PE html> Como obter o certificado digital e profissionais de saúde? | SimDoctor

Como funciona o certificado digital para médicos e profissionais da saúde?

Como funciona o certificado digital para médicos e profissionais da saúde?

O uso do certificado digital para médicos é importante para agilizar e trazer mais segurança para a prática da telemedicina. Com o certificado, você pode fazer prescrições ou atestados e enviá-los online para os pacientes com a sua assinatura digital.

Apesar de toda a facilidade que o recurso traz para o trabalho nas clínicas e consultórios, é comum surgirem dúvidas sobre como aplicá-lo na rotina. Por isso, muitos profissionais de saúde acabam deixando de usar essa tecnologia e usufruir de todos os seus benefícios.

Continue a leitura para saber mais sobre a certificação digital e descubra as vantagens de contar com esse recurso!

O que é o certificado digital?

O certificado digital para médicos é um recurso que traz autenticidade para a assinatura em documentos online, como receitas e atestados. Fornece, assim, validação jurídica para esse processo, além de agilidade para a rotina de trabalho.

Com essa tecnologia, você terá um perfil virtual para emitir esses documentos, uma forma de evitar possíveis falsificações de assinaturas, o que poderia comprometer o exercício da Medicina.

Assinatura eletrônica

Para resolver essa questão e trazer segurança para a consulta remota, existe o certificado digital no padrão Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). É um recurso que garante a assinatura eletrônica do médico, validando e autenticando as prescrições e atestados emitidos a distância.

Em resumo, a tecnologia tem o papel de ser a identidade digital do médico, permitindo a realização do teleatendimento com segurança.

É necessário destacar que ter o certificado digital não é obrigatório para exercer a telemedicina. No entanto, sem a assinatura eletrônica, o profissional não consegue enviar a receita médica ou emitir atestados, limitando, assim, seu trabalho.

Teleatendimento em saúde

Com a assinatura eletrônica é possível que médicos e enfermeiros, por exemplo, acessem o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). 

Aliás, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais que fazem atendimento via Internet podem se beneficiar com esse recurso. Eles também precisam enviar suas assinaturas nos documentos emitidos e podem fazer isso com o certificado digital.

Como os médicos e profissionais de saúde podem obter e usar esse recurso tecnológico?

É muito simples ter o certificado digital. Em poucas etapas, é possível contar com esse recurso e ter agilidade e segurança no atendimento. Confira a seguir o passo a passo para obter a tecnologia:

O agendamento na AC poderá ser feito a distância, por videoconferência, para quem já fez um certificado digital antes com a coleta da biometria, tendo esses dados já cadastrados na base da ICP-Brasil.

Depois é gerado um token ou smartcard para que seja possível fazer a assinatura eletrônica nos receituários, pedidos de exame ou outros documentos.

Utilização do certificado digital

Para utilizar o recurso, o médico instala o certificado digital em seu computador e precisa ter o token ou smartcard. Com isso, pode inserir sua senha na hora de fazer a assinatura digital.

O profissional precisa ainda contar com um software para fazer a emissão de prescrições e atestados com a assinatura digital.

Para enviar para o paciente, depende do sistema utilizado: enquanto alguns permitem o envio direto por e-mail, outros incluem a etapa de baixar o arquivo para depois enviar.

SimDoctor facilita todo o processo

Se você busca facilitar todo esse processo, pode adquirir o certificado digital por meio da SimDoctor, que oferece essa funcionalidade em parceria com a empresa certificadora Soluti. 

Sabemos que a rotina do médico é corrida, por isso a SimDoctor faz o trabalho de aquisição desse recurso de forma rápida e segura para que você possa assinar seus documentos digitalmente. 

Quais são as vantagens de usar o certificado digital?

Agora que você já sabe como obter o certificado digital, precisa conhecer as vantagens de contar com esse recurso. Veja abaixo!

Segurança dos dados

A primeira vantagem é a segurança dos dados compartilhados, que são criptografados, evitando fraudes. É, portanto, uma garantia para o médico e para o paciente da integridade das informações trocadas.

Como seu armazenamento é digital, não há o risco de perder esses documentos, como ocorre com as prescrições em papel.

Praticidade dos procedimentos

O certificado digital traz agilidade para o dia a dia do médico na assinatura de documentos e no acesso ao Prontuário Eletrônico do Paciente. Sem contar que ele não perde tempo imprimindo receitas e atestados, podendo fazer o envio de documento com um clique.

Sustentabilidade Ambiental

Um fator que não podemos deixar de incluir é a redução no uso de papéis nos atendimentos em saúde, o que contribui para a preservação ambiental e também para a redução de gastos com recursos nas clínicas e consultórios. 

Comodidade para o seu paciente

Temos que falar ainda dos benefícios ao paciente. Com a telemedicina, ele já pode ser atendido sem sair de casa e ainda se protege da Covid-19. 

Mas não é só: a pessoa consegue ter os documentos emitidos pelo médico em seu computador ou smartphone de forma rápida.

Nas farmácias, muitas vezes, nem é preciso imprimir a receita, basta que o paciente mostre o arquivo no celular mesmo. Falando ainda na prescrição, não há o risco de uma interpretação errada dos medicamentos e doses indicadas, já que você elimina o processo manuscrito.

Uso para vida pessoal

Por último, a certificação digital é utilizada não apenas para a telemedicina, mas para outros processos burocráticos da vida pessoal do médico ou profissionais de saúde. Com o recurso é possível:

  • agilizar a entrega do imposto de renda médico;
  • consultar situação fiscal na Receita Federal;
  • acessar certidões e outros serviços da Receita Federal;
  • assinar contratos digitais;
  • gerar procurações online.

Agora você já sabe como funciona o certificado digital para médicos e como é fácil obter essa tecnologia. Com a SimDoctor, você passa a contar com esse recurso com agilidade e ainda tem um software para fazer as prescrições e atestados para assinar eletronicamente.

Quer otimizar o seu atendimento médico? Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossa solução eficaz para gerenciar sua clínica ou consultório!

Comments are closed.