Funcionalidades mais importantes em uma ferramenta de gestão de clínicas

julho 20, 2022

Realizar toda a gestão de clínicas não é fácil e, por isso, muitos gestores buscam por formas mais práticas e eficientes de realizar as tarefas do dia a dia, por mais simples que elas possam parecer.

Entretanto, é importante entender as necessidades da clínica e quais as funcionalidades essenciais para supri-las, a fim de adquirir uma ferramenta que seja verdadeiramente útil na rotina, o que torna o investimento mais vantajoso e contribui para a melhor gestão e lucros.

Isso porque nem todas as clínicas têm necessidades iguais ou parecidas, o que torna fundamental buscar por capacidade de personalização. Isso proporciona maior qualidade e, sem dúvidas, a adequação com as demandas.

Em outro artigo, nós demos dicas importantes para escolher um software de gestão de clínicas, apontando critérios decisivos, como flexibilidade, suporte e facilidade no uso. Mas neste artigo, você verá as funcionalidades que não podem faltar em uma ferramenta.

7 funcionalidades indispensáveis que as ferramentas de gestão médica devem ter

Existem inúmeras funcionalidades importantes e é fundamental escolher o software médico conforme as necessidades da clínica. Mas para dar um norte, separamos 7 funcionalidades que são essenciais para todas as clínicas. Confira abaixo!

1.Agenda médica e agendamento online

Uma das funcionalidades mais importantes, a agenda faz parte da rotina de todos os profissionais que trabalham na clínica. É a forma de organizar as consultas com maior precisão e eficiência.

Entretanto, quando são feitas de papel, as agendas podem ser mais complicadas de organizar. Além disso, qualquer mudança implica em uma rasura. Então porque não investir em agendas online? São mais práticas, eficientes, economizam papel e podem ser editadas com facilidade!

O mesmo vale para o agendamento on-line. Ao dar essa alternativa ao paciente, a clínica diminui as filas na clínica e permite que ele agende sua consulta 24 horas por dia, 7 dias por semana!

Essas funcionalidades trazem benefícios como:

  • Envio de lembretes;
  • Bloqueio de horários;
  • Integração da agenda médica com o agendamento.

2.Teleconsulta

A Telemedicina já é parte da rotina de clínicas há muito tempo, mas com o cenário pandêmico ela se tornou ainda mais relevante.

A teleconsulta já não é mais uma inovação e passou a ser uma das funcionalidades básicas para qualquer clínica. Oferecer essa opção ao paciente permite que ele tenha maior flexibilidade, para que seja consultado de qualquer lugar do mundo. Isso também é muito vantajoso aos médicos, que podem fazer o atendimento à distância sem nenhum transtorno ou problema. 

Leve em consideração todos os recursos que podem ser poupados por conta da Telemedicina. É possível reduzir consideravelmente custos, espaço, entre outros, o que gera retorno para a clínica.

Alguns dos benefícios da teleconsulta são:

  • Agendamento on-line, conforme a disponibilidade;
  • Compartilhamento de tela para mostrar documentos;
  • Realiza consultas à distância, sendo necessário apenas conexão com a internet.

3.Gestão financeira

Um bom software médico oferece meios para que a clínica tenha uma ótima gestão financeira. Isso é fundamental para que o local opere sempre no azul e tenha o melhor controle possível sobre todo o dinheiro que envolve a clínica.

Tanto para controlar o que já tem como para fazer projeções para o futuro, a ferramenta pode oferecer diferentes funcionalidades, como:

  • Repasse;
  • Relatórios;
  • Orçamento;
  • Lançamento financeiro;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Geração de guias de consulta TISS.

Com um bom controle financeiro, a clínica tende a crescer cada vez mais!

 

4.Prontuário eletrônico

Um prontuário de papel gasta muita folha, é mais difícil de organizar e pode gerar problemas com a perda de informações e dados do paciente.

Ao ter um prontuário eletrônico, a clínica elimina todos esses transtornos e ainda oferece maior facilidade ao dia a dia, já que ele pode ser acessado rapidamente e em poucos cliques. Isso deixa o atendimento mais fácil para que o médico acesse as informações sem dificuldades.

Com o prontuário eletrônico, a clínica garante:

  • CID10;
  • Certificado digital;
  • Compartilhamento de prontuários;
  • Prescrição digital – Assinatura digital.

O médico terá maior praticidade e a clínica garantirá a segurança dos dados do paciente, já que a ferramenta adquirida deve estar de acordo com a nova LGPD.

5.Gestão básica da clínica

Para além de funcionalidades mais segmentadas, as ferramentas de gestão devem ter funcionalidades básicas que fazem com que o gestor tenha melhor controle sobre a rotina do espaço.

Isso garante rapidez em vários processos, otimiza o tempo, reduz os recursos – inclusive investimentos – e proporciona maior produtividade para todos os profissionais da clínica, sejam gestores, recepcionistas, médicos ou qualquer outro.

Confira algumas das funcionalidades básicas de gestão de clínica:

  • Pacotes;
  • Relatórios;
  • Site integrado.

 

6.Marketing médico

Trabalhar com o marketing é fundamental no ramo médico, desde que cumpra com as normas do Conselho Federal de Medicina. Assim, é possível atrair a atenção de mais pacientes e também de fidelizar aqueles que já conhecem a clínica.

Uma das formas mais eficientes de marketing médico é com a ajuda de e-mails marketing. Eles funcionam muito bem e são ótimos para nutrir os pacientes.

Com essa funcionalidade, a clínica conta com:

  • Criação de listas personalizadas;
  • Envios automáticos e recorrentes;
  • Envio de e-mail para os aniversariantes;
  • Desenvolvimento de campanhas de e-mail.

Prático e fácil para que a clínica também trabalhe com marketing!

 

7.Comunicação interna e externa

A comunicação interna é fundamental para a melhor compreensão de todo o time da clínica. Isso evita ruídos, falhas na interpretação e outros problemas relacionados com a comunicação.  Também traz um canal único para o envio de mensagens importantes e outros temas, para que todos os profissionais saibam ao mesmo tempo o que está acontecendo.

Entretanto, além da comunicação interna, é importante contar com a comunicação externa: um chat com pacientes. É um meio simples e muito prático para que os pacientes tirem dúvidas e peçam informações com maior agilidade.

A funcionalidade de comunicação proporciona:

  • Chat2do;
  • Gerenciamento de tarefas;
  • Melhor comunicação geral.

A SimDoctor como solução para gestão de clínicas

Pensando em oferecer o que há de mais prático e eficiente, a SimDoctor conta com uma ferramenta qualificada que busca trazer uma gestão de clínicas bem mais simples e completa.

O software médico da SimDoctor conta com todas essas funcionalidades essenciais para as clínicas, além de muitas outras que, com certeza, farão toda a diferença na rotina do espaço.

Quer saber mais do que podemos fazer por clínicas médicas? Entre em contato!

Mais notícias