Gestão Médica: O que é, sua importância e como aplicar no consultório

fevereiro 06, 2024

Qualquer empresa que deseja ser bem-sucedida precisa entender a importância da produtividade no ambiente de trabalho. Trabalhar de maneira eficiente e otimizada traz benefícios para o negócio, os colaboradores e os clientes: 

  • Para os clientes: ter uma empresa produtiva se traduz, para a clientela, em um atendimento de qualidade. Oferecer uma boa experiência aos consumidores é a chave para satisfazê-los e, como consequência, fidelizá-los. Afinal, quando uma pessoa é bem atendida, ela tende a compartilhar essa experiência positiva com outras. Dessa forma, a empresa também recebe novos clientes sem ter investido ativamente nessa aquisição.
  • Para a empresa: além da fidelização de clientes e das recomendações, o negócio também se beneficia financeiramente com uma equipe produtiva. Isso porque os colaboradores não deixam de ser um investimento e, como tal, devem trazer retorno. Outro benefício é a competitividade no mercado.
  • Para os colaboradores: um ambiente produtivo ajuda a motivar os colaboradores, melhorando o clima organizacional. Além disso, o sucesso de uma empresa produtiva pode levar ao compartilhamento dos bons resultados com os colaboradores

Benefícios da gestão clínica

Uma gestão médica eficiente é capaz de oferecer diversos benefícios para a sua clínica e é importante conhecê-los, para entender sua real importância.

Por isso, confira algumas das principais vantagens e o que elas podem oferecer no ambiente profissional:

Controle da agenda de consultas e exames com a gestão médica

Um consultório tem como base de suas atividades o atendimento de saúde, mas esses procedimentos também precisam seguir uma série de rotinas, para que possam ser realizados com qualidade.

Nesse caso, é a gestão médica que se responsabiliza pelo controle da agenda de consultas e exames, garantindo que todos os procedimentos ocorrem sem imprevistos.

Sem uma administração interna responsável, as agendas podem se tornar bagunçadas, comprometendo os atendimentos e o serviço da clínica.

Histórico dos pacientes

Além disso, um atendimento médico de qualidade deve levar em consideração o histórico do paciente, para oferecer diagnósticos e laudos mais precisos e assertivos.

No entanto, nem todos os profissionais podem pesquisar esses históricos durante os atendimentos. Fica a encargo da gestão médica localizá-los e deixar tudo organizado.

Dessa forma, a rotina de trabalho se torna mais rápida e otimizada, pois todos os colaboradores se ajudam e adiantam os processos burocráticos, proporcionando uma experiência de qualidade para o público.

Controle Financeiro

Ainda, um dos setores mais importantes que se relacionam à gestão médica é o controle financeiro.

Sem uma boa administração das finanças, não é possível seguir com as operações do consultório, pois não haverá recursos para dar continuidade a esses procedimentos.

Além disso, o controle financeiro é fundamental em qualquer empresa, mesmo nos centros de saúde e é o gestor médico que irá se responsabilizar por essas operações.

Processos administrativos organizados

Para ter um bom fluxo de trabalho e otimizar a rotina de todos os colaboradores, é importante que os processos administrativos sejam organizados e acessíveis.

Essa organização também é feita pela gestão médica, o que a torna ainda mais essencial para a manutenção da clínica e seus serviços.

É preciso ter uma equipe de responsáveis que saiba organizar documentos, prontuários, exames e agendas, por exemplo.

Isso não apenas facilita o trabalho de todos os profissionais, como também permite que a clínica desenvolva um ambiente mais estruturado para todos os envolvidos.

Prontuário eletrônico integrado

Com a gestão médica, as clínicas poderão aderir a novas tecnologias, pois suas rotinas de trabalho estarão mais organizadas e poderá ter recursos para investir nesse setor.

Por exemplo, os prontuários eletrônicos integrados permitem que os profissionais acessem os dados do paciente em qualquer estação, não necessariamente na mesma clínica.

Isso permite uma maior eficiência nos atendimentos, além de facilitar outras rotinas, como checagem do histórico do paciente e anotação de informações relevantes.

Nesse caso, é a gestão de consultório que possibilita a implementação desse e outros benefícios no dia a dia médico

https://www.neuralmed.ai/blog/gestao-medica

Principais atividades para uma gestão médica eficiente

Uma gestão médica eficiente não se limita aos aspectos clínicos, mas inclui ainda  administração e organização do profissional através de habilidades que contribuem para uma rotina mais inteligente, com melhor gestão de agendas, redução de desperdícios de recursos e diminuição de custos operacionais.

A relação entre médicos e tecnologia tem passado por uma evolução significativa nas últimas décadas, e essa interação está moldando profundamente a prática da Medicina. 

Prescrição digital, telemedicina e sistemas de gestão integrados são só alguns dos exemplos. Portanto, quer seja um profissional recém-formado ou que já possui consultório, é fundamental utilizar a tecnologia a seu favor.

Abaixo, listamos 4 ferramentas que facilitam a gestão médica:

1. Agendamento do Google

A Agenda Digital do Google é uma ferramenta online que permite a você organizar seus atendimentos, compromissos e obrigações diárias. 

Ela sincroniza automaticamente com outros produtos do Google, como o Gmail, facilitando o acompanhamento de reuniões, eventos pessoais e tarefas importantes. 

É uma ferramenta eficaz para o planejamento diário e a gestão de tempo.

2. Plantãozinho

O aplicativo Plantãozinho é uma ferramenta destinada a médicos que trabalham em ambientes hospitalares, clínicas e unidades de saúde. Com ele, você consegue fazer o gerenciamento de escalas de plantão e coordenação de equipe.

