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Como realizar a gestão de consultório médico de forma eficiente!

O sucesso de qualquer negócio depende da boa administração e de um serviço de qualidade. 

No entanto, realizar a gestão de consultório médico de forma efetiva é um desafio para muitos profissionais. 

Ter a preocupação com o gerenciamento da sua clínica é fundamental para evitar custos desnecessários e conseguir os melhores resultados. 

Assim, você traz mais satisfação aos pacientes e aumenta o lucro do seu negócio.

Nesse sentido, a otimização dos processos deve ser constante e estar presente desde a procura peloatendimentoaté o pós-consulta. 

Além de se preocupar com os pacientes, a empresa precisa crescer em vários aspectos para se tornar competitiva no mercado e oferecer um serviço mais qualificado.

Entenda a seguir a importância de ter um gerenciamento estratégico e veja dicas para melhorar a gestão de clínica médica, com destaque para a tecnologia!

Importância do gerenciamento estratégico

As clínicas médicas precisam estabelecer objetivos, como a redução de materiais ou a captação e fidelização de pacientes. 

Para isso, é necessário traçar metas e avaliar a rotina de trabalho, a fim de descobrir os pontos fracos e fortes do seu negócio.

Com essas atitudes, você pode transmitir os valores, missão e visão da empresa para pacientes e colaboradores. 

Terá em mãos ainda um planejamento estratégico, visando o futuro e sustentabilidade financeira da sua empresa.

Logo, ao listar esses objetivos, você estará definindo como deve agir para alcançar o que foi planejado. 

Assim, aumentará a competitividade do consultório, tornando-o mais preparado para os desafios do mercado.

Além disso, sua clínica pode se adaptar a diferentes situações e diminuir as incertezas comuns a qualquer negócio. 

Dicas para melhorar a gestão de consultório médico

Algumas práticas podem ajudar a aperfeiçoar os processos da sua empresa e melhorar os serviços em vários setores. 

É sobre elas que falaremos na sequência. Acompanhe!

Automatize o atendimento

A automação ajuda a padronizar todos os processos de uma empresa. 

E isso é importante, pois o atendimento talvez seja o principal fator de avaliação dos pacientes sobre os serviços prestados. 

Portanto, utilizar umsoftware de gestão, como o da SimDoctor, para disponibilizar ferramentas para oagendamento de consultase outros serviços online é fundamental para o sucesso.

Com constante movimento e intensa entrada e saída de pacientes, a organização é imprescindível. 

Caso sua agenda não esteja bem organizada, a credibilidade será questionada e a insatisfação dos pacientes pode aumentar. 

Lembre-se de que pontualidade e ordem são fatores importantes para a fidelização dos pacientes. Além disso, oferecer a agenda online traz mais comodidade ao público.

Estipule o tempo médio de consulta

Cada tipo de consulta demanda um tempo diferente de atendimento. 

Uma consulta de admissão precisa de mais atenção que um retorno, por exemplo. 

Por isso, é importante definir o tempo médio para cada atendimento.

Isso só é possível depois que a clínica tem uma rotina bem definida e planejada. 

Ao realizar essa estimativa, o agendamento de clientes deve ser direcionado de acordo com esses dados, evitando, assim, erros no cronograma, como esperas demoradas ou espaços livres.

A definição do tempo de consulta não significa queda na qualidade do atendimento, visto que as necessidades dos pacientes continuarão a ser preenchidas. 

O que será otimizado é o tempo em outras atividades e serviços.

Trabalhe com a gestão de tempo

Agestão de tempopossibilita que sua empresa realize mais atividades em um curto período, sem perder a qualidade. 

Dessa forma, é possível determinar o que é prioridade e o que pode ser feito mais tarde.

A definição das prioridades facilitará o trabalho dos colaboradores, contribuindo para a diminuição do tempo de espera. 

Além disso, ajuda a reduzir atrasos nos atendimentos, o que refletirá na satisfação e fidelização dos pacientes.

Portanto, a gestão de tempo não impacta apenas arelação médico-paciente, mas também aumenta a satisfação dos funcionários, que se sentirão menos sobrecarregados. 

Além disso, a comunicação interna se tornará mais clara e eficiente.

Nesse ponto, ter um sistema de gestão que agiliza diversas atividades manuais será essencial para a gestão da clínica médica. 

Assim, sua equipe tem mais tempo para oferecer uma atenção integral aos pacientes, pois o software otimiza diversas atividades burocráticas.

Faça o planejamento financeiro da clínica

Não tem como falar em gestão da clínica médica sem mencionar as finanças, certo? 

Então, para que seu negócio seja bem-sucedido é imprescindível fazer um planejamento financeiro, o que inclui:

  • diagnóstico da realidade financeira do consultório;
  • controle do fluxo de caixa com o registro preciso de receitas e despesas;
  • identificação de gastos mais altos, que podem ser cortados ou renegociados;
  • previsão de despesas e faturamento para curto, médio e longo prazo. Assim, é possível se programar melhor para a realização de investimentos e despesas extras, como pagamento de impostos, férias da equipe, entre outros.

Otimize a recepção de pacientes

Para que seus pacientes tenham uma boa experiência no consultório, é preciso ter agilidade em todas as etapas de suajornada

Tenha em mente que as pessoas têm uma rotina cada vez mais corrida e não gostam de perder tempo.

Então, otimize o atendimento prestado logo na recepção. 

Como? 

Utilizando um software de gestão que, além de realizar agendamento online, facilita o cadastro do paciente. 

Os dados se tornam digitais, sua equipe ganha tempo nessa tarefa e você elimina as fichas em papel. 

Uma boa gestão inclui ainda ter uma recepção com ambientação agradável e confortável para que o público se sinta acolhido enquanto espera o atendimento.

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