Afinal, por que os processos manuais podem prejudicar a sua clínica?

dezembro 19, 2018
processos manuais

A tecnologia foi criada para facilitar e agilizar a rotina de diversos tipos de empresas. Ainda assim, em muitas clínicas é comum ver que os processos manuais ainda dominam o trabalho dos colaboradores.

O fato é que esse tipo de prática pode afetar bastante o rendimento e a eficiência em clínicas médicas e consultórios. Isso acontece tanto pela lentidão na execução dos processos manualmente, quanto pelos erros humanos.

Neste post vamos mostrar a você os principais problemas gerados pelos processos manuais e por que deveria substituí-los agora mesmo. Continue a leitura e aprenda como implantar essa mudança no seu negócio!

Processos mais lentos

O problema mais evidente quando os processos são executados manualmente é a lentidão. Afinal, é preciso fazer cada uma das etapas do zero. É o caso de quando você vai preencher um prontuário eletrônico. As informações devem ser inseridas uma a uma à mão e, se errar, é necessário começar tudo de novo.

Isso pode ser evitado com a automação, na qual muita coisa é feita de forma automática. No exemplo dos prontuários, os dados dos pacientes já ficam salvos, bastando inserir as novas informações referentes ao último atendimento.

Queda na produtividade

Com essa lentidão, é claro que menos tarefas serão realizadas pelos seus colaboradores sem um tempo determinado. Se é preciso, por exemplo, marcar consultas pelo telefone ou pessoalmente, é possível atender apenas uma ligação de cada vez.

No entanto, quando se utiliza um sistema de agendamento eletrônico, as consultas podem ser marcada pelos próprios pacientes. É só verificar os horários e datas disponíveis. A mesma coisa pode ser dita do cancelamento, com o novo horário ficando disponível imediatamente.

Maior ocorrência de erros

Se é preciso realizar tudo à mão, os colaboradores estão mais sujeitos a cometerem erros, mesmo que sejam bem treinados. E ao errar, devem começar tudo de novo, o que só prejudica a produtividade.

Com a automação de processos, fica mais fácil padronizá-los.

Quase tudo é realizado de modo automático pelo sistema, com pouco envolvimento humano. Sem contar que um sistema ajuda a gerar uma padronização, impedindo que cada pessoa cumpra as tarefas de uma forma diferente.

Desperdício de mão de obra

Os processos manuais exigem bem mais dos colaboradores, sendo necessário também contratar bem mais. Eles se ocupam de tarefas repetitivas, sujeitas ao erro, o que só prejudica o rendimento.

Ao fazerem trabalhos mais operacionais, os colaboradores se sentem menos engajados e motivados. Isso só contribui ainda mais para a queda de produtividade e a lentidão nos processos.

Custo operacional mais alto

Ora, se a produtividade é baixa, obviamente que o custo operacional total fica bem mais alto. Assim, é necessário contratar mais pessoas e dispor de uma estrutura maior para atender um número suficiente de pacientes.

A verdade é que o investimento na automatização tem um retorno muito rápido. Pois ela ajuda a agilizar os processos e a aumentar a eficiência dos funcionários.

Portanto, analise bem a rotina da sua clínica e perceba o quanto os processos manuais podem estar prejudicando a eficiência do seu negócio. Vale a pena investir em tecnologias como um software de gestão, que automatiza e integra todas as funções do seu estabelecimento.

Gostou de saber como os processos manuais prejudicam sua clínica? Quer entender melhor como resolver esse problema? Então, conheça também 8 vantagens da automação em clínicas e consultórios!

Mais Recentes