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Como oferecer atendimento personalizado no consultório médico?

Como oferecer atendimento personalizado no consultório médico?

Para que a consulta médica seja, de fato, de qualidade, é importante realizar um atendimento personalizado. É preciso considerar que os pacientes têm necessidades diferentes e, dessa forma, a equipe de saúde deve ter um olhar sensível e realizar uma abordagem individualizada.

Para isso, é fundamental que o serviço seja humanizado para que o público se sinta acolhido e respeitado. Assim, é possível criar uma relação próxima e de confiança com o paciente, fidelizando-o.

Quer entender como prestar um atendimento personalizado em seu consultório? Não perca as dicas que listamos a seguir!

Conheça melhor seus pacientes

O atendimento personalizado é uma prática essencial na saúde. Um dos motivos é o fato de os pacientes, muitas vezes, estarem fragilizados ao procurar um médico. Pode ser o receio quanto a um diagnóstico, as dúvidas sobre os possíveis tratamentos ou outras situações que afetam o emocional.

Nesse sentido, a primeira dica é fazer com que a pessoa se sinta única e especial na consulta. Para isso, é importante conhecer bem os seus pacientes, tendo sempre à mão o cadastro completo para chamá-los pelo nome.

Para aqueles que estão no primeiro atendimento, você deve ouvir com atenção todas as queixas e descobrir aspectos sobre o histórico de saúde, estilo de vida, hábitos, entre outros pontos.

Dessa maneira, é possível se aproximar das pessoas e ter mais subsídios na conduta clínica adotada. Sem contar que você cria uma relação de confiança e passa segurança para o paciente, um fator que ajuda em seu engajamento e no sucesso do tratamento.

Acompanhe de perto a condição do paciente

Além de ter um cadastro completo e fácil de acessar, é necessário ter também o prontuário do paciente diretamente de seu computador

Assim, você pode acompanhar a condição de saúde do paciente mais de perto, observando sua evolução e outros fatores — como laudos de exames, medicamentos que foram prescritos, reações, como foi cada fase do tratamento ou outros sintomas apresentados.

O público vai sentir que está recebendo um atendimento completo e personalizado, pois você oferecerá um acolhimento ao dedicar sua atenção para todos os detalhes de seu quadro de saúde.

Demonstre interesse pelas necessidades do paciente

A ideia do atendimento personalizado no seu consultório é dispensar uma atenção integral ao paciente. Como foi dito, ele está fragilizado e busca ter suas queixas atendidas. Então, é preciso demonstrar paciência, olhar nos olhos da pessoa e escutar tudo o que ela ou seu acompanhante tem a dizer.

Procure não interromper o relato para que seja possível obter o máximo de informações a respeito dos sintomas apresentados e histórico de saúde. Com essa atitude, o paciente fica mais tranquilo e sente que o médico e sua equipe estão lá para ajudá-lo.

Outro aspecto é ter cuidado na hora de explicar sobre exames, medicamentos ou tratamentos — procure não utilizar termos muito técnicos e tenha certeza de que o paciente compreendeu o que foi explicado.

Deixe também um canal disponível para a pós-consulta, a fim de que o público possa entrar em contato caso tenha qualquer dúvida.

Aplique o conceito de slow medicine

As pessoas estão com a rotina cada vez mais corrida, todavia quando se trata de saúde é fundamental desacelerar. Esse é o conceito de slow medicine ou medicina sem pressa, que deve ser adotado ao prestar um atendimento personalizado e, portanto, humanizado.

Para isso, a primeira dica é organizar a agenda com um intervalo adequado para cada consulta. Desse modo, você pode conversar com seus pacientes com calma, sem que isso cause atrasos no próximo apontamento.

Capacite a equipe para oferecer atendimento personalizado

Falamos até aqui da relevância da abordagem individualizada do público, no entanto, essa conduta não deve ficar restrita à sua relação com o paciente. Toda a sua equipe precisa ter essa cultura incorporada para que o atendimento personalizado ocorra desde o primeiro contato que a pessoa tem com a sua clínica e se estenda ao pós-consulta.

Então, capacite sua equipe para que todos os profissionais sejam cordiais com os pacientes e acompanhantes e estejam sempre prontos para tirar qualquer dúvida.

Ofereça um ambiente agradável

Além de treinar sua equipe para ter o foco no paciente e suas necessidades, um fator que não pode ser deixado de lado é a ambientação do seu consultório. É importante ter uma decoração agradável e oferecer um espaço confortável, pensando nas pessoas que você atende.

Por exemplo: caso atenda crianças, um espaço com brinquedos, mesas e materiais para colorir é sempre bem-vindo.

Dessa forma, o público se sente acolhido, nota o quanto o profissional se preocupa com seu bem-estar e percebe que, em sua clínica, o paciente vem em primeiro lugar.

Invista em tecnologia

Para organizar os processos no seu consultório e oferecer um atendimento personalizado, é imprescindível contar com a tecnologia — como o software de gestão da SimDoctor.

Com o nosso sistema multifuncional, você integra as informações do público e conta com o prontuário eletrônico do paciente. Dessa maneira, tem acesso fácil e rápido a todos os dados de cadastro e de saúde, podendo ter mais proximidade com cada pessoa atendida.

Tem ainda o fato de otimizar diferentes tarefas administrativas, fazendo com que você e a sua equipe ganhem tempo: assim, é possível direcionar a atenção para o paciente, pois diversos processos burocráticos e manuais serão eliminados.

Outra questão é que, com a nossa solução, você passa a ter o agendamento online das consultas e o lembrete automático das consultas, o que traz comodidade para o seu público. Além disso, você emite a nota fiscal automaticamente e ainda pode oferecer a possibilidade de pagamento online do atendimento.

Por fim, entre outras funcionalidades, com a SimDoctor você pode enviar e-mail marketing em datas especiais, como aniversário, ou com informações de educação em saúde, com foco em prevenção, por exemplo.

Oferecer um atendimento personalizado na clínica é sair na frente da concorrência. Por isso, foque em prestar uma atenção integral aos pacientes, implementando uma tecnologia completa em seu consultório.

Quer conhecer melhor o nosso sistema de gestão para clínicas e consultórios? Entre em contato com a nossa equipe e descubra como essa tecnologia não pode faltar na sua rotina de atendimento!

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