

 

 

6. Monitore o fluxo financeiro

Uma vez realizado o controle de estoque, é preciso, ainda, monitorar o fluxo financeiro do local. Isso vai incluir a saída de dinheiro com os pagamentos pelos serviços, bem como a entrada de um montante proveniente das consultas e procedimento. Acompanhar esse fluxo é indispensável para conhecimento da saúde financeira do local, evitando possíveis surpresas desagradáveis e que podem levar à falência.

 

 

7. Faça uma análise dos resultados

Diante do passo a passo indicado acima para uma clínica de sucesso, um dos mais importantes vamos mencionar agora: a análise de resultados.

 

 

A busca pelo sucesso requer o reconhecimento de acertos e, principalmente, dos erros. Só é possível evoluir algum aspecto a partir do momento que é detectada a necessidade de evolução. Portanto, mantenha atenção aos relatórios gerados, eles são contribuintes cruciais para o desenvolvimento do local.

 

 

O software de gestão como grande aliado

Agora que você conhece as boas práticas para uma clínica de sucesso, vamos te contar sobre um aliado indispensável no processo: o software de gestão.

Um sistema voltado para a gestão de clínicas e consultórios consegue concentrar em si mesmo as principais tarefas operacionais, automatizando os processos e liberando os colaboradores para focar em questões estratégicas, as quais requerem, de fato, o raciocínio humano.

Além disso, o software disponibiliza recursos que viabilizam grande partes das dicas abordadas anteriormente, como:

  • agendamento de serviços online;
  • prontuário eletrônico para consultas;
  • controle do estoque de produtos;
  • monitoramento da entrada e saída de valores;
  • geração de relatórios com resultados alcançados.

​As vantagens para os gestores são evidentes, mas, a partir do momento que a clínica oferece um bom serviço, a experiência do paciente também é beneficiada. Dessa forma, um software de gestão consegue contemplar com todas as partes envolvidas e levar melhorias para todos os setores.

Não se esqueça que para ter uma clínica de sucesso é fundamental colaboradores capacitados e recursos que forneçam ferramentas para otimização dos processos diários. Gostou das dicas apresentadas? Agora é hora de colocá-las em prática, focando nas necessidades e particularidades do seu negócio. Busque estar em constante atualização sobre questões associadas à gestão de um local que presta serviços em saúde, se alinhando com as normatizações e oferecendo um serviço que melhora a experiência do paciente como um todo.

 

Agora, que tal conhecer a SimDoctor? Entre em nosso site ou conheça a nossa company page do Linkedin agora mesmo e saiba mais sobre um software indispensável para aqueles que desejam aprimorar o desempenho do seu investimento!

Mais Recentes