Os recursos digitais já fazem parte do nosso dia a dia e podem transformar a rotina do seu consultório médico, otimizando os processos e oferecendo serviços de melhor qualidade aos seus pacientes. Portanto, é preciso tornar a sua clínica digital.
Nesse sentido, se você é um médico empreendedor, deve ter os olhos voltados para o futuro: precisa estar a par das principais tendências e inovações para implementar no seu negócio.
Dessa maneira, você se destaca no mercado, aumentando as taxas de atração e fidelização do público. Mas como ter uma clínica digital? Implementando as 6 tecnologias listadas neste post. Acompanhe!
O primeiro passo para trazer a tecnologia para o seu consultório é adotar um software de gestão. Existem sistemas multifuncionais, como o da SimDoctor, desenvolvidos justamente para clínicas médicas.
Eles têm recursos que vão organizar e automatizar as tarefas nas áreas de finanças, atendimento ao paciente, marketing, entre outras. Desse modo, entre diversas funcionalidades, podemos destacar:
Com esse sistema, sua equipe não perde tempo com atividades manuais. Assim, você pode direcionar colaboradores para outras funções, melhorando ainda mais o atendimento prestado ao paciente.
Ao adotar um software de gestão para o seu consultório, escolha um sistema que ofereça o prontuário eletrônico. Com isso, você poderá realmente falar que sua clínica é digital, pois tem fácil acesso aos dados dos pacientes, garantindo a segurança dessas informações.
Essa é uma tecnologia para substituir as fichas em papel: do computador você acessa todo o histórico de saúde do paciente, as queixas relatadas, medicamentos que já foram prescritos, exames realizados e outros aspectos.
Dessa forma, tem uma ferramenta importante não apenas para auxiliar em sua conduta clínica, mas também para oferecer um atendimento mais humanizado ao público.
Com esses dados, você demonstra que acompanha o quadro de saúde e tratamentos realizados. Além disso, caso um paciente entre em contato para alguma orientação e você não esteja em seu consultório, pode acessar os dados da pessoa online, de qualquer dispositivo.
A telemedicina começa a ganhar mais espaço em diversas especialidades, trazendo praticidade para o atendimento e comodidade para o seu paciente.
Com um sistema de gestão, você tem uma funcionalidade que permite atender à distância, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para essa prática.
Assim, você pode atender com mais segurança pelo sistema de videochamada, evitando que as pessoas tenham que se deslocar ou ficar aguardando na sala de espera.
Essa também é uma maneira de monitorar os pacientes crônicos de uma maneira mais ágil ou ainda de realizar as consultas que não demandam a realização de um exame físico, como os retornos. Nessas situações, muitas vezes, é preciso apenas avaliar exames — cujos laudos você recebe online — e orientar seu paciente.
Como se vê, a telemedicina é importante para que sua clínica seja digital e, com os recursos tecnológicos disponíveis, o atendimento pode ser completo, pois você pode emitir atestados e receitas médicas online.
Se você quer aproveitar o melhor da tecnologia para sua clínica, precisa ter foco nas ações de marketing digital. Tenha em mente que o público procura por produtos e serviços na Internet, então é fundamental investir na presença digital da sua clínica.
Tenha um site com as informações completas de seu consultório, destacando as especialidades atendidas, exames realizados ou outros diferenciais.
É importante que o site tenha um design agradável e seja responsivo, quer dizer, se adapte a diferentes dispositivos, como computador, tablet e celular.
Utilizar ferramentas, como o Google Meu Negócio, também é uma maneira de ser encontrado pelos pacientes, pois você insere as principais informações da sua clínica, como endereço, telefone, site e e-mail, e ainda pode integrar esses dados com o Google Maps.
Dessa forma, pessoas que residem na mesma cidade ou nas proximidades do seu consultório têm mais chances de conhecer seus serviços e marcar uma consulta.
Entre as ações de marketing digital é recomendado ainda manter um perfil da sua clínica nas redes sociais para publicar conteúdo de qualidade e ficar mais próximo do público.
Por último, realize o e-mail marketing com seus pacientes. Envie conteúdos de saúde, lembretes de que está chegando o momento do check-up ou felicitações em datas especiais. Usar esse canal é uma forma de se aproximar e fidelizar o público.
Ao ter um site para o seu consultório, você pode implementar o agendamento online. Dessa maneira, o paciente não precisa telefonar para a clínica para marcar um apontamento.
Ele acessa o site e escolhe o melhor dia e horário para a consulta. Com isso, você não precisa ter um funcionário exclusivo para esse atendimento e ainda oferece comodidade para o público, que pode agendar a consulta em qualquer dia ou horário.
Além do agendamento, implemente ainda o lembrete automático de consulta para ter mais um recurso para agilizar os processos e reduzir as chances de o paciente se esquecer ou se atrasar para o apontamento.
Por fim, a nossa última dica para ter uma clínica digital é eliminar, ao máximo, as informações em papel. Como? Adotando os sistemas de gestão para fazer o armazenamento de dados na nuvem.
Você acessa as informações em qualquer local, porque elas estão online. Sem contar que evita que documentos sejam perdidos, pois tudo fica armazenado com segurança e somente profissionais com login e senha têm acesso a esses arquivos.
Não perca tempo e comece a implementar as tecnologias para tornar sua clínica digital. Com a SimDoctor, você tem um software de gestão completo e formatado para atender suas principais necessidades.
Quer descobrir todas as vantagens da nossa solução? Entre em contato com a nossa equipe e veja como o nosso sistema é indispensável para otimizar suas atividades!
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