Saiba como realizar a administração de clínica médica de onde estiver

outubro 19, 2021

Para gerir seu negócio com eficiência, profissionais da Medicina, além da atuação em saúde, assumem o papel de empreendedor. No entanto, não é tarefa fácil fazer a administração de clínica médica. É preciso manter os processos organizados e gerenciar pessoas, equipamentos, custos, fluxo de pacientes, ações de marketing, entre outros aspectos.

Mas é possível se planejar e utilizar as melhores tecnologias para automatizar as tarefas, integrar dados e fazer a gestão da sua empresa de onde você estiver. 

Quer saber como? Confira as informações a seguir e veja como realizar a administração da sua clínica e ter sucesso no mercado!

Defina os objetivos da administração

Para realizar a gestão da clínica médica, defina os objetivos do negócio e as metas para conquistá-lo. Por exemplo: você pode determinar uma elevação no percentual de faturamento para o próximo ano, redução de custos por um período ou aquisição de determinados equipamentos para melhorar o atendimento.

Ao listar esses objetivos, que devem ser condizentes com seu negócio (para que você possa se empenhar e conquistá-los), você e sua equipe determinam as metas que precisam alcançar. 

Logo, seu time trabalha em torno de um mesmo propósito, quer dizer, de forma mais alinhada, o que aumenta a produtividade e agiliza os processos, melhorando a qualidade dos atendimentos.

De tempos em tempos, analise se os objetivos do negócio estão sendo alcançados ou se é preciso modificar o que foi traçado.

Não deixe as informações desatualizadas

Para conseguir fazer uma boa administração de clínica médica, é preciso conhecer a realidade do negócio. Ou seja, é necessário trabalhar com transparência, mantendo os dados financeiros, de pacientes, de fornecedores, de estoque e de outros processos sempre atualizados.

Na parte financeira, esse cuidado é essencial para que seja possível saber se a sua empresa está tendo lucro, entender como estão os gastos ou ainda se é necessário implementar alguma mudança, como a redução de desperdícios ou troca de um fornecedor. Para isso, o recomendado é realizar o fluxo de caixa para registrar todas as entradas e saídas de recursos.

Em relação aos pacientes, manter o cadastro em dia é uma forma de se aproximar desse público. Como? Com medidas para fidelizá-lo, como o envio de e-mail marketing, em que você felicita em datas especiais ou relembra que é o momento de a pessoa fazer o check-up, por exemplo.

Já quanto aos fornecedores, ao ter os dados atualizados, você ganha eficiência nas compras e consegue monitorar aqueles que oferecem preços e condições melhores para a aquisição de insumos.

Por último, quando você conhece dados atuais sobre o seu estoque, evita perdas ou compras desnecessárias.

Integre e centralize os dados

Falando em dados da sua clínica médica, para fazer uma boa gestão, você deve ter a preocupação de integrar e centralizar todos os dados. Dessa forma, sua equipe trabalha de modo orquestrado, evitando o retrabalho ou problemas no atendimento aos pacientes.

A integração de dados também traz mais confiabilidade para o repasse médico e para o recebimento dos convênios médicos por consultas e exames realizados.

A ideia é contar com uma tecnologia na qual essas informações sejam fáceis de acessar, de qualquer dispositivo ou local, e que fiquem armazenadas na nuvem, trazendo mais segurança para os dados da sua empresa.

Mantenha uma comunicação efetiva com a equipe

É preciso ter em mente que são as pessoas da equipe que acompanham diferentes processos e fazem o contato com os pacientes. Dessa forma, é preciso valorizar o trabalho delas e ainda manter uma comunicação efetiva.

Com isso, além de possibilitar um alinhamento entre os setores, você pode saber de problemas, conflitos entre colaboradores e até receber sugestões para melhorias e mudanças nos processos do negócio. Sem contar que, assim, é possível transmitir a cultura do seu negócio e trabalhar de maneira padronizada, especialmente em relação à qualidade do atendimento.

Portanto, para realizar uma boa administração, ouvir o seu time deve ser uma das medidas primordiais. 

Esteja atento às tendências tecnológicas

Ao acompanhar as dicas acima, você deve ter percebido que, para implementá-las, é importante adotar tecnologias para a gestão de clínica médica. Realizar processos manuais com fichas em papel ficou no passado.

Dessa forma, se você quer ter agilidade na administração do seu negócio, precisa acompanhar as inovações e saber que sua implementação não é um gasto, mas sim um investimento.

Isso porque você pode automatizar seus processos, agilizando o fluxo de trabalho, e ainda pode acessar as informações da empresa de qualquer lugar. Tudo está online, trazendo mais facilidade para o médico, que não precisa estar presencialmente na clínica para gerenciá-la.

Implemente um software especializado

Destacamos a importância de contar com uma tecnologia para melhorar a administração da sua empresa. Contudo, para aproveitar melhor os benefícios desses sistemas, é preciso escolher um que traga funcionalidades específicas, ou seja, que possam atender às necessidades do seu negócio. 

Então, o ideal é priorizar softwares de referência voltados para a gestão de clínica médica, como o da SimDoctor. Com esse sistema, você centraliza e integra todos os dados e, assim, ganha agilidade na realização das tarefas, inclusive às mais burocráticas. Além disso, passa a ter funcionalidades que vão aprimorar o atendimento a seus pacientes. 

Entre as vantagens de contar com esse software estão:

  • controle financeiro da sua clínica;
  • prontuário eletrônico do paciente;
  • prescrição de medicamentos e emissão de atestados digital;
  • agendamento online dos pacientes e confirmação automática de consulta;
  • armazenamento das informações na nuvem e possibilidade de acessá-las de qualquer dispositivo (computador, tablet ou celular) e local;
  • possibilidade de acesso simultâneo (mais de um usuário);
  • integração do sistema com as páginas das redes sociais da sua clínica, facilitando as ações de marketing;
  • emissão de e-mail marketing para os pacientes.

Com esta leitura, você viu como fazer a administração de clínica médica sem complicação. Se busca uma gestão eficiente de todos os processos, é imprescindível contar com a tecnologia mais adequada e completa do seu negócio. Para não ter erro, é só adotar o software da SimDoctor.

Quer conhecer todos os diferenciais do sistema da SimDoctor? Acesse nosso site e descubra por que essa tecnologia não pode faltar na sua clínica!

Siga a SimDoctor
Conheça a SimDoctor