Você sabe o que é clínica ampliada? Entenda melhor como funciona

setembro 23, 2021
clínica ampliada

As abordagens no atendimento em saúde vêm modificando ao longo do tempo e, cada vez mais, passam a considerar o paciente de forma global. Essa é a proposta da clínica ampliada, na qual o médico atua em conjunto com uma equipe de profissionais de saúde, conferindo mais qualidade para os tratamentos.

Como a própria denominação indica, é uma forma de ampliar os serviços de saúde, visto que leva em conta não apenas os aspectos biológicos do público, mas psicológicos, sociais e ambientais.

Quer entender melhor a finalidade da clínica ampliada, como é o seu funcionamento na prática e as vantagens para os pacientes? Acompanhe o post a seguir e obtenha essas informações!

Qual é o objetivo da clínica ampliada?

O objetivo da clínica ampliada, modelo que vem ganhando espaço no setor público e privado, é tratar o paciente a partir da ideia de saúde integral

Dessa forma, o atendimento não se restringe apenas a relatar uma queixa ao médico e, a partir disso, realizar exames e tomar medicamentos. É uma abordagem mais global, que envolve os cuidados em saúde, além de ações em prevenção, promoção e reabilitação, tendo em vista a qualidade de vida da pessoa. Assim, o médico trabalha em conjunto com profissionais de saúde de diferentes áreas, como:

  • psicologia;
  • nutrição; 
  • fisioterapia;
  • terapia ocupacional;
  • enfermagem;
  • educação física;
  • entre outras.

Com isso, o indivíduo é tratado considerando seu bem-estar físico, psicológico e social, o que ajuda no diagnóstico e na escolha das ações terapêuticas. 

A vantagem é que essa forma de atendimento em saúde pode melhorar os resultados e até mesmo contribuir para uma mudança de hábitos do paciente, já que ele participa de todo esse processo. Dessa forma, é criada uma relação de proximidade e confiança com médicos e outras pessoas da equipe de saúde.

Na prática, como é o atendimento na clínica ampliada?

A sociedade está acostumada com o modelo convencional de atendimento em saúde, que prioriza, na maioria das vezes, somente a consulta médica. Então, para ficar mais fácil de compreender o atendimento na clínica ampliada, vamos mostrar como ele ocorre na prática.

Vamos imaginar um paciente que tem o diagnóstico de diabetes e está acima do peso, mas, mesmo com os medicamentos, relata não se sentir bem. Com a clínica ampliada, o médico deixa de ter um papel central no atendimento, pois ele passa a trabalhar de forma integrada com outras áreas.

Nesse exemplo, além do acompanhamento médico, ele recebe também atendimento nutricional para orientar sobre os cardápios e modos de preparo dos alimentos. 

Mas não é só: ele pode ter a supervisão de um profissional de educação física para deixar o sedentarismo de lado e ainda ter o acompanhamento psicológico para lidar bem com as restrições alimentares e também para se engajar no tratamento de forma completa.

Portanto, você trata o paciente em diferentes dimensões, contribuindo não apenas para o controle da doença, mas para a adoção de um estilo de vida mais saudável. Dessa forma, a pessoa passa a viver melhor, sendo que as chances de ter complicações pelo diabetes reduzem bastante.

Quais as vantagens desse modelo na saúde para pacientes e profissionais de saúde?

Quer entender melhor por que é interesse adotar o modelo de clínica ampliada? Confira abaixo os principais benefícios de trabalhar baseado na ideia de saúde integral!

Atendimento humanizado

A vantagem principal da clínica ampliada é que ela coloca em prática o atendimento humanizado. Logo, seu paciente se sente acolhido pela equipe de profissionais, podendo relatar suas queixas, seu histórico de saúde e ainda trazer outros detalhes, como sua rotina e seus hábitos do dia a dia.

Dessa forma, o foco é o indivíduo, pois ele recebe uma atenção completa, o que vai muito além do seu problema de saúde.

Protagonismo do paciente

Nesse modelo, o paciente participa de todo o processo de atendimento, tendo, inclusive, a responsabilidade de seguir o plano traçado pela equipe. E, como ele é ouvido pelo time de profissionais e acolhido de uma forma integral, passa a estabelecer um contato mais próximo com os profissionais.

Ao estabelecer esse relacionamento de confiança, a pessoa e, muitas vezes, até seus familiares, passam a ter um engajamento maior nas ações terapêuticas propostas.

Mais informações para o diagnóstico

Para os profissionais de saúde, trabalhar de forma integrada proporciona a troca de ideias entre diferentes áreas, trazendo mais informações para compor um diagnóstico. Isso porque a doença ou queixa apresentada pelo paciente é vista de forma global, o que pode envolver diferentes aspectos, como físicos, emocionais e sociais.

Tratamentos com melhores resultados

Ao ter mais subsídios para o diagnóstico e para conduta terapêutica a ser adotada, as chances de o tratamento ter um resultado melhor aumentam bastante. Além disso, como dissemos, há um maior envolvimento do paciente, o que também ajuda.

Além disso, como exemplificamos no tópico anterior, as ações propostas incluem diferentes vertentes, deixando de privilegiar apenas o tratamento com medicamentos. No caso de uma pessoa com diabetes, ela passa a se alimentar melhor, a praticar atividades físicas e também cuidar do emocional, tudo de maneira integrada.

Qualidade de vida

A finalidade da clínica ampliada é, além de oferecer uma melhor experiência ao paciente, promover a saúde de modo que ele tenha qualidade de vida. A pessoa passa a ter autonomia quanto à sua saúde, entendendo quais são os diferentes aspectos relacionados a sua queixa e o que deve ser feito para viver melhor.

Desse modo, passa a fazer também a prevenção em saúde e a adotar novos hábitos no dia a dia, o que contribui para o seu bem-estar físico e mental.

Para se destacar na área de saúde, fidelizando seus pacientes, uma dica é adotar o modelo de clínica ampliada em seu atendimento. E, para trabalhar de forma integrada com outros profissionais, o ideal é ter um sistema de gestão para sua clínica. Assim, a equipe multiprofissional pode ter acesso ao prontuário eletrônico do paciente, além de utilizar outras funcionalidades para otimizar e alinhar os processos.Busca uma tecnologia completa de gestão para sua clínica? Entenda por que contar com o software da SimDoctor é a melhor escolha: acesse nosso site e fique por dentro de todos os recursos que nosso sistema oferece!

Mais Recentes