SimDoctor

Telessaúde: o que é e quais as oportunidades que ela cria?

dezembro 21, 2022

Você já ouviu o termo telessaúde? Na prática, ele é a transmissão de serviços ou informações relacionadas à saúde com a ajuda de uma infraestrutura de telecomunicação. Por conta disso, a telessaúde abrange tanto serviços voltados para a telemedicina, como não, tal como a teleducação.

Na prática, a telessaúde é uma excelente forma de reduzir os custos ao mesmo tempo em que melhora os resultados, inclusive dos pacientes. Além disso, é um mercado que está em alta, principalmente por conta do Covid-19, mas deve crescer ainda mais com o passar dos anos.

A telessaúde pode ser simples, como um médico e paciente realizando uma consulta à distância, mas também pode ser bastante complexa, envolvendo infraestruturas completas e até mesmo a robótica.

Telessaúde significa Saúde à Distância e se tornou uma das formas mais eficientes de promover saúde, tudo isso devido às tecnologias e telecomunicações, seja com o uso de internet, teleconferências ou redes de voz e vídeo.

Quais são os principais objetivos da telessaúde

A melhoria da qualidade de saúde é, sem dúvida, um dos principais objetivos da telessaúde. Isso só é possível com a qualificação contínua dos profissionais, garantindo que estejam sempre adequados às demandas dos pacientes.

Outro objetivo é aumentar a facilidade de acesso aos serviços de saúde. Por diversos motivos, a saúde presencial (em diversos serviços) é inviável para parte da população brasileira, algo que a telessaúde consegue facilitar. Assim, não é preciso realizar grandes deslocamentos ou comparecer presencialmente para resolver questões de saúde que podem ser feitas à distância.

Antigamente, a saúde à distância tinha alto custo e não era de fácil acesso para todos. Com o tempo, cada vez mais brasileiros puderam ter acesso à modalidade.

Os serviços ainda ajudam a promover uma rede integrada de atenção à saúde, o acompanhamento do quadro clínico e também agilizam soluções para problemas regionais. Mas, além disso, outros objetivos da telessaúde são:

  • Reduz custo de saúde por diminuir deslocamentos desnecessários, bem como por aumentar as atividades de prevenção à saúde;
  • Ajuda na fixação de profissionais do setor nas áreas remotas;
  • Diminui a sensação de isolamento dos profissionais da Saúde da Família.

Quais as vantagens da telessaúde?

Atualmente, a telessaúde traz um portfólio de benefícios para os serviços de saúde, pacientes e profissionais. Abaixo, confira algumas das maiores vantagens.

  • Acesso rápido aos especialistas em caso de urgência e emergência;
  • Diminuição da pressão sob os hospitais que já possuem falta de leitos e/ou recursos;
  • Redução do tempo de transporte até o local;
  • Diminuição dos custos do atendimento;
  • Uso mais assertivo dos recursos disponíveis;
  • Oferta de programas para profissionais que estão fora da zona de centros especializados.

Ainda, a saúde à distância promove um aumento da capacidade de serviços, algo extremamente vantajoso para diversos centros especializados oferecem um portfólio de soluções ainda mais completas aos pacientes, proporcionando, portanto, uma atenção total à preservação da saúde.

Definições de Telemedicina

A Telemedicina usa a informação médica trocada por meio de comunicações eletrônicas, a fim de melhorar o quadro clínico do paciente. Na prática, o termo engloba várias aplicações e serviços que usam vídeos, e-mails, telefones inteligentes, ferramentas sem fio, entre outras formas de telecomunicação.

Há poucos meses a Telemedicina foi regulamentada oficialmente pelo CFM por meio da Resolução nº 2.314/2022, que define e regulamenta a prática no país como forma de serviços médicos mediados por tecnologias e de comunicação.

Confira abaixo os principais serviços que podem ser prestados pela Telemedicina.

  • Monitoramento remoto do paciente: utiliza equipamentos de coleta de dados remota, enviando-os para uma agência de saúde em casa ou uma RDTF (instalação de testes de diagnóstico remoto, em português) para a interpretação dos resultados.
  • Educação médica: fornece créditos de formação contínua para os profissionais da saúde, entre outros serviços, em locais remotos.
  • Cuidados de saúde primários: envolve a atenção primária do paciente com o auxílio de um profissional, permitindo a realização de consultas, auxiliando o médico a realizar um diagnóstico.

Assim como a telessaúde, a Telemedicina também oferece vantagens interessantes, como melhoria na qualidade, facilidade de acesso, eficiência dos custos e atendimento às demandas do paciente.

A relação da telessaúde com a saúde mental

 A pandemia da Covid-19 impulsionou o uso da telessaúde como forma de cuidado para a saúde mental. Uma pesquisa recente da Oregon Health & Science University sugere que os serviços de saúde para aconselhamento de saúde mental aumentaram significativamente e provavelmente permanecerão dessa forma, segundo a autora da pesquisa.

Segundo os dados levantados, as visitas presenciais de saúde mental caíram em 21,9% inicialmente, apesar do estresse causado pelo início da pandemia. Entretanto, as visitas de saúde mental se recuperaram, com quase metade delas, 47,9%, fazendo a transição para a telessaúde até o final do período do estudo, em dezembro de 2020.

A pesquisa ainda notou diferenças entre as pessoas que usavam os serviços de telessaúde, suas preferências, qual população se adaptou melhor aos serviços de saúde à distância, entre outros dados.

Seja em relação aos serviços de saúde mental quanto aos relacionados com a saúde física, a telessaúde desempenha um papel fundamental: ela leva profissionais habilitados e serviços qualificados para áreas que possuem escassez desses tipos de recursos, contribuindo para a identificação e tratamento de diversas doenças. Isso ocasiona na maior e melhor saúde à nível nacional.

O papel da SimDoctor na telessaúde

Como uma empresa que busca facilitar a rotina de clínicas e consultórios espalhados pelo país com a ajuda de uma plataforma médica, a SimDoctor tem um compromisso com a telessaúde. A ferramenta oferecida é uma forma de telecomunicação e, por isso, ela atua ativamente para melhorar e expandir os serviços de saúde à distância.

Atualmente, a plataforma da SimDoctor conta com diversas funcionalidades, como:

E muito mais!

Conte com inúmeras facilidades, tudo isso dentro de uma ferramenta intuitiva, simples de mexer e que, com certeza, vai transformar a maneira como os serviços de saúde são feitos e oferecidos.

Para conhecer mais do que a SimDoctor pode fazer por você, entre em contato conosco ou solicite um teste grátis da nossa plataforma!

Mais Recentes