Como fazer atestados para pacientes de forma simples e rápida?

junho 11, 2019
doutor lendo

O alcance da tecnologia está criando um grande impacto no mercado, inclusive no setor da saúde. É impressionante a eficiência da ferramenta, uma vez que a emissão de atestados para pacientes de maneira digital pode evitar fraudes de informação.

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (ABRAMGE), cerca de 30% dos atestados emitidos no país são falsificados ou adulterados. A falta de controle faz com que as empresas não sejam capazes de avaliar a veracidade, da qual ocasiona grandes prejuízos financeiros e produtivos para as organizações.

Para otimizar a gestão da sua clínica, reunimos neste post algumas dicas e apresentamos os benefícios de implementar o atestado digital em sua rotina médica. Boa leitura!

Tenha um software com modelo pronto para preenchimento

O software é um sistema que contribui para o gerenciamento da sua clínica, atendo à sua demanda necessária, como agendamentos, histórico de cada paciente, armazenamento de dados. Além dos inúmeros serviços oferecidos por um software de gestão médica, muitos ainda contam com modelos preestabelecidos de atestados médicos.

Os formulários podem ser destinados para consultas, acompanhamento familiar ou saúde ocupacional. Essa tecnologia dá oportunidade para que você se livre dos documentos físicos e armazene tudo na segurança do aplicativo.

Utilize o prontuário eletrônico para armazenamento

A implantação de prontuários eletrônicos cria um impacto positivo no atendimento ao paciente. Dado que essa estratégia oferece recursos vantajosos aos médicos e demais usuários, permitindo que você mantenha o registro atualizado com todo o histórico de cada pessoa. Isso contribui para o aprimoramento do diagnóstico de maneira mais ágil e prática.

Em geral, esse tipo de ferramenta utiliza armazenamento em nuvem, do qual é mais seguro e acessível por meio da internet. Essa praticidade evita a utilização de espaços físicos para o arquivamento de dados, como prontuários, exames, laudos médicos, dados pessoais e todos os atestados gerados. Bastante uma rápida pesquisa para conseguir as informações que precisa.

Como funciona o atestado médico digital

Por meio das informações registradas sobre o paciente no prontuário eletrônico é feita a emissão do atestado digital, conforme as regras do Conselho Federal de Medicina. Para efetuar, é obrigatório que você tenha um e-CPF. Isso garante a segurança de que o atestado será assinado eletronicamente por um documento pessoal e intransferível.

A impressão do atestado digital não é necessária, a menos que o médico precise da assinatura do paciente para a autorização da divulgação do Código Internacional de Doenças (CID). De outro modo, o médico poderá enviar os atestados digitais via e-mail, tanto para os pacientes como para as empresas em que trabalham.

Vale destacar que todos os atestados digitais têm numerações únicas de série, que dificultam qualquer fraude posterior. Desse modo, além de evitar o envio de atestados médicos falsificados por parte dos funcionários, a emissão por meio digital colabora com a verificação das principais causas que geram o afastamento do trabalho.

Atente-se às principais recomendações

Todo trabalhador tem direito ao atestado médico. A finalidade do documento é esclarecer afastamentos e faltas por motivos de saúde, sem que haja a perda de remuneração correspondente. Ao médico, convém especificar o tempo de dispensa e apresentar as razões do afastamento. Confira algumas recomendações:

Não cobre pela emissão do atestado

Os atestados digitais geram um número de identificação, do qual pode ser utilizado para consultas de autenticidade. Há um custo de um real por cada documento emitido, no entanto, esse valor deve ser pago pelo próprio médico ou pela clínica. O paciente nunca arcará com esse custo, já que o atestado é parte integrante da consulta médica.

Mantenha sigilo quanto às informações do paciente

As informações com relação ao paciente são sigilosas e não devem fazer parte dos atestados médicos. A não ser que o próprio paciente solicite o registro do diagnóstico. Nessas situações, é imprescindível que o mesmo escreva uma autorização de maneira clara, disponibilizando uma cópia anexada em seus registros médicos.

Deixe clara a finalidade do atestado

É essencial descrever o objetivo do atestado emitido quando o documento visa o afastamento de atividades escolares, profissionais ou de qualquer outro compromisso. Dado que o paciente não pode justificar sua falta por conta de uma enfermidade, se o mal-estar não está explícito por meio de um atestado.

As principais vantagens e-atestado

Desde 2012, o INSS considera o uso dos atestados para pacientes de forma digital, com a finalidade de reduzir o acúmulo de pessoas que precisam de perícia médica para fins trabalhistas. O acesso a esse benefício pode ser adquirido por médicos que atuam como pessoa física ou por entidades de saúde, como clínicas e hospitais.

Essa prática controla a compra e venda de documentos falsificados vinculados ao seu CRM, uma vez que a intenção é que o atestado seja enviado diretamente para o setor de recursos humanos da empresa, sem o intermédio do paciente. Isso elimina o risco de extravio e traz mais agilidade para o empregador, do qual pode substituir o funcionário em questão rapidamente, se esse for o caso.

Inclusive, diminuindo o uso do papel na criação de atestados convencionais, a sua clínica estará contribuindo para a proteção do meio ambiente e ainda reduzindo seus custos por conta da economia de materiais.

Para os médicos as vantagens também são grandes. Considerando a quantidade de falsificação, que depois é preenchida de forma inapropriada utilizando assinaturas e carimbos com o nome de qualquer médico, muitas vezes essa ação só é descoberta mediante intimação. Já no caso dos pacientes, o e-atestado certifica a veracidade dos seus afastamentos, evitando que sejam contestados.

Além disso, com o fácil acesso aos atestados anteriores do paciente, é possível realizar melhores diagnósticos conjuntos e excelentes acompanhamentos com relação à evolução do paciente. Poupando tempo de ambas as partes.

Como você pode ver, a aplicação da tecnologia no dia a dia da sua clínica garante mais segurança e agilidade para pacientes, empresas e para você mesmo.

Você também quer mais praticidade na hora de gerar atestados para pacientes? Agora que já entende melhor sobre o assunto, entre em contato conosco para conhecer os nossos planos. Basta acessar nosso site e aumentar a eficiência do seu negócio!

Mais Recentes