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Gestão de pacientes: como a tecnologia ajuda a torná-la eficiente?

Gestão de pacientes: como a tecnologia ajuda a torná-la eficiente?

As clínicas médicas precisam trabalhar com foco no paciente, o que inclui oferecer tratamentos de qualidade e um bom atendimento em toda a sua jornada. Para isso, o médico empreendedor precisa realizar a gestão de pacientes com eficácia.

Organizar as informações do público, evitar falhas nos processos internos e oferecer diferenciais são medidas essenciais para que o gerenciamento seja eficiente. 

Assim, a gestão de pacientes vai proporcionar bem-estar, conforto e um serviço de excelência, destacando sua clínica da concorrência e trazendo a satisfação do público. 

Nesse sentido, a tecnologia, como um software de gestão, é um recurso que não pode faltar em seu negócio. Quer saber como essa ferramenta pode ajudar? Acompanhe nosso post!

Redução de erros nos processos de gestão de pacientes

Os recursos tecnológicos eliminam diversas atividades manuais, fazendo a equipe ganhar tempo na realização das tarefas. Além disso, é uma forma de minimizar os erros de cadastro ou de outras informações dos pacientes.

Logo, seus colaboradores não precisam, por exemplo, inserir dados à mão, pois tudo é digital. Desse modo, além de manter esses dados organizados e fáceis de acessar, você agiliza o atendimento de pacientes na recepção.

Integração de dados

Com um software de gestão para a clínica médica, como o da SimDoctor, você tem eficiência na gestão dos pacientes, pois centraliza todos os dados do público. O sistema integra todos os setores, permitindo mais eficiência nos processos e melhora da comunicação entre a equipe.

Dessa maneira, além de um controle dos atendimentos diários, é possível saber quais consultas ou outros serviços já foram pagos, diferenciando os pacientes particulares e aqueles via convênio.

Isso porque você tem um software com função voltada também para o seu controle financeiro, permitindo organizar e planejar melhor as contas da sua clínica.

Além disso, você pode ter mais agilidade para receber pelos serviços, pois o sistema oferece ainda a possibilidade de pagamento digital. Dessa forma, você otimiza o recebimento e ainda oferece mais comodidade para o seu paciente, contribuindo para uma boa gestão.

Possibilidade de usar o prontuário eletrônico

Como explicamos, a tecnologia permite a integração de dados e essa vantagem é fundamental para oferecer um atendimento de qualidade para o seu paciente. 

Nesse ponto, vale destacar que o software de gestão conta ainda com a funcionalidade do prontuário eletrônico do paciente. Assim, ao recebê-lo na consulta, você tem facilidade para inserir diferentes dados da pessoa atendida e, nos próximos atendimentos, passa a ter uma ficha completa digital dela.

Então, com alguns cliques você acessa, além dos dados pessoais, todo o histórico de saúde, exames que já foram realizados, procedimentos pelos quais o paciente passou, queixas apresentadas, medicamentos prescritos, entre outras informações.

Nesse sentido, pode reforçar o atendimento humanizado, visto que tem um retrato integral da condição do paciente. Além de demonstrar que está acompanhando de perto sua situação de saúde e tratamentos realizados, com o prontuário eletrônico tem mais subsídios para a tomada de decisão na conduta clínica.

Facilidade no agendamento

Quando se fala em gestão do paciente, além de trabalhar com diferenciais, como o prontuário eletrônico, é fundamental organizar os atendimentos. Para isso, o primeiro passo é ter atenção ao agendamento.

Apesar de o médico querer aproveitar ao máximo os horários disponíveis, é necessário planejar um tempo razoável para cada consulta. Dessa maneira, você pode atender sem pressa e não corre o risco de deixar as pessoas esperando na recepção, o que gera aborrecimentos.

O segundo ponto é se valer da tecnologia para otimizar a agenda. Com o sistema da SimDoctor, você conta com o agendamento online em seu site. O recurso tem a facilidade de oferecer apenas os horários disponíveis e ainda oferece comodidade ao seu paciente, que escolhe a melhor data e local com calma.

Juntamente ao agendamento online, você pode melhorar a gestão de pacientes ao realizar o lembrete automático de consultas. Assim, pode avisar a pessoa sobre o horário marcado com um ou dois de antecedência por SMS ou e-mail.

Essa é uma ferramenta que automatiza essa atividade, além de evitar faltas ou atrasos, aspectos que comprometem o bom andamento da rotina da clínica. Com o lembrete, é possível saber se o paciente vai ou não comparecer, o que agiliza a ocupação dos horários vagos e pedidos de encaixe por outros pacientes.

Automatização da emissão da prescrição médica

Com um sistema de gestão, você também evita erros na prescrição médica. A tecnologia permite a emissão automática e online do documento. Então, o paciente não corre o risco de perder a receita em papel e também não fica confuso ao interpretar a letra do médico, pois tudo é digital.

Para a clínica, é possível armazenar esses documentos online e incluir no prontuário do paciente os fármacos que já foram prescritos. A tecnologia facilita também a emissão de receitas para medicamentos de uso contínuo, que são solicitadas periodicamente por alguns pacientes.

Armazenamento seguro de documentos

Como foi mostrado, com a utilização de um software de gestão para clínica médica, os cadastros, prontuários e outras informações passam a ser digitais. Dessa forma, você deixa de utilizar as fichas em papel, o que evita danos ou perdas de documentos.

Isso porque tudo fica armazenado na nuvem, dispensando um espaço físico para a guarda de documentos e trazendo mais segurança para os dados dos pacientes. 

Além disso, é uma tecnologia que permite o acesso de dados de qualquer lugar, basta ter conexão com a internet.

Otimização das ações de marketing

O último aspecto em que a tecnologia tem papel importante na gestão dos pacientes é quanto à otimização das ações de marketing. 

Com um sistema de gestão para clínicas médicas, você gerencia com mais facilidade os perfis das redes sociais do seu negócio e ainda conta com o e-mail marketing. Assim, pode manter uma relação de proximidade com o paciente, o que contribui para aumentar as taxas de fidelização no seu consultório.

Para fazer a gestão de pacientes é preciso atenção a diversos aspectos. E, para auxiliar nesse processo, a dica é contar com um software de gestão multifuncional e que se destaca no mercado, como o da SimDoctor.Quer conhecer todos os diferenciais da nossa solução? Entre em contato com a nossa equipe e veja como melhorar a gestão da sua clínica de forma descomplicada!

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