Assim como em outras áreas, a saúde também requer captação de clientes. O trabalho de marketing local para clínicas é uma boa opção para alcançar esse objetivo, mas esse não é o único benefício desse investimento. Além do potencial de atração, sua empresa pode ganhar credibilidade e mais alcance.
Mas o que significa marketing local? Nessa estratégia, as ações são voltadas para um público que reside geograficamente perto da empresa. Com essa proximidade, é possível encontrar novos clientes, aumentar o atendimento e melhorar os resultados do negócio.
Neste artigo, falaremos sobre a importância do marketing local, além de dar dicas para aplicar essa estratégia da melhor forma e citar alguns benefícios que ele pode trazer para a sua clínica ou consultório. Acompanhe a leitura!
Uma estratégia de marketing local eficiente contribui para o crescimento da clínica. Isso acontece porque é uma forma de aproveitar as pessoas que passam pelo estabelecimento com alguma frequência. Moradores, pessoas que trabalham ou circulam na mesma região são potenciais clientes e podem ser impactados com algumas ações de marketing.
Ao promover ações para atingir esse público, você começa a tornar a sua clínica conhecida no mercado e gera credibilidade para as pessoas próximas. Quando se fala de saúde, a confiança nos profissionais é um fator decisivo para a escolha. Por isso, demonstrar que você é uma autoridade no assunto traz bons resultados.
Além disso, as pessoas procuram comodidade e eficiência. Sendo assim, ao encontrar uma boa clínica de fácil acesso, tendem a se tornar clientes fiéis. O público que está mais perto da sua clínica é, também, mais fácil de ser fidelizado, pois a rotina não é tão alterada ao passar por uma consulta em um local próximo.
Assim como todas as ações de uma empresa, é preciso planejamento para conseguir os melhores resultados com o marketing. Na sequência, daremos algumas dicas para tirar o maior proveito dessa estratégia. Confira!
O seu investimento em marketing pode trazer os mais variados resultados. Portanto, é importante definir os objetivos. Ao definir quais serão os principais, você pode direcionar os esforços para esse rumo.
Estas são algumas das opções:
Qualquer opção escolhida deve ser a base para definir qual será a sua estratégia e guiar as práticas de marketing da empresa. Sobre isso falaremos no próximo tópico.
Depois de definidos os objetivos, é preciso escolher como pretende alcançá-los. Lembre-se de que a estratégia precisa ser coerente com o objetivo.
Existem muitas opções de atuação na área do marketing. Vamos ver algumas que se encaixam na busca por clientes em um determinado território.
Um bom canal para distribuir o conteúdo e interagir com o público. Um perfil com boas avaliações e comentários pode ser uma boa forma de trazer credibilidade para a clínica.
Estar presente em eventos da área de saúde também é uma boa maneira de atrair novos clientes, além de contribuir para o estabelecimento de autoridade sobre o assunto.
Ter um site próprio é uma forma de ter contato direto com os futuros pacientes, sem distrações e sem a competição de concorrentes. Para tal, ele precisa ser funcional, trazer as informações relevantes e estar habilitado para o mobile.
As pessoas precisam saber o que é a sua clínica. Portanto, sua marca precisa ser forte e facilmente reconhecida. Para isso, preste atenção nos cartões de visita, materiais físicos e letreiro do consultório.
Além do site e das redes sociais, você também pode investir em campanhas no Google Adwords ou, até mesmo, SMS, desde que elas sejam direcionadas para um território específico, o que chamamos de geomarketing.
Agora que você já conhece os objetivos e as estratégias que utilizará, é hora de escolher os indicadores de desempenho. Eles são imprescindíveis para saber se o plano está funcionando e para ajudar a corrigir erros.
A partir dos dados coletados, é possível detectar os pontos do planejamento que precisam ser corrigidos para alcançar os resultados esperados. Do mesmo modo, é fácil perceber o que está dando certo, podendo investir ainda mais nessa área.
Agora que já vimos a importância do marketing local e como aplicá-lo na sua empresa, vamos mostrar alguns dos benefícios de investir nessa estratégia!
Ao aumentar o alcance da clínica, é certo que você elevará também o número de pacientes. Isso pode acontecer de modo direto, com alguém que teve contato com alguma das estratégias de marketing utilizadas, ou de forma indireta, com a indicação de pessoas que não precisam do seu serviço, mas o indicam para outros.
É claro que o bom atendimento e a qualidade dos serviços ainda são os principais fatores de fidelização. Porém, o marketing é uma boa maneira de manter o seu paciente informado sobre os tratamentos e as novidades da clínica.
Com esse tipo de estratégia, é possível atingir quem mora, trabalha ou circula na região da sua clínica. Desse modo, aos poucos, você pode criar uma reputação nessa localidade.
As pessoas consideram a opinião de familiares e amigos antes de procurar um profissional de saúde. Portanto, uma estratégia eficiente com esse público trará credibilidade para a clínica e, consequentemente, aumentará a força dela no mercado.
Neste artigo, você compreendeu um pouco mais a importância do marketing local para clínica e como aplicá-lo no seu negócio. Os benefícios de uma estratégia bem-feita podem ser notados de maneira rápida e vão colocar sua empresa em destaque no mercado. Por isso, não hesite em investir nessa área e garantir os melhores resultados para o seu consultório.
Você gostou de aprender mais sobre marketing local? Então comente neste post alguma experiência que você teve na área ou dúvida sobre o assunto para que possamos ajudar!
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