Quer ter uma clínica de sucesso? Então não perca estas 7 dicas!

Quer ter uma clínica de sucesso? Então não perca estas 7 dicas!

Não seria mentira dizer que é o sonho da maioria dos médicos formados ter a sua própria clínica. Ao se estabelecer academicamente, já estando graduado e especializado, chegou o momento do indivíduo se aventurar no mercado.

Para isso, é preciso ter bem estabelecido mentalmente quais são os objetivos de sua carreira: trabalhar como subordinado ou, de fato, abrir o próprio negócio. Seja com um consultório, seja com uma clínica: é fundamental que o profissional comece a pensar como um gestor. Mas como isso é possível?

Neste artigo, vamos indicar algumas boas práticas que devem estar presentes no caminho em direção à evolução do empreendimento na área da saúde. Ter uma clínica de sucesso é a sua meta? Então, continue a leitura!

Um empreendimento chamado clínica médica

Ao concluir a graduação de medicina, aquele recém-formado adquire o registro para atuar como médico. A partir do momento que decide abrir um negócio, ele sai da sua zona de conforto e se torna, também, um empreendedor.

Como todo empreendimento, a clínica também requer medidas para sua gestão, as quais devem ser conhecidas e bem estabelecidas pela equipe de gestores responsáveis. Para adquirir conhecimentos da área, não pode faltar ao médico foco e dedicação.

Para um profissional que estava acostumado a lidar apenas com pacientes e colegas de profissão, ele se vê na posição de negociar com fornecedores, contratar colaboradores para recepção, limpeza, marketing, contabilidade e demais setores de uma clínica.

De fato, é um caminho árduo, mas que pode ser mais fácil com a busca por capacitação e aprimoramento profissional do médico.

O alcance de uma clínica de sucesso

Mas, afinal, qual deve ser o primeiro passo para fundação de uma clínica? Para quais tópicos o médico deve direcionar a sua visão a fim de adquirir aprendizado? Veja, a seguir, algumas boas práticas que são fundamentais para uma clínica de sucesso!

1. Estude sobre gestão

Como já dito, é primordial que o médico se inteire sobre os principais conceitos de gestão. Assim como em toda sua jornada, é hora de estudar. Não apenas estudar, mas procurar se atualizar e identificar aquilo que se enquadra e pode ser aplicado em sua realidade. Ter noções mínimas de gestão é o primeiro passo para criação de uma clínica.

2. Contrate mão de obra qualificada

Embora seja fundamental a capacitação do médico para se tornar um empreendedor, ele não deve ser um especialista em cada setor da clínica. Para isso, é necessária a contratação de profissionais qualificados e aptos para colocarem em prática aquele conhecimento que dominam. Além disso, é interessante que sejam oferecidos treinamentos periódicos justamente para aprimorar cada vez mais a qualidade dos serviços.

3. Esteja dentro das normas legislativas

Para que seja viável o pleno funcionamento do estabelecimento, é indispensável que ele esteja de acordo com as normas estabelecidas pelas instituições vinculadas, principalmente a Vigilância Sanitária. É importante contar com a colaboração de advogados na equipe a fim de documentar corretamente todos os processos que dão aval ao funcionamento da clínica.

4. Estipule métricas de resultados

Uma vez definidas as equipes e estando alinhado com a legislação, chegou o momento de planejar o futuro. Para isso, é necessário determinar metas a serem cumpridas e resultados a serem obtidos, bem como estratégias que viabilizem a concretização dos mesmos. A partir disso, é possível colocar em prática e executar seguindo os parâmetros estabelecidos no planejamento estratégico.

5. Faça o controle do estoque

Como já dito, ao investir em uma clínica o médico passa a se envolver com diferentes setores, sendo um deles o estoque de materiais. Para isso, é necessário monitorar o status de cada produto, identificando a necessidade imediata ou não de solicitar por novas remessas. Além disso, o controle de estoque exige um relacionamento próximo com os fornecedores, a fim de melhorar a parceria e garantir os melhores preços.

6. Monitore o fluxo financeiro

Uma vez realizado o controle de estoque, é preciso, ainda, monitorar o fluxo financeiro do local. Isso vai incluir a saída de dinheiro com os pagamentos pelos serviços, bem como a entrada de um montante proveniente das consultas e procedimento. Acompanhar esse fluxo é indispensável para conhecimento da saúde financeira do local, evitando possíveis surpresas desagradáveis e que podem levar à falência.

7. Faça uma análise dos resultados

Diante do passo a passo indicado acima para uma clínica de sucesso, um dos mais importantes vamos mencionar agora: a análise de resultados.

A busca pelo sucesso requer o reconhecimento de acertos e, principalmente, dos erros. Só é possível evoluir algum aspecto a partir do momento que é detectada a necessidade de evolução. Portanto, mantenha atenção aos relatórios gerados, eles são contribuintes cruciais para o desenvolvimento do local.

O software de gestão como grande aliado

Agora que você conhece as boas práticas para uma clínica de sucesso, vamos te contar sobre um aliado indispensável no processo: o software de gestão.

Um sistema voltado para a gestão de clínicas e consultórios consegue concentrar em si mesmo as principais tarefas operacionais, automatizando os processos e liberando os colaboradores para focar em questões estratégicas, as quais requerem, de fato, o raciocínio humano.

Além disso, o software disponibiliza recursos que viabilizam grande partes das dicas abordadas anteriormente, como:

  • agendamento de serviços online;
  • prontuário eletrônico para consultas;
  • controle do estoque de produtos;
  • monitoramento da entrada e saída de valores;
  • geração de relatórios com resultados alcançados.

​As vantagens para os gestores são evidentes, mas, a partir do momento que a clínica oferece um bom serviço, a experiência do paciente também é beneficiada. Dessa forma, um software de gestão consegue contemplar com todas as partes envolvidas e levar melhorias para todos os setores.

Não se esqueça que para ter uma clínica de sucesso é fundamental colaboradores capacitados e recursos que forneçam ferramentas para otimização dos processos diários.

Gostou das dicas apresentadas? Agora é hora de colocá-las em prática, focando nas necessidades e particularidades do seu negócio. Busque estar em constante atualização sobre questões associadas à gestão de um local que presta serviços em saúde, se alinhando com as normatizações e oferecendo um serviço que melhora a experiência do paciente como um todo.

Agora, que tal conhecer a SimDoctor? Entre em nosso site agora mesmo e saiba mais sobre um software indispensável para aqueles que desejam aprimorar o desempenho do seu investimento!

Dê-nos sua opinião