Os benefícios da Telemedicina

maio 31, 2022

A Telemedicina não é nova no Brasil, mas ganhou muito mais relevância principalmente durante a pandemia, em que o isolamento social foi necessário para conter a disseminação do Covid-19.

Em um mundo pandêmico e apesar do distanciamento, algumas coisas não poderiam parar, como o próprio cuidado com a saúde. Ao contrário: tornou-se ainda mais importante manter a saúde em dia para evitar a contaminação e qualquer problema decorrente dela.

Isso não apenas para quaisquer cidadãos no meio de uma pandemia, mas também, e principalmente, para aqueles que já tinham alguma condição complicada de saúde que precisava de acompanhamento médico periódico, garantindo o seu melhor bem-estar.

Foi nesse cenário que a Telemedicina se mostrou uma solução completa para médicos, enfermeiros e funcionários da área da saúde de forma geral, bem como para os próprios pacientes.

Com o Covid-19 o mundo se transformou. E a Telemedicina se transformou junto.

Hoje, pacientes se beneficiam dessa modalidade ao redor do Brasil – e do mundo. Afinal, é uma forma muito prática e eficiente de garantir a boa saúde sem precisar se locomover para isso.

O que é a Telemedicina?

Também chamada de medicina à distância, a Telemedicina é uma modalidade que busca atender pacientes de forma remota, seja com a troca de informações médicas, realização de consultas, acesso aos resultados de exames, acompanhamento de saúde, entre outros.

É uma forma global e legalizada de acordo com as normas médicas, tornando-se uma opção interessante para a população por sua capacidade de conexão e atendimento mesmo à distância.

Tudo isso só é possível devido ao uso da tecnologia e os constantes avanços tecnológicos ao redor do mundo. Eles possibilitaram a evolução da medicina e abriram as portas para as transformações que, hoje, são conhecidas por nós, embora esse seja só o começo.

De acordo com uma pesquisa feita pela Conexa Saúde em parceria com o Datafolha, 73% dos pacientes que fizeram consultas on-line durante o período pandêmico voltariam a usar essa modalidade uma outra vez.

A Telemedicina veio para ficar!

Quais os principais benefícios da Telemedicina?

Além de aproximar pessoas que estão distantes e garantir maior conforto aos pacientes, a Telemedicina traz muitos benefícios para todos que podem usá-la.

Abaixo, confira alguns dos principais benefícios para os médicos e profissionais da saúde:

  • Atendimento remoto, de onde estiver
  • Diminuição de custos;
  • Continuidade dos atendimentos mesmo em períodos desafiadores, como o do isolamento social;
  • Possibilidade de atender pessoas de outras localidades e com dificuldade de locomoção.

Já para os pacientes, as vantagens são:

  • Economia do tempo gasto no trânsito;
  • Maior flexibilidade de horários, já que não é necessário se deslocar;
  • Prevenção de contaminações na sala de espera;
  • Possibilidade de receber atendimento até mesmo em viagens.

Tamanha praticidade já ganha o coração de pessoas ao redor do mundo. E acompanhando as tendências do mercado, a SimDoctor está por dentro do que as pessoas mais apreciam na Telemedicina e, por isso, oferece um software médico adequado para essa nova era.

Telemedicina: Quais as funcionalidades oferecidas pela SimDoctor?

A SimDoctor possui um software médico para gestão de clínicas que contribui diretamente para a implementação da Telemedicina e todos os seus benefícios. Trabalhando com praticidade, tecnologia e eficiência, nosso software trabalha com diferentes funcionalidades relacionadas à modalidade. Confira as principais.

Compartilhamento de tela

Durante a teleconsulta, é possível compartilhar a tela para compartilhar documentos, prontuários, receitas, entre outras informações com o paciente, garantindo a transparência no que é dito.

Tudo isso com a segurança garantida e seguindo a nova LGPD, o que assegura a proteção dos dados, conforme a nova legislação.

Agendamento on-line 

O agendamento on-line permite que o próprio paciente marque sua consulta em um momento que é melhor para si. Isso traz a ele maior comodidade e também flexibilidade, já que sua rotina pode ser apertada e bem agitada.

Além disso, o agendamento on-line é vantajoso para a própria clínica para evitar grandes filas e o acúmulo de pacientes. A recepção também ganha tempo para oferecer mais suporte para os pacientes presenciais aguardando as consultas.

Prontuário eletrônico

Ter prontuários eletrônicos facilita bastante a rotina dos profissionais da saúde, que podem abrir o documento de qualquer lugar, em qualquer momento, para ter acesso às informações sobre a saúde dos pacientes.

Isso reduz a necessidade de papéis, diminuindo o descarte no meio ambiente e suas consequências, além de centralizar todas as informações para que sejam mais fáceis de serem acessadas pelos médicos.

Pagamento on-line

Oferecer mais formas de pagamento é uma excelente maneira de fidelizar o cliente. Os pagamentos on-line são práticos, simples e bastante seguros, garantindo uma alternativa útil ao paciente.

Com a ajuda da SimDoctor, a sua clínica trabalha com eficiência, adequada à Telemedicina, ao mesmo tempo em que oferece comodidade ao paciente.

Outras funcionalidade da SimDoctor para a gestão de clínicas

Além de ser uma aliada da Telemedicina em si, a SimDoctor também oferece inúmeras funcionalidades para que a gestão da sua clínica seja feita com maior praticidade e eficiência. Conheça algumas delas abaixo!

  • Agenda médica on-line: dê adeus às planilhas! Com a SimDoctor a agenda é on-line para trazer maior facilidade à rotina dos profissionais;
  • Integração entre plataformas: o nosso software médico consegue integrar plataformas que você já usa dentro da ferramenta. Tudo isso devido ao nosso próprio API;
  • Chat inteiro: isso oferece uma comunicação mais assertiva e efetiva entre a equipe, unificando-a em um único canal;
  • Capacidade de controle financeiro: o software médico também traz funcionalidades que ajudam a controlar as finanças na clínica para que ela opere sempre no azul.

SimDoctor: a escolha ideal para trazer o melhor da Telemedicina na gestão da sua clínica

Contar com uma empresa que passa confiança em seus serviços é fundamental para ter segurança na contratação. E é exatamente isso que a SimDoctor busca proporcionar aos seus clientes.

A plataforma é intuitiva e simples de mexer, conta com todas as funcionalidades básicas para a gestão de clínicas e proporciona muito mais rapidez e praticidade à rotina.

Fale com quem entende de software médico. Fale com a SimDoctor e tenha o que há de melhor no setor.

Entre em contato agora mesmo para mais informações!

 

Mais Recentes