O sucesso de qualquer negócio depende da boa administração e de um serviço de qualidade. No entanto, realizar a gestão de consultório médico de forma efetiva é um desafio para muitos profissionais. Ter a preocupação com o gerenciamento da sua clínica é fundamental para evitar custos desnecessários e conseguir os melhores resultados. Assim, você traz mais satisfação aos pacientes e aumenta o lucro do seu negócio.
Nesse sentido, a otimização dos processos deve ser constante e estar presente desde a procura pelo atendimento até o pós-consulta. Além de se preocupar com os pacientes, a empresa precisa crescer em vários aspectos para se tornar competitiva no mercado e oferecer um serviço mais qualificado.
Entenda a seguir a importância de ter um gerenciamento estratégico e veja dicas para melhorar a gestão de clínica médica, com destaque para a tecnologia!
As clínicas médicas precisam estabelecer objetivos, como a redução de materiais ou a captação e fidelização de pacientes. Para isso, é necessário traçar metas e avaliar a rotina de trabalho, a fim de descobrir os pontos fracos e fortes do seu negócio.
Com essas atitudes, você pode transmitir os valores, missão e visão da empresa para pacientes e colaboradores. Terá em mãos ainda um planejamento estratégico, visando o futuro e sustentabilidade financeira da sua empresa.
Logo, ao listar esses objetivos, você estará definindo como deve agir para alcançar o que foi planejado. Assim, aumentará a competitividade do consultório, tornando-o mais preparado para os desafios do mercado.
Além disso, sua clínica pode se adaptar a diferentes situações e diminuir as incertezas comuns a qualquer negócio.
Algumas práticas podem ajudar a aperfeiçoar os processos da sua empresa e melhorar os serviços em vários setores. É sobre elas que falaremos na sequência. Acompanhe!
A automação ajuda a padronizar todos os processos de uma empresa. E isso é importante, pois o atendimento talvez seja o principal fator de avaliação dos pacientes sobre os serviços prestados. Portanto, utilizar um software de gestão, como o da SimDoctor, para disponibilizar ferramentas para o agendamento de consultas e outros serviços online é fundamental para o sucesso.
Com constante movimento e intensa entrada e saída de pacientes, a organização é imprescindível. Caso sua agenda não esteja bem organizada, a credibilidade será questionada e a insatisfação dos pacientes pode aumentar.
Lembre-se de que pontualidade e ordem são fatores importantes para a fidelização dos pacientes. Além disso, oferecer a agenda online traz mais comodidade ao público.
Cada tipo de consulta demanda um tempo diferente de atendimento. Uma consulta de admissão precisa de mais atenção que um retorno, por exemplo. Por isso, é importante definir o tempo médio para cada atendimento.
Isso só é possível depois que a clínica tem uma rotina bem definida e planejada. Ao realizar essa estimativa, o agendamento de clientes deve ser direcionado de acordo com esses dados, evitando, assim, erros no cronograma, como esperas demoradas ou espaços livres.
A definição do tempo de consulta não significa queda na qualidade do atendimento, visto que as necessidades dos pacientes continuarão a ser preenchidas. O que será otimizado é o tempo em outras atividades e serviços.
A gestão de tempo possibilita que sua empresa realize mais atividades em um curto período, sem perder a qualidade. Dessa forma, é possível determinar o que é prioridade e o que pode ser feito mais tarde.
A definição das prioridades facilitará o trabalho dos colaboradores, contribuindo para a diminuição do tempo de espera. Além disso, ajuda a reduzir atrasos nos atendimentos, o que refletirá na satisfação e fidelização dos pacientes.
Portanto, a gestão de tempo não impacta apenas a relação médico-paciente, mas também aumenta a satisfação dos funcionários, que se sentirão menos sobrecarregados. Além disso, a comunicação interna se tornará mais clara e eficiente.
Nesse ponto, ter um sistema de gestão que agiliza diversas atividades manuais será essencial para a gestão da clínica médica. Assim, sua equipe tem mais tempo para oferecer uma atenção integral aos pacientes, pois o software otimiza diversas atividades burocráticas.
