Atendimento humanizado: o que profissionais da saúde devem saber?

Atendimento humanizado: o que profissionais da saúde devem saber?

A preocupação com o atendimento humanizado tem sido cada vez mais comum na área da saúde e gestão hospitalar, não é mesmo? Ainda mais por conta da humanização representar um compromisso organizacional para o aperfeiçoamento constante dos serviços médicos.

Desse modo, o atendimento humanizado se refere ao valor particular do que significa ser humano e, além disso, ajuda a encontrar maneiras de agir com base nesse pensamento.

Considerando que a tecnologia está avançando cada vez mais, é fundamental que seja utilizada de maneira sensata, já que esse recurso pode facilmente distanciar médicos de pacientes. Portanto, é importante carregar um senso de empatia para que você seja capaz de acolher e se interessar pelos aspectos emocionais de cada pessoa, para criar uma relação mais próxima.

Vale lembrar que a humanização deve começar desde o momento em que o paciente entra na clínica. Ou seja, é um cuidado desempenhado não só pelos médicos, mas por todos os funcionários, como recepcionistas, porteiros e faxineiros.

Neste artigo, apresentaremos a importância do atendimento humanizado nos setores da saúde, além de algumas dicas para você aplicar essa cultura em sua clínica. Boa leitura!

Importância do atendimento humanizado

O atendimento humanizado é uma forma de alcançar eficiência. Quando existe uma comunicação mais direta entre médicos e pacientes, é mais simples estabelecer vínculos.

É bom levar em conta que algumas pessoas recorrem às clínicas de saúde não apenas para resolver seus problemas físicos ou psicológicos, mas para encontrar um conforto pessoal. Com isso, a cultura de humanização gera melhores resultados.

Portanto, quando uma instituição está concentrada nas reais necessidades do paciente, está colaborando para o processo de recuperação. Dado que em um ambiente acolhedor, as pessoas tendem a manter a mente fortalecida e mais positiva, não é verdade? Afinal, a experiência do paciente não se resume apenas ao atendimento médico.

Como aplicar a humanização em sua clínica

Ainda que você escolha investir fortemente na divulgação da sua clínica, é importante saber que o bom atendimento é essencial. Lembre-se: sua instituição lida com pessoas nos momentos mais frágeis de suas vidas. Por isso o atendimento humanizado é o elemento-chave para o seu sucesso.

Levando em conta que essa estratégia envolve todo o processo de atendimento, é necessário que os pacientes sejam vistos como uma pessoa com sentimentos e emoções, merecendo ser bem tratada em todas as etapas. Confira algumas formas de implementar esse conceito em sua clínica!

Tenha uma equipe capacitada

Antes de qualquer prática de humanização em sua clínica, é fundamental estabelecer a harmonia entre todos os funcionários e acompanhar o progresso dos membros. Sem dúvida um ambiente no qual os profissionais estão cientes da sua função, torna-se um local agradável para se trabalhar, refletindo na relação de cada um com os pacientes.

Isso exige treinamento, fazendo com que toda a equipe da clínica reconheça um paciente como pessoa, indo além do prontuário para fornecer mais segurança e adquirir sua confiança. O exercício da escuta ativa é essencial nos treinamentos. Assim, é possível ouvir e fazer com que a pessoa não se sinta sozinha em determinadas situações.

Automatize os processos

A aplicação de tecnologia na rotina de sua clínica também pode auxiliar no processo de humanização. Por exemplo, a utilização do prontuário eletrônico armazena inúmeros dados sobre o paciente durante uma consulta. Dessa forma, viabiliza o atendimento personalizado e especializado, gerando diagnósticos mais precisos.

Acima de tudo, a automatização está diretamente ligada à produtividade dos seus funcionários, uma vez que a tecnologia realiza os procedimentos que anteriormente eram manuais. Isso amplia o seu tempo de dedicação a um atendimento eficiente e especializado, além de não correr o risco de perder detalhes do histórico do seu paciente.

Ofereça um ambiente agradável

Uma decoração acolhedora é excelente, tanto para a equipe interna, como para os pacientes. Crie um ambiente com cores mais vivas combinadas com tons neutros. Trabalhar com as tonalidades pode estabelecer conforto visual e emocional para quem está buscando por um tratamento médico.

Além de acomodações satisfatórias, é indicado manter o espaço organizado, oferecer água ou café à vontade e elaborar distrações, como Wi-Fi, revistas e TV com uma programação leve para minimizar a angústia de estar em uma clínica.

Torne a comunicação mais acessível

É bem incômodo para algumas pessoas entrar em um consultório e não compreender o que um médico está dizendo sobre a sua própria saúde. Ou utilizar termos médicos sem explicação prévia para conversar com recepcionistas e outros funcionários. Você não acha?

Por essa razão, é extremamente importante desenvolver uma boa comunicação, tanto no relacionamento do gestor com sua equipe, como em relação à comunicação com o paciente. Desse modo, quando todos têm a capacidade de se comunicar de maneira objetiva, os procedimentos ficam mais práticos.

Além disso, parte do processo de confiança está atrelado à segurança que o paciente sente com relação ao seu médico diante do diagnóstico ou tratamento. Nesse caso, uma comunicação compreensível faz a diferença na hora em que o profissional mostrar seu nível de conhecimento, mas, ainda assim, esclarecer de maneira clara o diagnóstico.

Vale destacar que a boa comunicação estabelece mais empatia. Afinal, quando o médico demonstra seus valores, ele traz sensação de tranquilidade. Por isso, é importante que esse exercício seja feito constantemente para que a conversa seja espontânea com pacientes e funcionários.

Os benefícios que a humanização do atendimento em sua clínica traz são inúmeros, como a melhora no ambiente de trabalho, agilidade dos processos internos e fidelização dos clientes.

Assim, ter um pensamento mais humanizado aumenta a vantagem competitiva da sua instituição, fazendo com que os pacientes bem atendidos tenham mais apreço pelos profissionais da sua equipe, criando excelentes vínculos e recomendando seus serviços para outras pessoas.

Por isso, investir em publicidade é importante, mas nunca descarte a opinião das pessoas que passam pelo seu consultório. Elas são as melhores formas de divulgação do trabalho da sua clínica. Então, acostume-se a ouvi-las, você vai se surpreender com os resultados.

O que achou dessas dicas? Já aplicou a cultura de atendimento humanizado em sua clínica? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outros colegas a aprimorarem suas forma de ver o paciente!

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