As clínicas médicas precisam trabalhar com foco no paciente, o...
Ler post completoComunicar-se bem é uma habilidade importante para todo gestor, inclusive médicos e profissionais de saúde.
Sendo assim, é imprescindível aprimorar a comunicação médica na sua clínica, seja com a equipe, com o paciente e seu acompanhante ou ainda com outros colegas de profissão.
Dessa maneira, você garante que as mensagens sejam transmitidas com clareza, reduzindo erros nos processos ou comprometendo a qualidade do serviço prestado.
Neste post, vamos mostrar como melhorar a comunicação na clínica médica.
Com isso, você otimiza o fluxo de trabalho e garante a satisfação dos pacientes. Mostraremos ainda como o uso da tecnologia
pode auxiliar nessa questão.
Acompanhe!
Para melhorar a comunicação médica, a primeira dica é estabelecer normas nesse processo com a sua equipe.
A ideia é padronizar a forma como é feita a troca de mensagem, presencial, telefônica e online, com os pacientes.
Com isso, você mantém a qualidade do seu serviço em toda a jornada do paciente, pois seus colaboradores sabem como repassar as informações ou tirar as dúvidas do público.
Ao implementar essa estratégia, terá mais tranquilidade, visto que o atendimento seguirá a cultura da clínica.
Determine os meios de se comunicar com a sua equipe, como um mural de avisos, grupo em aplicativo de mensagens, e-mail ou outro recurso.
A ideia é que você tenha uma ferramenta para repassar os itens mais importantes da rotina de trabalho de forma prática.
No entanto, não basta apenas definir um meio para fazer essa comunicação: você precisa consolidar o que será transmitido para ganhar tempo e evitar mal-entendidos.
Além da comunicação online e escrita, o ideal é realizar reuniões periódicas para saber como anda o fluxo de trabalho, ficar a par de qualquer problema ou para implementar mudanças.
Esses encontros são importantes também para estabelecer metas de trabalho e avaliar resultados.
Muitas vezes nem percebemos, mas, na hora da comunicação, cometemos algumas falhas.
Uma delas é não ter a atenção voltada para o ouvinte de forma a interpretar com clareza o que ele está dizendo.
Então, um dos pontos necessários para o aperfeiçoamento dos processos no seu consultório é praticar a escuta ativa.
É uma técnica em que você precisa, de fato, reter o conteúdo que o interlocutor está transmitindo.
É, portanto, a melhor forma de se comunicar com seus pacientes (e acompanhantes), principalmente se você adota o atendimento humanizado.
Assim, é preciso deixar a pessoa falar sem interrompê-la e com atenção aos detalhes, inclusive na linguagem não-verbal, como os gestos e expressões faciais.
Dessa maneira, além de oferecer um acolhimento ao paciente, você tem mais informações para adotar uma conduta clínica adequada para aquele caso.
A escuta ativa também deve ser praticada com os colaboradores. Eles acompanham a rotina da sua clínica e podem ter assuntos importantes a tratar com você.
Por último, a técnica deve ser aplicada na discussão de casos clínicos com outros profissionais. Você direciona sua atenção para o que o colega tem a dizer e pode ser mais assertivo no tratamento realizado.
E, se a sua intenção é oferecer acolhimento ao seu paciente, além da escuta ativa, pense na maneira como vai transmitir as informações para ele.
Além de ter sensibilidade no momento de dar um diagnóstico, evite usar termos técnicos e linguagem científica nos seus atendimentos.
Na comunicação médica, o objetivo é ser transparente com o seu paciente, porém é preciso falar de uma forma compreensível.
Logo, se for preciso, explique novamente o plano de tratamento e certifique-se de que a pessoa realmente entendeu o que foi transmitido.
No caso da prescrição de medicamentos, seja claro em relação à forma como os fármacos devem ser administrados.
Manter essas informações organizadas na receita médica também é essencial.
O andamento dos trabalhos da sua clínica depende da sua equipe, por isso, para melhorar a comunicação médica, dê abertura para o que ela tem a dizer.
Você deve atuar como um gestor, então esteja próximo dos colaboradores e dê abertura para feedbacks.
Dessa maneira, você conta com o seu time para a implementação de melhorias e também para avisar sobre qualquer falha que pode estar ocorrendo na rotina do consultório.
Atualmente, os recursos digitais estão cada vez mais sendo utilizados para a troca de mensagens, especialmente com o paciente.
No entanto, é preciso prezar pela escrita correta na comunicação online, evitando erros de português e também abreviaturas de palavras.
Tenha em mente que essa deve ser uma troca de mensagem profissional e qualquer deslize pode afetar a sua imagem e a da sua clínica.
Desse modo, oriente sua equipe quanto às boas práticas de comunicação com o paciente na hora de enviar mensagens por e-mail, SMS ou WhatsApp.
Para agilizar a comunicação com a equipe e com os pacientes, sua clínica precisa tornar-se digital.
Nesse sentido, a melhor ferramenta para otimizar toda a rotina de trabalho e atendimento é implementar um software de gestão para clínica médica.
Porém, diante de diferentes alternativas no mercado, o ideal é escolher um sistema completo e multifuncional, como o da SimDoctor.
Com a nossa solução, você pode ter a comunicação médica aprimorada, alinhando o trabalho do seu time e melhorando o contato com o paciente.
Isso porque o software permite que você mantenha a sua agenda
organizada, centraliza as informações do consultório e pode enviar lembretes automáticos de consulta com seus pacientes.
Você ainda tem o prontuário eletrônico, o que auxilia a comunicação com seu paciente.
Pensar em aspectos para aprimorar a comunicação médica na sua clínica vai aumentar a qualidade do seu atendimento e ainda reduzir falhas nos processos.
Como você viu, implementar um software de gestão auxiliará você a aprimorar a comunicação com sua equipe e pacientes.
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