Veja como fazer um diagnóstico organizacional da clínica ou consultório

outubro 11, 2018
diagnostico-organizacional

Você sabe o que é um diagnóstico organizacional? Por conta do mercado econômico vivenciar diferentes momentos e realidades no decorrer dos anos, as situações exigem que as empresas estejam aptas para se manter competitivas e distantes da falência.

Para que isso seja possível, é necessário realizar planejamentos e estratégias capazes de guiarem os investimentos ao longo das adversidades. É exatamente nesse ponto que entra esse tipo de diagnóstico, que auxilia os gestores a compreender a situação empresarial dentro dos contextos em que eles vivem.

Por isso, nesse post, vamos esclarecer sobre a definição e aplicabilidade dessa prática em uma clínica ou consultório com foco na maneira como é feita e quais benefícios proporciona quando implementada. Confira!

Em que consiste o diagnóstico organizacional?

Antes de tudo, é preciso explicar qual é a definição e quais são os objetivos dessa prática, que consiste em ações e análises que possibilitam a compreensão da realidade empresarial.

Uma vez que o contexto dos setores de uma clínica for avaliado, é possível identificar os erros e os acertos vinculados a eles. Isso permite a elaboração de estratégias que visam o crescimento do negócio — seja na correção de falhas ou no aprimoramento daquilo que já é bem realizado.

Portanto, a implementação dessa medida em uma clínica auxiliará na busca pela excelência na administração local e retorno positivo nos resultados. Então, abordaremos a seguir como é feito esse diagnóstico.

Como é a efetivação dessa prática?

Para a realização desse diagnóstico, é fundamental que as empresas busquem um profissional adequado. Dessa forma, ele vai direcionar as análises e conclusões para alcançar o sucesso da implementação.

A primeira medida a ser tomada é a coleta dos dados da instituição. Essas informações devem ser obtidas de todos os setores que compõe a empresa.

O passo seguinte é a análise dos dados adquiridos. Para isso, o profissional responsável pelo diagnóstico deve dividir e classificar os as informações. Na sequência, elas devem perder o caráter absoluto e passar a serem examinadas inseridas nos seus devidos contextos.

Para isso, a utilização de relatórios, planilhas e gráficos auxiliam na análise e permitem a identificação dos pontos eficientes e ineficientes da empresa. Por fim, os colaboradores envolvidos devem desvendar as causas dos impasses e elaborar estratégias que solucionem os problemas.

Quais os benefícios para a clínica?

Com o diagnóstico estabelecido e as táticas para melhorias já elaboradas, é de grande importância que a direção as coloquem, de fato, em ação. Feito isso, os benefícios serão obtidos, como explicaremos melhor nos próximos tópicos.

Consciência organizacional

Assim que os pontos fracos e os pontos fortes da organização forem identificados, não apenas as causas de problemas podem ser detectadas, mas também aquelas que refletem em bons resultados para a clínica.

Tomada de decisões

Ao conhecer melhor a situação de cada setor e da organização como um todo, a tomada de decisões pode ser feita mais rapidamente. Com isso, é possível vislumbrar as oportunidades com mais facilidade e sem causar impactos negativos.

Maturidade organizacional

A compreensão da realidade da empresa permite que a gestão entenda a maturidade em que a clínica se encontra. Além disso, é possível comparar com desempenhos anteriores e fazer projeções para os momentos seguintes.

Como você pode ver o diagnóstico organizacional é uma metodologia de suma importância para a manutenção de um negócio. Vale ressaltar que ele não deve ser implementado apenas em momentos de crise, mas também naqueles em que o desempenho é crescente para assegurar a excelência nos serviços e na gestão.

Gostou do conteúdo do texto? Então assine a nossa newsletter e receba os demais assuntos relacionados a clínicas e consultórios diretamente na caixa de entrada do seu e-mail!

Mais Recentes