Vantagens do software odontológico para o dia a dia do dentista

julho 31, 2018
Tecnologia com um software odontológico facilita a nossa vida

Atualmente, é até difícil imaginar viver sem tecnologia no dia a dia, não é mesmo? O smartphone, o computador e outros dispositivos são nossos companheiros. Então, por que no seu consultório um software odontológico também não pode ser o seu grande aliado?

Afinal, a tecnologia veio para facilitar a nossa vida, oferecendo soluções para problemas do cotidiano, principalmente no ambiente profissional. Assim, não dá mais para você ficar usando planilhas e pilhas de papéis na gestão da sua clínica odontológica.

Portanto, neste post apresentamos as funcionalidades e principais vantagens de um software odontológico. Continue a leitura e saiba o que considerar na escolha!

Quais as funcionalidades de um software odontológico?

É preciso destacar, antes de tudo, que o sistema é modular, de modo que é possível contratar apenas as funcionalidades que realmente serão utilizadas no seu consultório. Se você ainda não conhece esse tipo de ferramenta, explicamos quais são as suas principais funções.

Agenda online

Com o software odontológico, dá para registrar todos os seus compromissos em um único lugar. Assim, você pode sincronizar seus horários pessoais com os da clínica. São enviados lembretes, que ajudam a evitar atrasos.

Marcação de consultas

Com a mesma ferramenta os pacientes podem fazer o agendamento e o cancelamento de consultas online. Eles próprios fazem esse processo, de maneira mais cômoda e ágil. Sempre que cancelam, o novo horário fica disponível automaticamente para outras pessoas.

Prontuário eletrônico

Todas as informações dos pacientes podem ser salvas no sistema, de modo que sejam acessadas sempre que for preciso. Não é necessário salvar os documentos em arquivos de papel e nem em servidores locais, pois tudo fica arquivado na nuvem.

Gestão financeira

O controle de contas a pagar e a receber, das faturas, do estoque e outras operações financeiras e administrativas podem ser feitas pelo software odontológico. As ações são integradas e atualizadas automaticamente.

Carnês eletrônicos

Com a integração com o prontuário eletrônico, você pode fazer prescrições e emitir atestados pelo próprio sistema. Dá para utilizar modelos já cadastrados com suas informações básicas.

Quais as vantagens de se utilizar um software?

De modo geral, o software odontológico facilita bastante a rotina no consultório ou na clínica por agregar diversas funções necessárias para a gestão administrativa e para o atendimento dos pacientes. Veja outras vantagens imperdíveis:

Ajuda na organização do consultório

Se você usa muitos documentos e formulários impressos para a gestão do seu consultório ou clínica, provavelmente se incomoda com a quantidade de papéis em cima da mesa, pois, entre controles financeiros e informações de pacientes, são muitos dados que passam por ela. Da mesma forma, são necessários muitas estantes de arquivos e outros móveis e, ainda assim, tudo pode ficar bem desorganizado.

Com um sistema eletrônico, dá para manter um ambiente bem mais organizado, em que as informações são encontradas com facilidade. Não é preciso dispor de tantos papéis ou arquivos, que ocupam muito espaço.

Aumenta a produtividade da equipe

Com as informações concentradas em um mesmo lugar, fica mais fácil para você e seus colaboradores acessarem os cadastros dos clientes e realizar outras tarefas cotidianas. A sua agenda, os horários das consultas, os prontuários dos pacientes, entre outros arquivos podem ser acessados em um mesmo ambiente.

Outra vantagem é que o software odontológico ajuda a reduzir erros. Isso porque os processos podem ser padronizados, de acordo com as necessidades da clínica. Ou seja, todos os procedimentos, como o fluxo de atendimento, podem ser feitos da mesma maneira, evitando problemas e agilizando o trabalho.

Melhora o relacionamento com o paciente

A utilização do prontuário eletrônico, o agendamento e o cancelamento de consultas online e a própria otimização dos processos, só contribuem para melhorar a experiência dos pacientes. E assim, eles ficam mais satisfeitos e acabam retornando para novos atendimentos.

O próprio software odontológico se encarrega de enviar lembretes de consultas de maneira automática. Ele até lembra os pacientes regularmente quando precisam retornar para revisões e atendimentos de rotina. Ou seja, não é necessário ter um funcionário para fazer esse trabalho, ficando mais simples fidelizar os pacientes.

Fornece dados que ajudam no crescimento do negócio

Todas as informações geradas no ambiente do software são devidamente processadas e transformadas em indicadores de desempenho. Os dados são comparados entre si, de modo a oferecer uma visão geral sobre a situação da sua clínica.

Com relatórios periódicos, você pode identificar possíveis problemas no funcionamento do negócio ou pontos que podem ser melhorados para aumentar sua receita, reduzir custos e proporcionar uma experiência mais completa para os pacientes.

Aumenta a segurança e a comodidade

Outro motivo é a segurança. Basta pensar que as informações armazenadas em papel estão sujeitas a erros de preenchimento e até a perda dos arquivos. No software, elas são armazenadas em um ambiente protegido contra invasões, vírus e malwares com backup automático.

Como está tudo salvo na nuvem, o sistema pode ser acessado de qualquer lugar e dispositivo, como tablets, smartphones e laptops. Ou seja, você pode conferir as informações dos pacientes ou fazer operações financeiras mesmo a distância.

O que considerar ao escolher um software para a sua clínica odontológica?

Agora que você já sabe o que faz e quais as vantagens de um software odontológico, é preciso aprender o que considerar na escolha de um deles, uma vez que existem diversas opções no mercado. Podemos citar alguns fatores, como:

  • possibilidade de integração com outros sistemas, como Costumer Relationship Management (CRM);
  • migração de informações de outras plataformas e arquivos;
  • interface intuitiva e de fácil utilização;
  • sistema responsivo, ou seja, que se adapta aos diferentes formatos de tela dos dispositivos;
  • atualizações automáticas, sem a perda de informações;
  • capacidade de personalização de acordo com o perfil da clínica;
  • gestão do relacionamento com o paciente, com integração com mídias sociais, chats e e-mails; e
  • suporte gratuito e disponível 24 horas por dia.

Enfim, um software odontológico pode mesmo fazer muito pela sua clínica. No entanto, é fundamental contar com o serviço de parceiros e fornecedores confiáveis e que entendam as necessidades específicas desse tipo de negócio.

Gostou de conhecer o software odontológico? Ficou interessado em saber mais sobre essa ferramenta tecnológica? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Mais Recentes