Digitalização de clínicas: saiba como fazer com inteligência e eficiência

dezembro 12, 2021
digitalização de clínicas

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e em diferentes setores da economia, entre eles o de saúde, tanto na parte de diagnósticos e tratamentos, como na administração de consultórios. Sendo assim, quem pretende agilizar processos e melhorar o atendimento, deve fazer a digitalização de clínicas.

Contudo, não basta escolher qualquer recurso tecnológico para digitalizar seu negócio. É necessário entender qual é a solução ideal, além de seguir alguns passos para que a transformação digital da sua clínica seja realizada com eficiência.

Se você mira o futuro quando se trata do seu negócio, não deixe de conferir as dicas para fazer a digitalização de clínicas de modo inteligente!

Faça o mapeamento da infraestrutura

É necessário verificar a infraestrutura de tecnologia atual da sua clínica, como os sistemas já utilizados, hardwares e outros recursos. Desse modo, você mapeia o estado de cada equipamento e verifica se há programas compatíveis com o que você já utiliza (caso pretenda manter parte das soluções já utilizadas).

Nesse ponto, é preciso ter em mente que as tecnologias de gestão para clínicas estão cada vez mais avançadas, por isso é interessante conhecer o que há de novo no mercado para agilizar seu fluxo de trabalho e aprimorar o atendimento aos pacientes.

Determine os investimentos necessários

Ao fazer a digitalização da sua clínica, um aspecto importante é o planejamento financeiro para implementar a solução tecnológica. Depois de realizar uma pesquisa de mercado para identificar os custos com esses recursos, você pode se programar para fazer esses investimentos em etapas.

Dessa forma, inicialmente, defina um orçamento para os sistemas mais básicos e equipamentos essenciais. Com isso, você evita gastar um valor alto de imediato com dispositivos e ferramentas que podem não ser necessários logo na implantação da sua solução.

Verifique as funcionalidades importantes para o seu negócio

Além de programar seu orçamento para adquirir as ferramentas tecnológicas para a transformação digital da sua clínica, verifique quais funcionalidades não podem faltar entre os recursos que você vai contratar.

Existem diferentes recursos para otimizar os processos da rotina do seu consultório e oferecer um atendimento de excelência ao seu paciente, como:

  • agendamento online de consulta;
  • prontuário eletrônico do paciente;
  • prescrição de medicamentos digital;
  • controle financeiro da clínica;
  • emissão online de nota fiscal;
  • pagamento online dos serviços.

Procure ainda por soluções que ofereçam outras facilidades, como acesso dos dados de qualquer lugar e dispositivo, e possibilidade de acesso simultâneo, ou seja, por mais de um usuário.

Pesquise por soluções que ofereçam segurança dos dados

Não basta fazer a digitalização de clínicas com um sistema que ofereça todas as funcionalidades que você precisa se o recurso não oferecer segurança. Afinal, você terá arquivos com os dados dos seus pacientes e informações administrativas do seu negócio.

Então, ao pesquisar por soluções para o seu consultório, verifique se as informações são criptografadas, evitando vazamento de dados, e se o armazenamento fica na nuvem.

Com isso, além de você acessar os arquivos de qualquer lugar e dispositivo, não corre o risco de perder documentos importantes, como o prontuário eletrônico do paciente e dados de cadastro. 

Sem contar que assim você pode eliminar o uso de papel, fazendo com que sua clínica tenha responsabilidade socioambiental.

Um fator importante nessa questão é também ter uma tecnologia completa e com o cuidado de seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Qualifique os profissionais

Uma etapa na transformação digital do seu consultório é oferecer treinamento para toda a equipe, a fim de que todos os recursos sejam utilizados da maneira correta. 

É claro que o ideal é buscar softwares que sejam intuitivos e fáceis de usar, mas, mesmo assim, é fundamental que todos os profissionais da clínica dominem a ferramenta para alinhar os processos e otimizar a rotina.

Além disso, escolha empresas para implantar as tecnologias que tenham um suporte eficiente para que qualquer dúvida possa ser sanada com agilidade.

Digitalize os documentos

Quando você decide fazer a digitalização da sua clínica, é preciso que esse processo seja realizado de forma completa. Logo, é necessário que todos os documentos sejam transformados em arquivos digitais.

Nesse sentido, verifique quais são os documentos que estão em papel e ainda são utilizados. Após essa triagem, monte um cronograma para que essas informações sejam digitalizadas, priorizando os documentos mais urgentes. Dessa forma, eles poderão ser acessados facilmente pelo sistema adotado no consultório.

Com isso, você elimina os arquivos físicos e ainda evita perdas ou danos a esses papéis, que passam a estar disponíveis online.

Conte com uma solução tecnológica eficiente

Ao procurar pelas ferramentas para tornar sua clínica digital, você vai se deparar com diferentes opções. Por isso, escolha uma empresa de referência no mercado, ou seja, que trabalhe com soluções que sejam rápidas na hora de abrir arquivos e fáceis de usar.

Afinal, ao fazer esse investimento, você busca otimizar seu fluxo de trabalho e não ter um software que fica travando, concorda?

Uma dica é verificar as soluções que permitam um teste grátis por um determinado período para que você possa conhecer o recurso na prática. Essa conduta é adotada pela SimDoctor, que possibilita aos médicos testarem o software de gestão por 15 dias sem custo algum.

Além disso, escolha um recurso que seja multifuncional para que você possa ser atendido em diferentes áreas com uma única tecnologia, o que também é um diferencial da SimDoctor.

Atualize constantemente as ferramentas adotadas

Por último, não adianta ter a melhor tecnologia na sua clínica se ela ficar parada no tempo. Os programas passam por atualizações constantemente e é recomendado ter atenção às melhorias que surgem para aprimorar as funcionalidades oferecidas.

Agora você já sabe as principais etapas para a digitalização de clínicas e os cuidados necessários para escolher a tecnologia mais adequada para o seu negócio. O importante é escolher um sistema que atenda às necessidades do seu consultório e também mensurar os resultados alcançados com a adoção das inovações.

Quer conhecer todos os diferenciais do software de gestão médica da SimDoctor? Acesse o nosso site e entenda por que a nossa solução é imprescindível para o seu sucesso!

Mais Recentes