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Ler post completoDo médico recém-formado ao mais experiente, todos desejam atrair pacientes e aumentar a lucratividade da sua clínica ou consultório.
Afinal, não é fácil superar a concorrência e conseguir que mais pessoas marquem novas consultas.
É bom destacar que a primeira coisa a se fazer é se preparar bastante, mantendo-se atualizado sobre diagnósticos, tratamentos e tudo que diz respeito à sua especialidade médica.
No entanto, a atração de pacientes vai muito além, pois é preciso entender o comportamento deles e saber como abordá-los da melhor maneira.
Assim, neste post apresentamos algumas dicas focadas na melhoria do atendimento e do relacionamento para você atrair pacientes de maneira efetiva.
Continue a leitura e descubra quais são elas!
A primeira coisa a se fazer, obviamente, é procurar entender o seu público.
Pois qualquer medida que você tomar deve considerar o comportamento, as preferências e necessidades das pessoas que são atendidas no seu espaço..
Por exemplo, é preciso entender a disponibilidade para o atendimento, qual a faixa etária da maioria deles, a renda, localização e outros fatores.
Isso é importante para se saber como atraí-los.
Para tanto, o ideal é fazer uma pesquisa de mercado com os seus pacientes atuais e potenciais, por meio de um questionário rápido na clínica, por e-mail ou nas redes sociais.
Além disso, confira o que está sendo feito por seus concorrentes, tanto para ajudar a ter novas ideias quanto para saber o que não está dando certo.
A partir dos resultados obtidos na pesquisa de mercado, é hora de começar a implementar algumas mudanças.
A primeira delas está exatamente no ambiente.
Desta forma, verifique a possibilidade de fazer uma pequena reforma para melhoria estética, a troca de móveis e a aquisição de equipamentos mais modernos.
Isso porque as pessoas precisam ter uma boa imagem, conforto, comodidade, higiene e perceberem que o consultório é moderno.
Os próprios pacientes atuais, ao terem essa percepção, podem retornar e recomendar a clínica para os outros.
Mas acima de tudo, tente melhorar os processos, principalmente de atendimento e triagem.
Ninguém gosta de ficar esperando muito tempo para ser atendido ou passar por longas filas.
Todos esses fatores afetam de forma direta a imagem e a reputação do lugar.
Se é importante melhorar a estrutura e os processos, o mesmo pode ser dito sobre o atendimento, certo?
Não é por acaso que hoje em dia cada vez mais se fala na importância de humanizar.
As pessoas estão valorizando bastante os estabelecimentos capazes de oferecer uma experiência mais humana, com cuidado, dedicação e atenção.
Portanto, é fundamental preparar toda a sua clínica, treinar cada um dos colaboradores, médicos e enfermeiros, para o atendimento humanizado.
Isso significa, sobretudo, saber ouvir os pacientes e atendê-los de acordo com suas necessidades.
Muitos médicos ainda ignoram os efeitos do marketing para seus negócios.
Mas o fato é que estratégias bem-feitas de divulgação podem fazer toda a diferença para se destacar diante da concorrência.
Ora, não dá para confiar apenas no boca a boca entre as pessoas para que elas saibam sobre a qualidade do seu trabalho.
Aliás, nem mesmo o fato de você ser um bom profissional é suficiente para atrair pacientes. Eles precisam saber o quanto seu trabalho é melhor.
Daí a necessidade de se investir em estratégias e campanhas direcionadas para o seu público de interesse.
E nem é preciso gastar muito. Com ferramentas de marketing digital – como blogs, mídias sociais e anúncios – é possível alcançar um bom número de pessoas por um custo muito baixo.
Mesmo que o marketing possa divulgar bastante a sua clínica, ele ainda não é suficiente.
A credibilidade e a respeitabilidade dela depende também da sua reputação e das suas relações interpessoais.
Por isso, é muito importante aumentar o seu networking, tanto de pacientes em potencial quanto de outros profissionais que possam recomendar o seu trabalho.
Sendo assim, participe de eventos da área, converse com pessoas diferentes e não tenha vergonha de se apresentar e divulgar a sua clínica, apenas tendo o cuidado de não ser inconveniente.
Uma boa forma de fazer networking, principalmente fora do seu círculo de relacionamentos é por meio das redes sociais.
Elas também são uma boa ferramenta de marketing, contribuindo para atrair pacientes e reforçar a marca da sua clínica.
No entanto, é preciso saber usá-las de maneira adequada.
Por exemplo, não se deve misturar o seu perfil pessoal com a página da clínica e vice-versa.
Ou seja, seus pacientes não precisam saber como foi o seu fim de semana na praia.
Já falamos sobre a modernização do consultório e, para tanto, pode ser importante investir em algumas ferramentas tecnológicas.
Softwares, aplicativos e diversos sistemas de gestão podem ajudar na administração da clínica, no controle das finanças e de todas as tarefas, suas e dos colaboradores.
Ao organizar melhor a sua rotina, essas ferramentas contribuem bastante para que você possa se dedicar mais a outras funções, inclusive a prospecção de pacientes.
Elas também ajudam a otimizar o atendimento, além de transmitir uma imagem de modernidade e de uma maior preocupação em oferecer um serviço de mais qualidade.
Tudo que falamos até agora pode cair por terra se você não conseguir manter um relacionamento com as pessoas atendidas na sua clínica.
De nada adianta atrair pacientes se eles não voltarem para novos atendimentos.
A verdade é que é bem mais caro e trabalhoso fazer ações de atração do que cuidar da retenção.
Assim, não deixe de investir em e-mails, lembretes de agendamentos de consultas e até no tradicional cartão de aniversário.
Enfim, atrair pacientes exige uma dedicação constante e o envolvimento de todos que trabalham na sua clínica.
O crescimento dela depende de um esforço coletivo e da consciência de que o paciente deve ser colocado em primeiro lugar.
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