Veja as vantagens de ter uma agenda digital para consultório!

setembro 17, 2018
Agenda para consultório

A tecnologia tem possibilitado avanços significativos em diversas áreas do conhecimento. Na saúde, uma dessas facilidades é a agenda para consultório, na qual a marcação de consultas pode ser feita por meio de softwares e aplicativos.

Em pouco tempo, essa ferramenta deve substituir o tradicional agendamento por telefone. Não é para menos, tendo em vista a praticidade e as inúmeras vantagens oferecidas por esse tipo de sistema.

A verdade é que essa é uma demanda dos próprios pacientes, que procuram por formas mais inteligentes de se relacionar com os profissionais e instituições da área da saúde. Ou seja, quem não se adaptar, pode estar sujeito a perder mercado e oportunidades.

Portanto, se você quer saber mais sobre a agenda para consultório, continue a leitura do post. Confira as principais vantagens para investir nessa solução!

O que é e como funciona a agenda para consultório?

Trata-se de um sistema eletrônico no qual os pacientes do seu consultório ou clínica podem fazer a marcação de consultas sozinhos. Não é preciso um atendente como intermediário. Basta acessar a ferramenta, por meio de uma plataforma online e escolher o melhor horário entre os disponíveis.

Da mesma forma, pelo mesmo sistema de agenda para consultório, o paciente que não puder comparecer no horário marcado, pode fazer o cancelamento. Assim, o horário fica disponível automaticamente para outras pessoas. Tudo isso de maneira rápida e prática, sem a necessidade de esperar para ser atendido.

O software também envia lembretes de consultas, evitando que os pacientes se atrasem ou se esqueçam. Com isso, seu consultório fica mais organizado e você não deixa de atender pela ocorrência de desistências. Sem contar que ele pode ser sincronizado com a sua agenda pessoal, de modo que sua rotina também fica mais em ordem.

Além disso, a agenda online é uma forma de ter todos os contatos e informações dos pacientes em uma mesma plataforma. Esses dados podem ser acessados, sempre que necessário, de qualquer lugar, por meio de dispositivos móveis, como tablets, smartphones e laptops.

Como a plataforma funciona na nuvem, não é preciso se preocupar com armazenamento e manutenção em servidores locais. Os dados dos pacientes ficam totalmente protegidos, com anti-malwares, antivírus e backup automático.

Quais as vantagens de usar a agenda digital?

Pela própria descrição que fizemos de como funciona a agenda para consultório, você já deve ter percebido algumas vantagens no uso desse tipo de ferramenta. Afinal, ela pode trazer mais organização e agilidade para o seu dia a dia e mais satisfação para os pacientes. De qualquer maneira, vale destacar as principais vantagens. Veja a seguir.

Gestão adequada dos seus compromissos

Por mais competente que a sua secretária seja, ela pode deixar de marcar alguma consulta ou trocar um horário. Isso é até normal, mas pode prejudicar bastante a gestão do seu consultório e, consequentemente, o seu faturamento. Com o software, a sua agenda é feita de maneira automática, sempre que um paciente marca ou cancela uma consulta.

Maior controle sobre as consultas

Da mesma forma, pode ser complicado, tanto para você quanto para a sua secretária, controlar todos os seus compromissos, principalmente se faz atendimentos em diversos lugares diferentes. Com uma agenda para consultório, dá para controlar muito melhor a sua rotina.

Facilidade de acesso aos dados

Você e seus pacientes podem acessar a plataforma de qualquer lugar. Assim, não é preciso mais se preocupar em anotar em uma agenda física ou ficar ligando para a sua secretária para confirmar as consultas. Dá para visualizar todos os seus compromissos por um dispositivo móvel e receber lembretes de todos eles.

Mais agilidade e comodidade

Tudo isso pode ser feito de uma maneira muito rápida e prática, sem ocupar muito tempo da sua secretária e nem dos seus pacientes. Ou seja, tanto o seu consultório quanto os seus pacientes podem ter mais agilidade ao marcar consultas, o que representa uma grande comodidade.

Otimiza a rotina do seu consultório

Desta forma, os seus colaboradores podem se dedicar mais a outras funções do seu consultório. Eles podem otimizar processos e, principalmente, se dedicar mais ao atendimento aos pacientes.

Mais satisfação dos pacientes

Com todas essas vantagens, os seus pacientes podem dispor de um serviço de mais qualidade, com uma experiência completa. Eles ficam mais satisfeitos, retornando em novas consultas e recomendando os seus serviços para outras pessoas.

Como escolher uma agenda eletrônica?

Existe no mercado uma boa variedade de agendas online, com as mais variadas funções. Na hora de escolher um software, a primeira coisa a se considerar é uma solução que seja, de fato, voltada para as necessidades do seu consultório. Para tanto, confira se a ferramenta possui as seguintes funcionalidades e diferenciais:

  • Segurança e proteção total de dados, assim como backup e manutenção automáticos;
  • Website integrado com a plataforma de marcação de consultas, com a identidade visual e as informações sobre você e o seu consultório;
  • Possibilidade de integração com outras ferramentas, como um software de gestão completo, com prontuário eletrônico e gestão financeira;
  • Sincronização com a sua agenda pessoal, incluindo outros compromissos pessoais e profissionais;
  • Envio de lembretes automáticos, tanto para você quanto para os pacientes;
  • Compatibilidade de transferência de dados com outros sistemas;
  • Integração com as redes sociais, para o compartilhamento de informações pelos pacientes;
  • Navegação simplificada e intuitiva, com design responsivo, ou seja, que se adapta realmente a diferentes formatos de tela dos dispositivos;
  • Flexibilidade para se adaptar às necessidades de atendimento do seu consultório;
  • Planos diferenciados para atender diferentes perfis de consultórios ou clínicas;
  • Disponibilidade de teste grátis da plataforma.

Enfim, com tantas vantagens, não dá mais para imaginar o seu dia a dia sem uma agenda para consultório. Pois essa pode ser a solução que falta para você ter mais eficiência e aumentar, assim, o seu faturamento. No entanto, não se esqueça de contar com parceiros que possam te oferecer um serviço completo, personalizado e com a qualidade que você precisa. Experimente e se surpreenda!

Gostou de saber como funciona e quais as vantagens da agenda eletrônica? Ficou interessado e quer conhecer melhor? Então, entre em contato conosco, tire suas dúvidas e conheça todos os diferenciais da nossa solução!

Mais Recentes