Como emitir nota fiscal automaticamente na sua clínica?

novembro 21, 2020
emitir nota fiscal automaticamente

Sabemos que a rotina de profissionais de saúde inclui uma série de burocracias, especialmente quanto aos aspectos fiscais. E, nessa questão, é preciso buscar soluções para que seja possível emitir nota fiscal automaticamente em clínicas médicas e consultórios.

Com isso, você ganha mais agilidade no seu trabalho, atende às exigências da legislação e ainda tem um controle financeiro mais preciso do seu negócio.

Quer entender como funciona a emissão automática de nota fiscal para as clínicas e profissionais da saúde? Então, não perca as informações que reunimos a seguir e descubra qual a melhor tecnologia para esse processo!

De que forma é possível emitir nota fiscal automaticamente?

Para gerar nota fiscal automaticamente nas clínicas e consultórios médicos, é preciso ter um software de gestão que esteja integrado a um sistema de emissão de nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e).

Dessa maneira, com poucos cliques, você e os profissionais da sua equipe podem emitir esse documento, cumprindo o que exige a Receita Federal e prefeituras

Mas não pense que, para ter essa facilidade, é necessário adquirir equipamentos específicos. Pelo contrário: é necessário ter apenas um computador com o programa instalado e acesso à Internet.

Tudo em uma só plataforma

O processo é rápido, já que estamos falando de uma solução em que não há a necessidade de digitar todos os dados do paciente ou descrever todos os serviços prestados, evitando erros e reduzindo o tempo dessa tarefa. Isso porque as informações de cadastro dos pacientes já estão interligadas e a transmissão para a prefeitura também é automática.

A ideia aqui é ter tudo em uma só plataforma para que o profissional não tenha que acessar diferentes sistemas para conseguir gerar o documento.

Pacientes satisfeitos

Além de ter essa segurança para evitar falhas no processo, outro ponto importante é que a geração da NFS-e é realizada até mesmo se o sistema da sua prefeitura estiver instável, o que vai deixar seus pacientes satisfeitos e aumentar a credibilidade da sua clínica.

Portanto, após a prestação de qualquer serviço, como consultas, terapias ou exames, é possível emitir a nota fiscal no mesmo momento e ainda enviar para o paciente por e-mail ou WhatsApp. 

Contabilidade em dia

Como se vê, tudo é realizado na hora e, desse modo, você conta com uma tecnologia para manter a contabilidade da sua clínica em dia, o que facilita, inclusive, a gestão financeira do seu negócio.

Quais as vantagens desse processo automatizado?

Agora que você já viu como emitir nota fiscal automaticamente em sua clínica ou consultório, precisa conhecer mais vantagens de contar com essa solução. Acompanhe a seguir!

Diminuição de custos 

Ao emitir nota fiscal automaticamente, você diminui as despesas, pois não precisa ter um profissional da sua equipe somente para essa tarefa. Com todas as informações já disponíveis no sistema, basta selecionar os serviços prestados, inserir o valor e fazer a emissão do documento.

Além disso, você não precisa dispor de um espaço grande para armazenar esses documentos, já que tudo fica na nuvem, podendo ser acessado de qualquer dispositivo sempre que necessário.

Ganho de tempo

Com um software de geração automática da NFS-e, você não perde tempo digitando uma quantidade grande de dados. 

Como já dissemos, as informações já estão no sistema, permitindo que sua equipe se dedique mais para os atendimentos, a fim de proporcionar uma melhor experiência aos pacientes.

Mais segurança e confiabilidade

A tecnologia evita erros de preenchimento, o que poderia trazer problemas fiscais para a clínica. Com isso, há mais confiabilidade em todo o processo.

Sem contar que, como não há impressão dos papéis, não existe o perigo de perder esses documentos, já que eles ficam armazenados em formato digital.

Desse modo, na hora de entregar o imposto de renda médico, por exemplo, há uma precisão sobre os ganhos obtidos, facilitando assim o momento de cumprir as obrigações com a Receita Federal.

Controle financeiro mais eficiente

A gestão financeira da clínica médica ou consultório pode trazer dor de cabeça, afinal é preciso ter um controle exato sobre as receitas e despesas.

No entanto, ao emitir nota fiscal automaticamente, essa tarefa fica mais simples. Ao automatizar esse processo, não será necessário conferir nota por nota gerada, já que as informações já estarão reunidas em um software.

Redução do uso de papel

Por último, há ainda mais um diferencial de adotar uma tecnologia para emitir a NFS-e de maneira automática: a redução do uso de papel na clínica, o que significa uma diminuição de gastos.

Mas, além disso, a sua clínica ainda adota uma postura socialmente responsável ao priorizar processos voltados para a sustentabilidade ambiental.

Como contar com uma solução para a emissão de nota fiscal automaticamente?

Depois de entender como a emissão automática de notas fiscais vai otimizar a rotina da sua clínica ou consultório médico, fica a dúvida: como implementar essa tecnologia?

Saiba que o processo é simples, ainda mais quando você tem como parceiro uma empresa que é referência em soluções de gestão para clínicas médicas, como a SimDoctor.

Nosso software é integrado com o eNotas Gateway, agilizando essa tarefa e permitindo que procedimentos sejam realizados de forma segura. Com isso, você pode ficar tranquilo, pois estará evitando que a sua clínica tenha problemas com juros e multas por atraso na emissão das notas.

Intuitivo e fácil de usar

Nosso diferencial é oferecer um sistema completo, intuitivo e fácil de usar para que as tarefas administrativas sejam realizadas com mais agilidade. Além disso, você pode utilizar o software de qualquer lugar com acesso à Internet e 24h por dia.

Para não perder tempo com o preenchimento de dados e evitar erros, a dica é emitir nota fiscal automaticamente em sua clínica. Para otimizar essas tarefas, conte sempre com um software completo e de qualidade para a gestão do seu negócio, como a solução da SimDoctor.Gostou do nosso artigo? Está interessado em fazer a emissão rápida e ágil desse documento, além de contar com outras funcionalidades para agilizar o fluxo de trabalho na sua clínica? Entre em contato com a nossa equipe e descubra todas as vantagens do nosso software!

Mais Recentes