Como fazer a decoração de consultório? Aprenda aqui!

agosto 26, 2019

A decoração de consultório tem um papel fundamental, tanto para os pacientes como para os funcionários. Um projeto apropriado e interessante pode melhorar a experiência das pessoas e favorecer a imagem da sua clínica.

Você sabe muito bem quão estressante é esperar para ser atendido. No entanto, um projeto acolhedor e elementos interessantes, como aquários e plantas, ajudam os seus pacientes a ficarem mais à vontade e a se sentirem acolhidos no local.

Mostre o quanto você se importa com eles, planejando um ambiente confortável e de muito bom gosto. Para ajudá-lo, aqui estão excelentes dicas para começar o seu planejamento. Continue acompanhando!

Escolha cores aconchegantes

Selecione cores que estabeleçam um clima relaxante. Escolha tons neutros e suaves e tente fazer com que o seu consultório pareça uma sala de estar em vez de uma instalação médica. O azul-claro pode ter um efeito calmante, pois reduz a pressão arterial, tranquiliza a respiração e a frequência cardíaca.

Tons suaves de verde, marrom ou cinza também são ótimas opções. No entanto, as clínicas pediátricas são uma exceção. Nesses ambientes, sinta-se à vontade para incorporar cores vibrantes a fim de estimular os pacientes, já que nesse caso o foco são as crianças.

Priorize o conforto

Muitas vezes, os pacientes chegam ao consultório médico bem ansiosos, uma vez que podem estar doentes ou preocupados com sua saúde. Em razão disso, crie um ambiente que alivie parte desse nervosismo.

Ainda que seja fundamental instalar assentos fáceis de higienizar, eles também devem ser confortáveis o suficiente para que os usuários relaxem durante a espera e a consulta médica. Portanto, prefira poltronas acolchoadas e com tecido impermeável.

Cuide da iluminação

A iluminação deve refletir as necessidades específicas da sua clínica. Por exemplo, a luz suave e brilhante cria uma atmosfera calmante, enquanto a luz baixa e quente deixa o espaço mais acolhedor.

Embora a luz natural seja sempre a melhor, nem sempre é uma opção viável dependendo da localização da sua clínica. Nesses casos, basta evitar a iluminação fluorescente, que pode ser tão dura para os olhos que seus pacientes se sentirão exaustos.

Planeje a disposição dos móveis

Em primeiro lugar, os móveis devem ser organizados de forma a tornar o espaço aberto. Além de facilitar o tráfego entre as pessoas, essa disposição também é benéfica para o bem-estar mental de funcionários e pacientes. Cadeiras e mesas muito próximas podem fazer com que todos se sintam confinados, aumentando o estresse dos indivíduos.

Acrescente seus toques pessoais

Uma ideia interessante é selecionar obras de arte ou elementos decorativos que reflitam os interesses do médico. Por exemplo, se o profissional cultiva orquídeas como passatempo, é válido investir em fotografias florais e decorar o ambiente com espécies da planta vivas.

Por outro lado, se o especialista gosta de filmes clássicos, pode ser uma boa ideia decorar as paredes com pôsteres antigos. Esses toques pessoais definem o tom único da decoração e ajudam os pacientes a se conectarem com seus médicos em um nível mais profundo.

Sobretudo, é fundamental considerar o público do seu consultório para que a decoração escolhida seja adequada aos pacientes que você vai receber. Se for uma clínica pediátrica, elabore um espaço envolvente para as crianças. Caso a maioria dos seus clientes sejam idosos, aposte em uma paleta de cores suaves e em decorações que seus pacientes possam apreciar, como imagens históricas e informações visuais fáceis de ler.

Se você gostou deste post sobre decoração de consultório, curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas atualizações!

Mais Recentes