Entenda a importância de um agendamento de pacientes online

Entenda a importância de um agendamento de pacientes online

A secretaria é uma parte essencial de uma clínica médica: é com ela que o paciente tem seu primeiro contato, antes mesmo de conhecer o profissional que vai atendê-lo. Por isso, é importante que você fique antenado nas novidades para otimizar cada vez mais a gestão de sua clínica.

Nesse contexto, está o agendamento de pacientes online. O termo se refere exatamente ao que propõe: um software de marcação de consulta totalmente digital.

Mais do que um simples método de contato com o paciente, no entanto, ele é um aliado fiel na administração. A longo prazo, seu uso pode envolver melhorias como redução de custos e de cancelamentos nas consultas.

Traremos, neste post, os principais benefícios do uso do agendamento de pacientes online. Com essas informações, ficará mais fácil compreender em quais casos ele pode ser útil à sua clínica. Está preparado para saber mais? Vamos lá!

Maior praticidade ao paciente

A fidelização de pacientes é um desafio constante em uma clínica médica. Caso ele se depare já num primeiro momento com dificuldades no agendamento, é maior a chance de insatisfação. Por esse motivo, seu conforto também deve ser uma preocupação do gestor da clínica.

No agendamento clássico, ele teria que contatar a secretaria através de telefone ou e-mail. Já nesse momento, ele estaria sujeito às limitações do horário comercial e da disponibilidade da secretária. Ela teria que então consultar a agenda, confirmar o horário e conferir os dados do paciente. Todo esse processo manual conta com um risco alto de demora e erro humano.

Com o agendamento de pacientes online, eles próprios realizam todo o processo. Em um acesso disponível 24 horas, eles verificam os horários vagos e realizam a marcação em minutos. Com isso, o paciente não mais tem que lidar com filas, telefones ocupados ou superposição de consultas.

Redução de filas

Filas podem ser desagradáveis, tanto para pacientes quanto para médicos. Elas ocorrem por vários motivos, que incluem imprevistos, consultas longas demais e horários superpostos. Embora pareçam inevitáveis, elas podem ser evitadas com alguns cuidados.

O agendamento de pacientes online fornece, de maneira automática, um lembrete ao paciente da consulta. Ele pode ser programado, dias antes, para solicitar uma confirmação do horário, e enviar uma mensagem no dia do atendimento. Com isso, atrasos são minimizados e o horário fica mais organizado.

Além disso, a duração da consulta é previamente informada e o paciente sabe os momentos de seu início e término. Os “encaixes rápidos” são evitados e cada consulta ocupa apenas o espaço de tempo pré-determinado.

Facilidade no cadastro

Dados incompletos podem ser um problema no cotidiano médico. Em um agendamento físico, informações podem passar despercebidas e, outras, superestimadas. É uma boa estratégia padronizar os dados que se deve coletar de cada paciente no momento do cadastro.

Nesse quesito, o agendamento online oferece uma praticidade ímpar. O médico opta pelos campos que devem ser preenchidos no momento da primeira consulta, informando quais são obrigatórios. Posteriormente, esses dados são acessados em segundos e, com o armazenamento digital, não ocupam nenhum espaço físico.

Otimização dos lucros

O cancelamento de consultas é sempre um problema. Além de trazer prejuízo ao profissional, a agenda fica fragmentada e os horários ficam mal distribuídos. Por isso, ter uma política de atrasos bem definida com o paciente e evitar os esquecimentos é uma boa estratégia financeira.

O agendamento de pacientes online atua, como mencionamos, na confirmação de presença nos atendimentos. Alguns podem exportar o agendamento em formato de calendário, para que seja anexado digitalmente à agenda do paciente. Com isso, a clínica diminui os atrasos e esquecimentos e impede o prejuízo financeiro de uma consulta perdida.

Muitas vezes, subestimamos o impacto positivo de uma ferramenta de gestão em nosso cotidiano. O agendamento de pacientes online é um bom exemplo disso: por meio de uma ferramenta simples, de fácil acesso e centralizada, ele te deixa pensar mais longe e alcançar novos patamares. Com ele sua clínica atinge um novo diferencial, não necessitando de instalação ou de mediadores no agendamento.

Gostaria de saber mais sobre gestão e administração clínicas? Siga-nos em nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.

Dê-nos sua opinião