Software para consultórios médicos: saiba como escolher o melhor

Software para consultórios médicos: saiba como escolher o melhor

O mundo contemporâneo está investindo cada vez mais no uso de novas tecnologias para o dia a dia. Sendo assim, diversos setores estão se modernizando, como é o caso da área da saúde. Pode-se dizer que o uso de software para consultórios médicos está se tornando uma grande tendência.

Um bom sistema de gestão pode ser responsável por fazer toda a diferença na rotina de uma clínica ou de um consultório médico. Ele pode ajudar, por exemplo, no agendamento de consultas, na gestão financeira, na automatização de prontuários, na emissão de receitas e em tantas outras atividades.

Contudo, existem inúmeras opções no mercado, e escolher uma não é fácil. Certamente, alguns profissionais relatam problemas com o uso de algum software, e outros elogiam demasiadamente certos programas. Assim, uma grande dúvida surge: o que é preciso saber para escolher?

Ficou interessado? Então, continue a leitura deste artigo e saiba como escolher o melhor software para consultórios médicos. Não perca essa oportunidade.

Verifique a segurança do software para consultórios

O fluxo de informações geradas e compartilhadas nos dias atuais é imenso, principalmente na internet. Uma postagem realizada em uma rede social pode “viralizar” e ser compartilhada milhares de vezes, impedindo o seu rastreio. Assim, torna-se impossível saber a quais mãos esse tipo de informação chegou.

Levando isso em consideração, é preciso contar com um software para consultórios médicos que seja seguro, garantindo que as informações de seus pacientes não sejam entregues para qualquer pessoa. A segurança deve ser analisada antes mesmo de olhar as principais funcionalidades oferecidas pelo sistema.

É importante atentar para o fato de que os procedimentos de segurança devem obedecer às normas estabelecidas pelo conselho regulador específico de sua profissão, estando de acordo com os requisitos definidos pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

Deve-se, também, certificar que os protocolos utilizados para a segurança de dados foram devidamente adotados e se eles são capazes de oferecer a necessária blindagem para as informações que serão inseridas no sistema. Caso contrário, a sua clínica estará sujeita a uma série de problemas pelo vazamento de informações confidenciais. Preste atenção a esse ponto!

Procure a avaliação de outros clientes

Também pode ser interessante procurar a avaliação de outros clientes que utilizam o software para consultórios médicos. Procure amigos e colegas de profissão que possam dar opiniões importantes, além de pesquisar informações on-line.

Obviamente, vários comentários positivos serão encontrados, mas sabemos que nenhum programa é 100% perfeito. Sendo assim, procure reclamações sobre o uso de algumas funcionalidades ou a ausência de outras. Assim será possível identificar quais programas se adéquam a sua realidade e quais não são vantajosos para o seu consultório.

Não podemos esquecer que os softwares são desenvolvidos por especialistas em tecnologia da informação. Portanto, é fundamental encontrar opções que levem as opiniões dos usuários em consideração, aceitando sugestões que possam melhorar o seu desempenho e otimizar a sua rotina.

Defina as funções necessárias

Uma prática que deve ser feita antes de iniciar a busca do software é definir quais funções serão necessárias. É preciso lembrar que a contratação de um software para consultórios médicos visa à otimização de uma série de atividades, simplificando a rotina do ambiente.

Então, de nada adiantará a escolha de um programa que tenha várias funcionalidades desnecessárias para o seu negócio. Esse tipo de situação pode ser prejudicial quando se leva o aspecto financeiro em consideração (em alguns casos, quanto mais funcionalidades, maior o custo).

Outro ponto a ser analisado é a facilidade de uso dos recursos disponíveis. Deve-se escolher uma opção que seja fácil de usar, evitando a necessidade de treinamentos constantes e/ou contar com suporte dos desenvolvedores.

Procure a personalização

A personalização de software para consultórios médicos também deve ser procurada. A personalização nada mais é que a possibilidade de configurar os recursos de acordo com as necessidades do seu negócio.

Sendo assim, procure programas especializados na área médica, permitindo a especificação de prontuários, a facilitação da criação de receitas e outros recursos que forem mais utilizados.

No caso de um software para consultórios médicos pode ser interessante contar com sistemas que privilegiem a gestão do negócio como um todo, incluindo aspectos da gestão financeira. Os médicos e demais profissionais da saúde não estão familiarizados com esse tipo de conhecimento. Logo, toda e qualquer ajuda é bem-vinda!

Conte com uma ajuda financeira

Como destacado anteriormente, contar com uma ajuda financeira pode ser de grande valia. É importante dizer que o sucesso do consultório somente será possível se os responsáveis se reconhecerem como gestores e se importarem com todas as áreas do negócio.

Apesar da correria do dia a dia e da rotina de atendimentos, é preciso fazer o controle financeiro. Obviamente, fazê-lo manualmente não é uma alternativa considerável. Sendo assim, procure softwares que tenham essa função, permitindo a inserção de valores automáticos, gerando gráficos e tabelas que sejam fáceis de entender.

Dessa forma, será possível analisar a margem de lucro, as despesas, os gastos supérfluos, entre outras coisas.

Analise relatórios

Um tipo de documento que fornece uma gama completa de informações sobre a gestão de qualquer negócio são os relatórios. Com esse documento em mãos será possível interpretar o que está acontecendo em seu consultório e, assim, poder tomar ações para melhorar o desempenho.

É importante deixar claro que os números são fundamentais para a gestão de um empreendimento. Será possível, por exemplo, identificar os procedimentos mais rentáveis, qual a influência dos planos de saúde nos seus lucros, qual o impacto das despesas e vários outros pontos.

O ideal é procurar programas que tenham essas funcionalidades incorporadas. Lembre-se sempre de avaliar tudo aquilo que é importante para a sua clínica, antes de procurar a automatização das ações.

É válido afirmar que já existem empresas especializadas na elaboração de softwares para consultórios médicos capazes de automatizar a sua clínica completamente. Vale a pena conhecer, não vale?

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das informações sobre software para consultórios médicos que destacamos? Ficou interessado? Tem alguma dúvida? Então, entre em contato com a SimDoctor que teremos prazer em atendê-lo. Não perca tempo!

Dê-nos sua opinião