Qual a importância do marketing médico para clínicas?

junho 08, 2022

O marketing está presente em tudo. Muitas empresas já se beneficiam das suas estratégias, mas o ramo da saúde pode ter certo receio de usá-lo por ainda preferirem formas antigas de divulgação.

Mas não se engane: o boca a boca, assim como outros métodos mais antigos de atrair pacientes, podem até funcionar, mas não são as formas mais eficientes de alavancar a clínica. É aqui que o marketing médico para clínicas se faz protagonista.

Estar presente em jornais, televisão e rádio pode ser útil no marketing médico, mas ter uma excelente presença digital é a maneira mais efetiva de conseguir novos pacientes e aumentar a autoridade da clínica no setor.

Entretanto, é fundamental ficar atento. O Conselho Federal de Medicina estipula algumas regras para o marketing médico. É possível vê-las nas regulamentações 1.974/2011 e 2.126/2015.

O marketing médico, quando feito de forma ética, íntegra e transparente, traz grandes benefícios para as clínicas médicas e para todos os profissionais que trabalham nela.

Os principais benefícios do marketing médico para clínicas

Agora que você já sabe que existem algumas regras, conforme o CFM, está na hora de conhecer todas as vantagens relacionadas ao marketing médico para clínicas. Confira!

Atrai o público ideal

O marketing médico para clínicas ajuda o local a atrair o público perfeito para si. Isso só é possível com a ajuda de estratégias variadas, conforme as análises feitas pela própria clínica. 

Se for para atender mais de um perfil de paciente, o marketing médico será útil. Se for para atender um único perfil, ele também tem utilidade. Tudo conforme as necessidades da clínica.

Enche a agenda

Quando o marketing é feito da forma adequada, a tendência é que a clínica tenha agendas cheias para todos os médicos. Isso porque o público descobre que a clínica é uma forma de solucionar o seu problema e, se gostar do atendimento, tende a voltar.

Portanto, prepare a sua agenda: com um bom marketing médico, a agenda tende a encher rapidamente. Para evitar confusões nesses casos, adotar agendas online e prontuários eletrônicos pode ser uma boa pedida.

Posiciona a clínica como autoridade

Aumentar a credibilidade da clínica é, sem dúvidas, um dos pontos fortes do marketing médico. Isso aumenta o número de pacientes – e até mesmo de profissionais – e posiciona o local como uma autoridade.

Isso é muito vantajoso para a competitividade de mercado, podendo contribuir, também, com a fidelização do paciente, além de gerar grandes crescimentos e um aumento na receita.

Gera uma relação de confiança

Ter uma boa relação com o paciente é fundamental para qualquer crescimento e autoridade que a clínica possa ter. Nesse cenário, o marketing médico também é útil, contribuindo para fidelizar o paciente e fazer com que ele se sinta seguro e acolhido.

Dentro da clínica, a relação entre profissionais deve ser cultivada, mas é essencial que o relacionamento entre clínica e paciente também seja.

A clínica se sobressai à concorrência

Competitividade de mercado é fundamental. Por isso, com um marketing médico para clínicas, é possível sair na frente da concorrência e se mostrar mais visível para o público de interesse se comparado às clínicas que não fazem isso.

Assim, a clínica ganha alguns dos outros benefícios já citados, trabalhando com ainda mais assertividade e profissionalismo.

Qual o papel da tecnologia no marketing médico para clínicas?

A tecnologia é o que envolve tudo. Como mencionado no início do artigo, o meio digital é fundamental para atrair novos pacientes e, consequentemente, garantir todos os benefícios do marketing médico para clínicas.

É a tecnologia que vai auxiliar na implementação e desempenho das estratégias, garantindo que performem como o esperado. É exatamente por isso que é importante contar com tecnologias aliadas na rotina e, assim, garantir o desempenho efetivo das campanhas.

Mas não é só isso: ela também está presente do outro lado da tela, para quem está sendo impactado pelo seu marketing. Então, é importante adaptar a tecnologia para cada necessidade.

Investir em campanhas também para o formato mobile é uma excelente alternativa, já que a população usa muito o celular na sua rotina,podendo ser impactada também nesses momentos.

Entretanto, a tecnologia não é apenas útil na hora de lançar as campanhas, mas também no dia a dia das clínicas para que elas funcionem corretamente e tenham capacidade de atender todas as demandas que o marketing médico oferece.

Marketing médico para clínicas: a plataforma da SimDoctor como solução para as demandas

Fazer marketing médico para clínicas é essencial e nós ajudamos com uma parte muito importante: a de garantir que a clínica mantenha a qualidade do atendimento e dos processos internos, mesmo que a demanda aumente – e muito.

Para isso, desenvolvemos uma plataforma completa e eficiente que ajuda na rotina das clínicas em diferentes âmbitos. Assim, a tomada de decisão é feita com maior assertividade e muitos processos são otimizados, o que garante uma boa economia financeira.

Abaixo, confira alguns dos diferenciais do software médico da SimDoctor:

  • Agenda médica: todos os compromissos você tem aqui! Diga adeus às planilhas e trabalhe com a eficiência que a agenda médica digital é capaz de oferecer;
  • Agendamento online: o próprio paciente pode agendar a consulta, no melhor momento para si. Isso reduz as filas e aumenta a flexibilidade da clínica;
  • Teleconsulta: não é necessário que o paciente ou o médico estejam presentes na clínica, é possível fazer consultas de todos os lugares do mundo;
  • Disparo de e-mail marketing: mantenha o bom relacionamento com seus pacientes e potencialize o marketing médico com a ajuda da nossa plataforma;
  • Chat interno: ideal para que a equipe se comunique de forma clara e objetiva, evitando ruídos e outros problemas de comunicação.

Mas essas são só algumas das inúmeras funcionalidades do software médico da SimDoctor!

Independentemente da atividade realizada, com a gente a clínica tem a garantia da proteção e segurança de dados, conforme a LGPD.

Impulsione a sua clínica com a ajuda do marketing médico! E nós ajudamos você a lidar com toda a rotina diária causada pelos desdobramentos das campanhas.

Entre em contato conosco e saiba mais!

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