Como administrar clínicas de psicologia de forma eficaz?

junho 13, 2022

As clínicas de psicologia são os principais centros de trabalho para os psicólogos, permitindo que tenham sua cartela de clientes e atuem com facilidade na rotina. Entretanto, no dia a dia, é necessário aplicar aprendizados que, nem sempre, estão relacionados com o que foi aprendido na faculdade.

A administração das clínicas de psicologia é uma delas.

Para que a rotina tenha um fluxo adequado e o trabalho seja feito corretamente, sem intercorrência, é importante ter uma boa administração da clínica. Isso reduz os problemas, antecede riscos e proporciona praticidade para a gestão.

Mas como realizar uma boa gestão e garantir a administração eficiente, conforme o esperado?

Essa é a pergunta que vamos responder ao longo do artigo. Continue lendo para saber como resolvê-la.

5 formas de melhorar a administração de clínicas de psicologia

Não é fácil administrar uma clínica de psicologia, ao contrário: demanda tempo, uma boa gestão, eterno aperfeiçoamento e muita dedicação. Mas é possível facilitar esse processo com algumas dicas importantes. Confira 5 delas abaixo.

  1. Tenha um planejamento estratégico

O planejamento estratégico nada mais é do que a definição de uma série de estratégias de uma empresa e como elas poderão ser alcançadas. Funciona como um mapa, para orientar o melhor caminho, conforme as necessidades individuais de cada marca em si.

Inicialmente, é importante fazer pesquisas de mercado que ajudam a dar o norte, permitindo, portanto, que as escolhas sejam tomadas conforme os resultados e obtenham o sucesso esperado.

Além disso, como já dito, tudo precisa ser aperfeiçoado, e não é diferente com o planejamento estratégico. Revise-o de tempos em tempos para garantir que ele ainda esteja adequado com os objetivos e metas da empresa.

  1. Separe finanças pessoais de empresariais

Isso pode parecer óbvio, mas ainda assim é importante ser dito. Muitos empreendedores acreditam que conseguem lidar com a mistura das finanças da sua empresa com a sua própria, mas isso é bastante complicado.

Separar completamente as finanças se torna muito importante para a melhor saúde financeira de clínica de psicologia, bem como dos próprios profissionais, evitando misturas de valores, operação de caixa no vermelho, entre outras situações que poderiam comprometer até mesmo o funcionamento do local.

Assim, preze por separar as contas pessoais das empresariais e busque estudar sobre gestão financeira. Isso fará toda a diferença na administração da clínica, ampliando seu olhar para um mercado macro.

  1. Treine os profissionais adequadamente

Não basta ter um planejamento estratégico assertivo e entender sobre finanças. Os profissionais que trabalham na clínica de psicologia também devem ser treinados para garantir o melhor atendimento ao cliente, bem como uma excelente experiência.

Apostar em capacitação nunca é inútil. Portanto, faça treinamentos, esclareça questões aos profissionais, busque inclusão e acessibilidade, entre outras questões. Isso tudo fará uma grande diferença para que o paciente se sinta acolhido e motivado a voltar.

Afinal, ele é um dos maiores propagadores da sua clínica e todos devem tratá-lo adequadamente e oferecer um ambiente tranquilo, silencioso e saudável.

  1. Conte com estratégias de marketing digital

Apesar do próprio paciente trazer mais reconhecimento para a sua clínica, é importante que você a propague na internet. E para isso, as estratégias de marketing digital são perfeitas, contribuindo para o alcance e conhecimento da marca para o público.

Essas estratégias podem envolver marketing de conteúdo, inbound marketing, redes sociais, e-mail  e muito mais! O importante é conhecer seu público para que o marketing chegue na hora certa e pelo canal certo. Só assim é possível ter um marketing digital eficiente e qualificado.

Para isso, contratar agências parceiras e profissionais especializados no assunto, que trabalham conforme os objetivos da clínica é uma boa pedida, para, assim, alcançar bons resultados no mundo digital.

  1. As tecnologias são suas aliadas

Em um mundo digital como o nosso, a tecnologia trabalha como o braço direito das clínicas de psicologia, proporcionando maior assertividade e rapidez em diferentes processos. Portanto, é fundamental não ter receio na hora de usá-las, ao contrário: analisar sua aplicação e adotá-la pode trazer grandes benefícios para a clínica.

Isso vai desde facilidade aos pacientes, como marcação de consulta online e prontuário eletrônico, como para a própria clínica de psicologia em si, que é muito beneficiada de uma forma completa.

Isso porque a tecnologia pode oferecer chats internos, agenda online, disparo de e-mails, integração com outras plataformas e atendimento virtual dentro de um mesmo lugar, tornando a rotina muito mais prática e as tarefas mais fáceis e rápidas de serem feitas.

Qual o papel da SimDoctor na administração de clínicas de psicologia?

A SimDoctor sabe das dores e dificuldade de administrar uma clínica de psicologia. Ter uma boa administração é sinônimo de dedicação, tempo e otimização, algo que, muitas vezes, apenas o esforço humano não é capaz de oferecer de forma proporcional ao que o espaço precisa.

Por conta disso, a SimDoctor desenvolveu um software médico voltado para a gestão e administração de clínicas. Nele, é possível organizar as agendas, ter prontuário eletrônico, marcação de consulta online, teleconsulta, gestão financeira e muitos outros diferenciais que são importantes para otimizar a rotina.

Tudo isso com a garantia de segurança que os dados da clínica devem ter. Nossa plataforma foi desenvolvida respeitando a nova LGPD e prezamos muito pela confidencialidade de todas as informações registradas. Portanto, não há o que se preocupar em relação a isso.

Outro diferencial da plataforma é que não é preciso ter um site próprio para usar o software. A opção de “Perfil” que oferecemos funciona como um mini site e aparecerá nos buscadores se o paciente procurar pela clínica de psicologia. Tudo isso para dar o mínimo de trabalho para o local.

Além disso, não é necessário se preocupar com a transferência de dados para o software médico da SimDoctor. Mediante uma taxa, conforme o sistema atual, a própria equipe técnica realiza essa transferência, garantindo o máximo de comodidade e eficiência.

Com o software médico da SimDoctor, vai ser prático fazer toda a administração da clínica de psicologia, em um âmbito completo.

Que tal conhecer um pouco mais da plataforma? Visite o site e saiba mais ou entre em contato conosco!

 

Mais Recentes