3. Mobills App

O Mobills App é um aplicativo de finanças pessoais que ajuda os usuários a controlar suas despesas, fazer orçamentos, rastrear gastos e economizar dinheiro.

É uma ferramenta útil para o gerenciamento financeiro pessoal e pode ser acessada em dispositivos móveis. 

4. Contabilidade

Apesar de não ser exatamente uma ferramenta, consideramos fundamental colocar na lista.

A contabilidade é ofício de uma empresa ou profissional especializado em serviços contábeis e financeiros para auxiliar no registro de transações financeiras, preparação de declarações de impostos, conformidade regulatória e planejamento financeiro. 

Ou seja, todas as obrigações que o médico tem – e muitas vezes nem sabe que possui, já que não aprende na universidade. Em especial, o processo de Emissão de Notas.

A contabilidade digital chegou para simplificar e automatizar processos de forma segura. Seja armazenando documentos eletrônicos ou integrando instituições financeiras para facilitar a conciliação financeira e a geração de relatórios precisos, cada ferramenta desempenha um papel importante em diferentes aspectos para uma gestão médica eficiente.

A escolha da ferramenta adequada depende das necessidades específicas de cada profissional e clínica.

Desvendando a Eficiência na Gestão Médica (amigotech.com.br)

Como o agendamento de consultas impacta a rotina da clínica?

Automatizar o processo de agendamento de consultas permite que sua clínica seja muito mais produtiva e organizada. Os profissionais da sua recepção podem focar no atendimento presencial e na satisfação dos pacientes, melhorando a reputação da sua clínica e atraindo mais pacientes enquanto os fideliza.

O dia a dia de uma clínica médica costuma ser bastante agitado e a rotina de trabalho da recepção é cada vez mais desafiadora. 

Atender o telefone, receber os pacientes, dar informações, autorizar guias de atendimento, receber pagamentos, confirmar presença, dar atenção aos pacientes da sala de espera, agendar os retornos, auxiliar os médicos, entre outros.

Todas essas tarefas exigem tempo e estão sujeitas a erros humanos que podem atrapalhar as demais funções da clínica. 

Por isso, otimizar o agendamento de consultas traz benefícios indiscutíveis. 

A prática melhora a rotina dos médicos e recepcionistas, diminui a sobrecarga dos profissionais, aumenta a confiança e é capaz de produzir a fidelização dos pacientes, fazendo com que seja refletido no faturamento da clínica.

Isso significa a implantação de novas tecnologias que facilitem todo o processo de agendamento de consultas. 

Além de trazer benefícios para a clínica, essas soluções trazem mais conveniência, praticidade e personalização para os pacientes que podem agendar seus atendimentos de forma rápida e simples. 

O agendamento de consultas é uma atividade comum nas clínicas médicas e consultórios. Porém, pode ter um enorme impacto na experiência do paciente e no resultado financeiro da empresa.

Por exemplo, um paciente deseja marcar uma consulta na sua clínica médica e a única forma de atendimento é por telefone, então ele liga e a atendente demora a atender ou a ligação está ocupada. 

O problema é que quanto mais o paciente demora para ser atendido, maior é a probabilidade de ele desistir do agendamento e buscar por outros estabelecimentos. 

E, mesmo que decida persistir, a sensação de espera é algo que impacta negativamente na experiência do paciente com a clínica, já no primeiro contato.

Dentro de um cenário altamente competitivo que inclui um cliente digital muito imediatista e exigente, as soluções tecnológicas para o agendamento de consultas podem oferecer um importante diferencial em consultórios e clínicas médicas.

Ao optar por uma opção de agendamento online, além da facilidade de não precisar atender telefonemas durante todo o dia, o paciente marca consultas de qualquer lugar, a qualquer hora.

Com um software médico, as clínicas conseguem otimizar o tempo com o controle de agenda, organização de pagamentos de despesas, agilizar confirmação de consultas, centralizar informações essenciais, melhorando a produtividade.

O tempo que você economiza por dia por não precisar anotar em papel, ligar para pacientes e procurar em fichas, no fim do mês será equivalente a uma otimização de tempo muito grande. 

Como resultado, a sua clínica pode ganhar o dobro ou o triplo de horas e poderá investir em mais pacientes, melhorando os resultados.

Principais vantagens de um sistema de agendamento de consultas

Os cadastros dos seus pacientes costumam ter informações incompletas? Muitas consultas são canceladas de última hora na sua clínica?

Essas situações são extremamente comuns na rotina da maioria das clínicas médicas, principalmente aquelas que não possuem um sistema de agendamento eficiente.

Em muitos casos, os profissionais da recepção ficam tão sobrecarregados com as inúmeras tarefas que precisam ser feitas simultaneamente, como recepção de pacientes, marcação de consultas, que acabam esquecendo de preencher uma informação ou outra na ficha de cadastro.

Isso pode acontecer, inclusive, com o profissional da saúde na rotina agitada de atendimentos. 

É difícil lembrar de todos os detalhes de cada consulta do dia, e ficar anotando em um papel cada informação essencial do paciente, pode tornar a consulta ainda mais lenta.

Tudo isso pode prejudicar seu fluxo de trabalho e até mesmo seus rendimentos no final do mês.

Se você não utiliza um sistema de agendamento de consultas, precisa lidar com um excesso de folhas de papel com anotações e riscos que podem, muitas vezes, mais atrapalhar do que ajudar.

Confira a seguir como um sistema de agendamento pode solucionar todos esses problemas, e otimizar seus processos internos.

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