Pagamento online em clínica médica: ofereça segurança e conforto para seus pacientes

março 16, 2021
pagamento online

Um dos desafios que os médicos enfrentam diz respeito à gestão financeira da clínica ou consultório. Ter um controle dos recebimentos dos pacientes não é tarefa simples, mas adotar o pagamento online pode facilitar esse processo.

Com isso, há mais segurança para receber pelas consultas e outros procedimentos, além de ser uma maneira de reduzir a inadimplência.

Quer entender melhor por que adotar o pagamento online na sua clínica? Continue a leitura, descubra os benefícios de oferecer esse recurso para os pacientes e como implementar a tecnologia!

Por que utilizar o pagamento online em clínica médica?

O pagamento online é uma realidade para diversos tipos de serviço, inclusive na saúde. É uma forma de não depender do recebimento via dinheiro, cheque ou ainda presencial por cartão (exigindo custear a máquina para as operações de débito e crédito).

Tudo funciona de um jeito muito simples: você ou o funcionário da sua clínica envia o link para o paciente pelo e-mail ou WhatsApp e ele realiza o pagamento direto do smartphone ou computador. 

Assim, não é necessário fazer a cobrança antes ou logo após a realização de uma consulta, uma situação que pode ser desconfortável.

Em resumo, esse recurso traz bastante agilidade para você e comodidade para o seu paciente, que não precisa se deslocar até o consultório ou anotar dados bancários de transferência para pagar pelo atendimento.

Quais os benefícios de adotar o pagamento online?

A seguir, você vai acompanhar as diferentes vantagens de implementar o pagamento online para o seu consultório ou clínica!

Facilita o recebimento

A questão aqui é que oferecer esse recurso traz agilidade para você e para o seu paciente. Sua rotina é agitada, porém, fazer a cobrança pela consulta ou outro procedimento faz parte do processo.

Então, com o pagamento online, basta enviar um link para que seu paciente possa realizar o pagamento quando chegar em casa ou de qualquer outro local, ou seja, com mais tranquilidade.

Essa é, portanto, uma forma de poder dedicar mais tempo nos atendimentos para as queixas e dúvidas do paciente, trazendo mais humanização na consulta, já que não há a necessidade de direcionar a atenção para processos que são mais burocráticos.

Otimiza a teleconsulta

Temos que falar também de como o pagamento online é a solução ideal para a telemedicina. Já que todo o atendimento é feito remotamente, é importante oferecer um meio seguro de ter o recebimento também a distância, certo?

Em tempos de pandemia, você pode oferecer um atendimento completo na teleconsulta, o que inclui utilizar a tecnologia também na hora do pagamento.

Vale acrescentar que, mesmo para as consultas presenciais, a possibilidade de enviar um link para o pagamento reduz o contato da sua equipe com o público, uma forma de evitar o contágio da Covid-19.

Reduz a inadimplência

O foco do seu trabalho é a saúde, contudo um fator que pode trazer dor de cabeça nas clínicas médicas e consultórios é, justamente, a inadimplência. Além de todo o aborrecimento que essa situação traz para a relação médico paciente, é um fator que desestabiliza suas finanças.

Dessa forma, quando você oferece um recurso prático de pagamento, as chances de não receber são menores. Isso porque as pessoas estão habituadas com o ambiente digital para pagar por outros serviços.

Sem contar que, como o paciente recebe o link em seu celular, você evita esquecimentos como motivo para o não pagamento. Deixa ainda de ter problemas com a compensação de cheques.

Garante a segurança no processo

Seu paciente pode ficar sossegado quanto à segurança do pagamento online na sua clínica, pois a intenção é oferecer praticidade. Por isso, nenhum dado de cartão utilizado para pagar o serviço fica armazenado no sistema.

Aprimora a gestão financeira da sua clínica

Uma vantagem importante de ter o recebimento facilitado com a opção online é que você tem um controle financeiro mais preciso, pois reúne as receitas em um único sistema. Com isso, pode acompanhar melhor seu fluxo de caixa e ter uma visão completa das finanças da sua clínica.

Como ter essa funcionalidade na sua clínica ou consultório?

Depois de listarmos os principais benefícios de ter o pagamento online na sua clínica ou consultório, vamos explicar como implementar esse recurso. 

Todo o processo é bastante simples, pois você passa a contar com essa funcionalidade ao adotar um software de gestão médica, como o da SimDoctor. Com o nosso sistema, seu paciente recebe o link e faz o pagamento pelo PagSeguro, recurso integrado à nossa solução.

O sistema vai gerar a cobrança no valor que você precisa e permite que os pacientes realizem o pagamento online, 24 horas por dia, todos os dias da semana, e de qualquer lugar.

Opção de pagamento no agendamento

O sistema da SimDoctor tem ainda mais uma vantagem: você pode oferecer a opção de a pessoa fazer o pagamento assim que ela faz o agendamento online da consulta.

Emissão da nota fiscal

Para completar, é importante destacarmos a necessidade de emitir a nota fiscal do serviço ao seu paciente. 

Com a SimDoctor, você também tem essa funcionalidade, podendo enviar o documento automaticamente para o e-mail ou WhatsApp da pessoa, cumprindo o que exige a Receita Federal e prefeitura.

Módulo financeiro

Por fim, o nosso sistema oferece ainda o módulo financeiro, ajudando no seu controle de despesas e receitas, o que vai permitir uma gestão mais eficiente e crescimento do seu negócio.

Aproveite todas as vantagens da tecnologia em seu consultório ou clínica, inclusive na hora de receber pelos seus serviços: adote o pagamento online para trazer agilidade nesse processo e oferecer uma melhor experiência ao seu paciente. Para ter segurança nesse recurso, implemente um sistema de gestão completo, como o da SimDoctor, e usufrua de ainda mais vantagens e tecnologias!

Ficou interessado em adequar seu negócio com as principais inovações de gestão para a saúde? Entre em contato com a nossa equipe e descubra como é simples a instalação do nosso sistema. Se preferir, pode fazer um teste grátis por 15 dias para ver, na prática, os diferenciais da nossa solução!

Mais Recentes