Propaganda médica: entenda as regras do CFM para divulgar sua clínica!

setembro 02, 2021
Propaganda médica regras do CFM

Quem empreende sabe da necessidade de investir em estratégias de marketing para divulgar seus serviços, especialmente nos meios digitais. Mas como fica essa questão na área da saúde? Como fazer propaganda médica?

No caso específico da medicina, profissionais podem fazer publicidade para atrair pacientes e mostrar os diferenciais da sua clínica, no entanto, é necessário seguir as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM), que constam na Resolução CFM nº 1.974/11

Além disso, em cada Conselho Regional de Medicina (CRM) há também a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), que tem o papel de avaliar esse tipo de publicidade a fim de averiguar se cumpre os requisitos éticos da categoria.

Quer conhecer as principais normas do CFM acerca da propaganda médica? Então, confira o nosso post e descubra dicas para fazer a divulgação do seu negócio de maneira eficiente para crescer no mercado!

Quais são as principais regras do CFM para a propaganda médica?

Para você poder criar estratégias de marketing para sua clínica ou consultório sem correr o risco de cometer algum deslize junto ao conselho profissional, precisa conhecer as regras para a propaganda médica. Veja abaixo as principais!

Inclua os dados obrigatórios

Os anúncios na área médica precisam incluir as seguintes informações:

  • nome do(a) médico(a);
  • número de inscrição do CRM;
  • especialidade e área de atuação registrada no CRM;
  • número do registro de qualificação de especialista (RQE), caso o(a) médico(a) tenha;
  • nome do(a) diretor(a) técnico(a) e número do CRM em anúncios de clínicas, hospitais e outras instituições de saúde.

Tenha cuidado com autopromoção

Ao fazer a propaganda médica, é preciso ter cuidado com anúncios que passem a ideia de autopromoção do médico, assim:

  • é proibido utilizar na publicidade médica termos como “o melhor”, “o único da cidade”, “a mais qualificada”, “técnica exclusiva” ou outras expressões dessa natureza;
  • o médico não pode fazer anúncio de técnicas ou tratamentos com garantia de resultados;
  • não é permitido mostrar equipamentos ou aparelhagem para indicar que tenha um serviço exclusivo;
  • ao conceder entrevistas para a mídia, as informações passadas pelo médico devem ter caráter educativo e nunca para a autopromoção do profissional.
  • o médico não pode divulgar técnica ou tratamento com foto de pacientes, mesmo que obtenha autorização para isso.

Como divulgar sua clínica de forma eficiente?

Depois de conhecer as principais regras do CFM para a propaganda médica, é interessante saber como fazer a divulgação da sua clínica ou consultório. Nesse ponto, você precisa ter em mente o potencial que o ambiente online oferece para o marketing.

Isso mesmo! Com a disseminação do uso da internet para a pesquisa sobre serviços em geral (incluindo os de saúde), é preciso marcar presença na web e ficar mais próximo do paciente digital, ou seja, que busca informações em sites e redes sociais.

Acompanhe as dicas a seguir para atrair mais pacientes e ter sucesso!

Invista no site da sua clínica

O primeiro passo é ter um site completo da sua clínica para que as pessoas acessem informações básicas, como endereço, telefone e outras formas de contato e especialidades atendidas.

Além disso, ofereça em seu site ferramentas que tragam comodidade ao público, como a possibilidade do agendamento online de consulta. Dessa forma, as pessoas conseguem escolher um horário de forma prática e percebem que o médico investe em tecnologia para o conforto de pacientes.

Produza conteúdo relevante e informativo

Aproveite o site e inclua um blog para divulgar conteúdos educativos e voltados para sua especialidade. A ideia é produzir textos relevantes para informar pacientes e também para que você se torne autoridade em sua área de atuação.

Saiba que, quanto mais conteúdo de qualidade você disponibiliza em seu blog, mais fácil será para as pessoas encontrarem seus serviços ao fazer uma busca no Google. Para isso, é preciso utilizar técnicas específicas, incluindo nos textos, por exemplo, as palavras-chave mais buscadas pelo público.

Por essa razão, pode ser necessário ter uma equipe especializada de marketing para que os conteúdos produzidos sejam formatados da forma correta e, assim, tragam resultados para o seu negócio.

Crie um canal no YouTube

Além de conteúdo escrito no blog da sua clínica, você pode fazer propaganda médica em um formato mais interativo, como os vídeos. Para isso, crie um canal no YouTube e faça um planejamento dos conteúdos que você quer apresentar. 

Você pode produzir vídeos sobre prevenção em saúde, dicas de qualidade de vida, técnicas e tratamentos da sua especialidade ou para esclarecer as dúvidas mais comuns de pacientes.

Aposte em e-mail marketing

Uma ação para fidelizar pacientes é utilizar o e-mail marketing, uma forma de enviar conteúdos de saúde e felicitações de aniversário ou outras datas comemorativas. É possível ainda utilizar esse contato para alertar de que está chegando a data de seu check-up. Aqui é importante ter a autorização das pessoas para realizar essa abordagem de forma não invasiva.

Use as redes sociais para comunicações abertas

É claro que não há como falar de estratégias para propaganda médica sem citar o uso das redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e outras. Desse modo, para atrair mais pacientes, é recomendado criar um perfil profissional nessas plataformas.

A partir disso, você passa a ter um canal para divulgar textos, imagens ou vídeos (inclusive conteúdos do seu site ou aqueles produzidos para o YouTube), alcançando um grande número de pessoas. 

Outra vantagem é a interação proporcionada pelas redes sociais, já que você pode responder comentários e até participar de lives, ficando mais próximo do público.

A dica aqui é ter o compromisso de sempre atualizar esses perfis com novas postagens para que as pessoas saibam que sempre terão novidades para acompanhar.

Você conhecia as regras do CFM para propaganda médica? São detalhes que devem ser observados em anúncios e em outras formas de divulgação da sua clínica para evitar multas ou sanções que possam prejudicar sua carreira.Gostou das informações deste post? Quer acompanhar outros assuntos para o seu crescimento profissional? Siga as nossas páginas do Facebook, Twitter, Instagram e Youtube!

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