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Como organizar a sala de espera do consultório? Confira 9 dicas!

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Cuidar da sala de espera do consultório é pensar na primeira impressão que seu paciente terá dos seus serviços. 

Podemos dizer que é um cartão de visitas, então precisa estar organizada, ser agradável, confortável, segura e também funcional.

Desse modo, o público pode aguardar com comodidade e ainda perceber que você segue todos os protocolos exigidos com a pandemia da Covid-19, por exemplo. 

No entanto, não é só com os móveis ou com o álcool em gel que você deve se preocupar — usar a tecnologia para clínicas médicas também vai fazer a diferença para que as pessoas tenham uma boa experiência.

Quer descobrir como organizar a sua sala de espera da melhor maneira? Acompanhe as dicas que reunimos a seguir!

1. Invista na decoração na sala de espera do consultório

O primeiro ponto é oferecer um ambiente agradável, por isso, prefira paredes e pisos claros ou de cores neutras, que se relacionem à identidade visual da clínica

A ideia é transmitir uma sensação de tranquilidade e conforto para as pessoas, já que muitas estarão fragilizadas ou ansiosas pelo atendimento médico.

Para dar um toque diferenciado, deixe as cores mais vibrantes para quadros ou objetos decorativos.

Aqui vale considerar a especialidade médica atendida. 

Por exemplo: no caso da pediatria, a opção por deixar o ambiente colorido e lúdico é mais interessante. 

2. Planeje a disposição dos móveis

Escolha móveis, como sofás, poltronas ou cadeiras, que sejam confortáveis e com cores que combinem com a decoração do ambiente. 

Além disso, arrume a mobília de modo a deixar um espaço adequado para a circulação do público no seu espaço.

3. Demarque os assentos em que as pessoas não podem sentar

Em tempos de pandemia da Covid-19, não é apenas adecoraçãoe disposição dos móveis que importa: é preciso pensar na segurança de pacientes e acompanhantes. Dessa maneira, além de exigir o uso de máscaras, é importante evitar que as pessoas fiquem muito próximas na sala de espera.

Então, é preciso deixar um espaço entre os assentos, demarcando os que podem ou não ser utilizados. Você pode deixar um aviso fixado em papel mesmo.

Além desse cuidado, peça para os pacientes desmarcarem o atendimento caso estejam com algum sintoma gripal. 

Oriente ainda para que cheguem próximo ao horário de atendimento para que não haja aglomeração na sala de espera.

4. Espalhe totens de álcool em gel

Mais uma medida de segurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus é espalhar totens com álcool em gel na entrada do consultório e em diferentes pontos da sala de espera.

A dica é instalar dispositivos que possam ser acionados com o pé, evitando o contato da mão com o dispenser do produto

Tenha o cuidado de saber se os totens estão sempre abastecidos e funcionando normalmente.

5. Sinalize o ambiente

É interessante também manter a sala de espera do consultório bem sinalizada, indicando a entrada, saída, direção de sanitários, salas de consulta, exames e outras. 

Dessa maneira, as pessoas não se sentem perdidas nem precisam ficar perguntando a sua equipe como se deslocar no espaço.

6. Coloque distrações na sala de espera do consultório

Além de oferecer conforto na recepção da clínica, é necessário planejar formas de as pessoas se distraírem enquanto esperam. 

Você pode colocar uma televisão para transmitir um documentário, espetáculo ou outro programa, música ambiente ou ainda disponibilizar livros e revistas, porém com a preocupação em oferecer edições em bom estado.

Além disso, tenha em mente que boa parte dos pacientes trazem a distração no próprio bolso, ou seja, esperam pela consulta utilizando o smartphone. 

Com isso, podem usar aplicativos e checar as redes sociais nesse tempo até serem chamados.

Por isso, disponibilize a rede wi-fi

A dica é colocar a senha em local visível na parede para que sua equipe não seja interrompida para ter que passar essa informação.

7. Ofereça café e água

As distrações serão um diferencial na sua sala de espera, mas é preciso pensar em outros itens para propiciar bem-estar para pacientes e acompanhantes. 

Então, que tal um cantinho com água, café ou chá?

É um cuidado a mais que somará pontos a uma boa experiência dos pacientes enquanto aguardam o atendimento no consultório.

8. Capriche na limpeza e higienização do local

Quando se fala em um estabelecimento no setor da saúde, é essencial primar pela limpeza do ambiente, certo? 

Devido à pandemia da Covid-19, as medidas de higienização devem ser ainda mais reforçadas, especialmente em balcões de atendimento, maçanetas e nos assentos na sala de espera do seu consultório.

9. Use a tecnologia para evitar aglomerações

Você sabia que a tecnologia é a grande aliada para organizar a sua sala de espera? 

Isso mesmo! 

Os sistemas para clínica médica dispõem de diferentes funcionalidades, como:

  • agendamento online das consultas, permitindo que a sua equipe não tenha que fazer os apontamentos, podendo dar uma atenção diferenciada aos pacientes na recepção do consultório;
  • lembrete automático de consulta por e-mail, fazendo com que as pessoas agendadas não errem os horários de atendimento, evitando aglomeração na sala de espera do consultório;
  • prontuário eletrônico do paciente, agilizando o atendimento ereduzindo atrasos, que podem deixar muitas pessoas aguardando; 
  • arquivos digitais, que ficam salvos na nuvem, trazendo segurança das informações e redução do uso de papel. Além disso, você não precisa de armários na sala de espera para guardar esses documentos, podendo dispor de mais assentos para o conforto do público.

Para ter esses e outros serviços digitais, você pode contar com a tecnologia do software da SimDoctor: com o nosso sistema, você transforma toda a rotina da sua clínica, otimizando diferentes processos. 

Com isso, melhora toda a jornada do paciente, destacando-se da concorrência.

Como você viu, é necessário ter atenção a diferentes detalhes na hora de organizar a sala de espera do consultório. 

O espaço deve ser agradável e confortável, sem contar a necessidade de oferecer segurança e higiene para evitar o contágio da Covid-19 e outras doenças.

Por fim, ter o suporte de tecnologias, como o sistema da SimDoctor, também é uma forma eficaz de oferecer a melhor experiência para as pessoas e ter uma clínica ainda mais organizada.

Quer conhecer todos os diferenciais da nossa tecnologia para clínicas médicas?


Entre em contato com a nossa equipee receba todos os esclarecimentos!

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