Software para clínica médica: por que os profissionais estão investindo nisso?

junho 17, 2021
doutor no tablet

A transformação digital é uma realidade em diversos setores da sociedade, automatizando uma série de processos. Para sua rotina de trabalho não é diferente, sendo, portanto, fundamental a implementação de um software para clínica médica.

Atualmente, existem sistemas completos e multifuncionais que agilizam o atendimento e diversas atividades relacionadas à administração do seu negócio, como o software de gestão da SimDoctor!

Está na dúvida se vale a pena investir em um software para a sua clínica? Entenda a seguir por que, cada vez mais, os profissionais estão implementando essa tecnologia nos consultórios!

Economia de tempo

Não é novidade que as tarefas administrativas de um consultório médico costumam ser burocráticas. Isso porque muitas atividades são manuais, exigindo uma dedicação maior da sua equipe para esses processos.

Com um sistema de gestão para clínicas e consultórios, você ganha tempo em sua rotina profissional, pois automatiza as tarefas, minimizando erros de preenchimento de cadastros ou outros problemas.

Por meio da tecnologia, todas as informações do paciente ficam em formato digital, facilitando o trabalho. Há ainda sistemas, como o da SimDoctor, que incluem o agendamento online, permitindo que o público marque por conta própria os horários da consulta em seu site. Dispensa, assim, a necessidade de um colaborador somente para isso.

Além disso, você agiliza os processos relacionados ao controle das finanças do seu consultório, pois o sistema tem um módulo para essa questão, otimizando os lançamentos de receitas e despesas do seu negócio.

Organização pessoal e profissional

Como foi dito, o software para clínica médica conta com o agendamento online de consultas, um recurso para organizar os apontamentos do consultório. A tecnologia traz ainda o lembrete automático de consultas (via SMS), o que vai ajudar a reduzir faltas e atrasos dos pacientes, evitando, assim, atropelos em sua rotina.

O lembrete das consultas permite também preencher os horários vagos com antecedência, deixando sua agenda sempre completa.

O sistema faz também a sincronização com a sua agenda pessoal, como a do Outlook ou Google. Dessa forma, fica mais fácil cumprir todos os compromissos sem correria — especialmente se você divide seu expediente em vários locais de trabalho, como os atendimentos em postos de saúde ou hospitais.

Centralização das informações

Mostramos que os dados do paciente se tornam 100% digitais com o software para consultório médico. Com isso, é possível centralizar todas as informações na hora do atendimento, já que a tecnologia da SimDoctor oferece ainda o prontuário eletrônico.

Dessa maneira, tudo fica integrado, otimizando a sua conduta na consulta, pois você tem o histórico de saúde do paciente em seu computador, bem como todas as informações sobre exames realizados, laudos e medicamentos prescritos.

Além do prontuário, com o sistema, você emite de forma automática e online a prescrição de medicamentos, pedidos de exames e atestados, se necessário.

São recursos que aprimoram a jornada do paciente e ainda melhoram o atendimento via teleconsulta. Dessa maneira, auxilia os profissionais que desejam prestar um serviço remoto com qualidade, atendendo pessoas de diferentes localidades.

Maior segurança

Muitos médicos resistem em automatizar as atividades do consultório com receio de perder as informações. No entanto, é importante destacar que o software de clínica médica é seguro, pois os arquivos ficam armazenados na nuvem e são criptografados.

Com isso, somente profissionais autorizados podem ter acesso a esses dados, mediante login e senha.

Outro fator é que os documentos que podem ser enviados online, como prescrições e atestados, recebem sua assinatura eletrônica. Isso porque eles só podem ser assinados dessa maneira depois de você ter um certificado digital.

Além disso, com a tecnologia, você elimina o uso de papel para cadastros e prontuários. Assim, não corre o risco de perder esses documentos ou de que pessoas não autorizadas possam ter acesso às informações dos seus pacientes.

Diminuição de custos

Até aqui foram listadas diferentes funcionalidades oferecidas por um sistema para clínicas médicas. Como você viu, há uma otimização das tarefas na sua rotina, o que vai se refletir na diminuição dos custos do seu negócio. Com esses recursos tecnológicos você:

  • elimina o uso de papel;
  • não precisa ter um local grande apenas para os arquivos de documentos dos pacientes;
  • reduz o número de funcionários, pois diminui as tarefas manuais;
  • conta com o módulo de gestão financeira, podendo ter um controle maior das suas despesas, identificando, inclusive, os gastos mais elevados.

Utilizando o software da SimDoctor, há ainda a possibilidade de contar com o pagamento online — uma maneira mais simples de receber dos seus pacientes, o que pode reduzir a inadimplência e atrasos.

Agilidade nos atendimentos

Tendo o acesso rápido ao prontuário eletrônico do paciente e podendo fazer a emissão de prescrições e atestados automaticamente, você ganha agilidade no atendimento. Desse modo, não precisa gastar tempo com essas tarefas mais burocráticas e pode reforçar o atendimento humanizado ao público.

Então, pode dedicar uma atenção integral ao paciente, de forma que ele se sinta acolhido. Pode ouvir com calma suas dúvidas e queixas, o que facilita na tomada de decisão quanto ao tratamento. O resultado? Consegue fidelizar o público e crescer ainda mais no mercado.

E quando o assunto é agilidade, é preciso mencionar como o software facilita a realização das consultas online, como já destacamos.

Flexibilidade para trabalhar

Por último, é necessário ressaltar ainda que, ao implementar um software para consultório médico, você ganha flexibilidade em seu trabalho. Isso porque tem as informações do seu consultório online, ou seja, sempre à mão.

Com essa mobilidade, pode tirar dúvidas ou dar orientações aos pacientes mesmo que não esteja em seu consultório. Você ainda pode ainda atender remotamente com mais qualidade, oferecendo uma boa experiência aos seus pacientes também com a telemedicina.

Agora você já sabe por que contar com esse recurso tecnológico vai fazer a diferença em seu consultório. Mas, para ter todas essas funcionalidades, é necessário escolher um software para clínica médica completo e fácil de usar, como o da SimDoctor.

Quer saber melhor como funciona e conhecer todas as vantagens da nossa solução, que é referência no mercado? Faça o teste grátis do sistema SimDoctor por 15 dias!

Mais Recentes