Não tem como falar em gestão da clínica médica sem mencionar as finanças, certo? Então, para que seu negócio seja bem-sucedido é imprescindível fazer um planejamento financeiro, o que inclui:
Para que seus pacientes tenham uma boa experiência no consultório, é preciso ter agilidade em todas as etapas de sua jornada. Tenha em mente que as pessoas têm uma rotina cada vez mais corrida e não gostam de perder tempo.
Então, otimize o atendimento prestado logo na recepção. Como? Utilizando um software de gestão que, além de realizar agendamento online, facilita o cadastro do paciente. Os dados se tornam digitais, sua equipe ganha tempo nessa tarefa e você elimina as fichas em papel.
Uma boa gestão inclui ainda ter uma recepção com ambientação agradável e confortável para que o público se sinta acolhido enquanto espera o atendimento.
Um dos fatores que farão a diferença em sua gestão é oferecer um atendimento personalizado. Chamar o paciente pelo nome, escutar o que ele tem a dizer e acompanhar de perto todo o tratamento são práticas que vão fidelizá-lo.
Aqui é importante usar a tecnologia para centralizar os dados do público, facilitando, assim, o momento da consulta.
Ao longo do artigo, você percebeu que é preciso enxergar seu consultório como uma empresa, certo? Então, um aspecto que não pode faltar para um gerenciamento de qualidade é avaliar indicadores de desempenho.
É possível mensurar:
Ter uma equipe engajada e focada em um mesmo objetivo é importante para conseguir os melhores resultados. Para conseguir isso, tenha uma comunicação clara, transparente e envolva os profissionais nas decisões do consultório.
Se for preciso, ofereça treinamentos para alinhar os colaboradores de acordo com a missão e valores da clínica médica.
Permita ainda que cada profissional dê o seu feedback sobre as atividades diárias, sobre as condições de trabalho e verifique sua satisfação pessoal. Lembre-se de que os profissionais são responsáveis pelo atendimento dos pacientes, portanto, quanto mais satisfeitos estiverem, melhor atenderão ao público.
Como foi possível notar, a tecnologia é uma grande aliada no aperfeiçoamento dos processos, contribuindo para a boa gestão da clínica médica. A otimização dos serviços e a padronização do atendimento são alguns dos benefícios que ela pode trazer. Quer conferir as ferramentas que contribuem para o sucesso do seu negócio? Veja abaixo!
O prontuário eletrônico traz várias vantagens para o consultório. A agilidade do atendimento é aumentada, permitindo o acesso rápido ao histórico médico do paciente, maior agilidade para diagnosticar e mais segurança nas informações registradas.
Além disso, gera redução de custos e de espaço porque elimina a utilização de papéis, pastas e arquivos para armazenamento.
A desistência de consultas ainda é um grande incômodo para as clínicas e consultórios. Portanto, um software que envie a confirmação de modo automático, via SMS, pode ser muito útil para evitar esse desencontro. Além de evitar os furos, poupa o tempo dos funcionários, que não precisam ligar para cada paciente em busca da confirmação.
Outra boa prática é permitir aos pacientes a possibilidade de avaliar o atendimento feito na clínica. Quando essa opção é disponibilizada de forma automática, a probabilidade de ser respondida pelo paciente é maior. O feedback é fundamental para detectar falhas nos serviços e trabalhar para corrigi-las.
Para ter todas as funcionalidades que citamos neste artigo, é preciso contar com um software de gestão completo.
O SimDoctor é um sistema multifuncional de automatização para o seu consultório e clínica, que oferece diversas ferramentas, desde o controle financeiro até website integrado e redes sociais, facilitando também as ações de marketing do seu consultório.
Além disso, é uma tecnologia fácil de usar, que pode ser acessada em outros dispositivos e que oferece flexibilidade para você fazer adaptações, de acordo com as necessidades da sua clínica.
Neste artigo, você conferiu dicas para aprimorar a gestão de consultório médico. Um erro comum nessa prática é não contar com a tecnologia certa. Com a SimDoctor, você organizará e otimizará diferentes processos. Assim, conseguirá oferecer um serviço de qualidade e aumentará os lucros do seu negócio.
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