Confira 8 melhores dicas de carreira para médicos autônomos

dezembro 20, 2021
médicos autônomos

A Medicina permite atuar de diversas maneiras, como o trabalho no serviço público, para uma empresa privada ou abrindo o próprio negócio no caso dos médicos autônomos. Contudo, como ter sucesso escolhendo o empreendedorismo, ou seja, iniciando sua própria clínica ou consultório? Essa é uma dúvida comum, afinal, mesmo no setor da saúde, existe alta concorrência, por isso, além de um atendimento de qualidade, há outros pontos que merecem atenção.

Então se você quer saber como ser bem-sucedido como médico autônomo, acompanhe as 8 dicas a seguir para alcançar a ascensão profissional!

1. Tenha uma boa comunicação com os pacientes

Seja qual for a área de um negócio, é preciso ter o foco na satisfação do seu público. Então, os médicos autônomos devem manter um relacionamento próximo com seus pacientes.

Para isso, a dica é ter uma boa comunicação com eles, a fim de oferecer não apenas um atendimento humanizado, mas também ouvir suas expectativas quanto ao serviço prestado, bem como críticas e sugestões.

Desse modo, conheça quem é seu paciente, chamando-o pelo nome e construindo um laço de confiança com ele. É uma maneira de fazer a consulta com mais qualidade, conseguir o engajamento ao tratamento e ainda de saber quais são as melhorias necessárias na sua clínica ou consultório.

Além disso, com essa postura, você pode fidelizá-los, mantendo contato mesmo fora do consultório, utilizando (caso a pessoa autorize) o e-mail marketing. Por esse canal, você pode enviar dicas de saúde, felicitar em datas especiais e relembrar que está na hora de marcar uma consulta médica.

2. Organize a sua rotina

Os médicos autônomos precisam ter organização da rotina, estabelecendo quais horários estão destinados para os atendimentos, para a gestão da clínica e ainda para compromissos pessoais.

Afinal, é preciso, além de ser médico, assumir o papel de administrador do negócio, gerenciando processos e equipes.

Para que as atribuições não se atropelem, mantenha a agenda da clínica sempre em ordem, utilizando tecnologias que permitam a sincronização com outros compromissos. Dessa forma, você consegue se planejar, evita atrasos nas consultas e ainda separa um tempo para os assuntos de gestão do consultório.

3. Faça a gestão financeira do seu negócio

Falando em fazer a gestão do negócio, um ponto fundamental é realizar a gestão financeira da sua clínica. Como fazer isso? O ideal é adotar um software de gerenciamento para clínicas que permita esse controle financeiro.

Assim, você pode fazer o fluxo de caixa com agilidade, entender a situação financeira da sua empresa sem complicação e ainda realizar o planejamento de recursos para curto, médio e longo prazo.

4. Atualize-se sempre

Os pacientes buscam profissionais que estejam a par das inovações da sua especialidade, seja em relação a novas técnicas ou novos equipamentos. Nesse sentido, os médicos autônomos que buscam uma carreira de sucesso precisam se manter atualizados, então:

  • participe de congressos, simpósios e outros eventos da sua especialidade;
  • faça cursos de aprimoramento;
  • interaja em grupos online com colegas da mesma área;
  • acompanhe sites, livros e revistas especializadas voltados para o seu segmento.

5. Desenvolva a capacidade de liderança

Para fazer a sua clínica se destacar no mercado, é necessário que você desenvolva a capacidade de liderança. Porém, nesse aspecto, é preciso ter em mente que não estamos nos referindo à figura do chefe, que manda na equipe.

Pelo contrário: um bom líder é aquele que mantém uma proximidade e boa comunicação com seus profissionais e tem a missão de inspirar e motivar esse time. A ideia é que todos trabalhem de forma orquestrada, seguindo a cultura da clínica médica e oferecendo um atendimento de qualidade para pacientes e acompanhantes.

6. Entenda sobre marketing médico

Para atrair mais pacientes, é necessário que sua clínica seja conhecida do público. Por isso, a estratégia é marcar presença digital com um site completo da sua clínica e com perfis profissionais nas redes sociais.

Desse modo, você pode divulgar seus serviços, produzindo conteúdos de sua especialidade, de prevenção em saúde e de outros temas para demonstrar autoridade em sua área. 

No entanto, antes de fazer qualquer tipo de publicidade, é necessário seguir as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) para evitar qualquer sanção ao seu registro profissional ao colocar em prática as ações de divulgação.

7. Faça parcerias de qualidade

Ao ter a própria clínica, é importante buscar meios de ter lucro e de fazer o controle de custos. Logo, o recomendado é buscar parcerias de qualidade, seja com fornecedores para obter preços e condições melhores ao comprar insumos, seja com outros profissionais, caso decida adotar o modelo de clínica ampliada e oferecer um atendimento integral.

Para fazer parcerias com outros colegas, o ideal é investir em networking, de modo a ampliar sua rede de contatos para conhecer médicos que também queiram atuar no empreendedorismo.

8. Invista em tecnologia para sua clínica

Por último, uma das principais dicas para os médicos autônomos é investir em tecnologia na sua clínica. Assim, você pode organizar melhor as informações, alinhar o trabalho da equipe, ganhar agilidade na rotina e oferecer uma experiência diferenciada ao seu paciente.

Como obter tudo isso? Escolhendo um software de gestão desenvolvido para atender às principais necessidades da clínica médica, como o sistema da SimDoctor.

Com essa ferramenta, você conta com múltiplas funcionalidades, que são fáceis de usar e permitem o acesso às informações de qualquer dispositivo. É uma forma de eliminar o uso do papel, manter os dados da clínica e dos pacientes organizados e em segurança e ainda otimizar as atividades do negócio, inclusive aquelas mais burocráticas

Além disso, você aprimora o atendimento em toda a jornada do paciente, pois pode implementar o agendamento online de consulta, o prontuário eletrônico, a prescrição online de medicamentos, entre outros recursos.

Médicos autônomos podem ter sucesso ao se dedicar à gestão do negócio e ao aprimoramento da qualidade dos serviços. Sendo assim, o melhor caminho é investir em tecnologias adequadas para sua clínica, como o software da SimDoctor.

Enfim, gostou das nossas dicas para alavancar sua carreira? Quer acompanhar outros conteúdos com essa temática? É só seguir as nossas páginas no Facebook, YouTube, Twitter, LinkedIn e Instagram!

Mais Recentes