As profissões da área da saúde estão se tornando cada vez mais competitivas: há alguns anos, acompanhamos a criação de novas escolas de medicina em várias cidades do país. Em pouco tempo, juntamente com a crescente concorrência no setor, haverá maior necessidade de estratégias para a fidelização de pacientes. Para suprir esse objetivo, você já cogitou usar o e-mail marketing para clínica?
Hoje em dia, o marketing permeia tudo o que fazemos; na medicina, ele está em franca ascensão. Seu uso permite que um empresário consiga levar seu nome e sua marca mais longe, cunhando seu lugar no mercado. Para qualquer profissional que abra sua própria clínica, o marketing médico se tornou essencial.
De olho nesse cenário, este artigo trará algumas informações sobre o e-mail marketing, uma ferramenta importante para a propaganda de consultórios. Falaremos sobre seus principais conceitos e como ele pode ser útil para sua clínica. Por fim, daremos algumas dicas para implementá-lo com a maior eficácia possível. Vamos lá?
Esse é o nome dado para as atividades de marketing que têm como principal meio os correios eletrônicos. Você provavelmente já recebeu alguns: livrarias oferecendo seus lançamentos, aplicativos de vendas com descontos exclusivos e até mesmo propagandas de restaurantes. Esses são exemplos rotineiros de e-mail marketing, nas mais diversas áreas do mercado.
Essa modalidade de divulgação tomou força nos últimos anos devido à proximidade que ela oferece entre empresários e clientes. No e-mail marketing para clínica, não é diferente. Ele permite que você se aproxime de seu futuro paciente de uma maneira leve e dinâmica. Com uma boa estratégia de marketing digital, você consegue acertar no público-alvo e disseminar ainda mais o seu nome.
As impressões que os pacientes têm de seus médicos se iniciam antes mesmo do momento da consulta. Elementos sutis muitas vezes fazem toda a diferença para proporcionar a melhor experiência possível a eles. De posse dessa informação, você pode adotar estratégias que aumentem ao máximo a confiança de seu público.
O e-mail marketing é uma ferramenta que vincula sua imagem a um conteúdo específico, que será ofertado gratuitamente ao paciente. Ambos se beneficiam dessa relação: ele pode sanar dúvidas corriqueiras e você pode dar uma demonstração de seu profissionalismo e conhecimento. Com isso, o paciente terá uma ideia do que esperar de você no momento da consulta.
Além disso, o e-mail marketing para clínica deixa você sempre presente no cotidiano do seu paciente. Os riscos de ele se esquecer de alguma consulta ou abandonar algum tratamento se tornam menores. Por fim, ofertar esses conteúdos é uma maneira de trazer autoridades às suas informações, tirando dúvidas cotidianas do seu público.
Quando se opta por essa forma de contato com o paciente, é importante ter em mente algumas informações. Definir um público-alvo, por exemplo, faz com que você adeque seu conteúdo a quem você quer atingir. Além disso, é possível direcionar os e-mails para um grupo específico de pessoas que se encaixam em sua especialidade médica.
O correio eletrônico é uma modalidade muito característica, fazendo com que a mensagem siga um estilo específico. Para isso, use seu bom-senso: mensagens excessivamente formais se tornam desinteressantes, enquanto as coloquiais contrariam a postura elegante que os médicos geralmente têm. Sempre que se dirigir eletronicamente a um paciente, pense em como você mesmo gostaria de ser informado por e-mail.
Conhecer mais de perto as diferentes modalidades da divulgação de consultórios médicos, em breve, será essencial para a área da saúde. Nesse contexto, o e-mail marketing para clínica se tornou um método fácil e eficaz de fidelização de seus pacientes. Se você quer saber mais informações sobre marketing médico, assine nossa newsletter! Estamos sempre falando a respeito desse assunto.
Organizar a rotina da clínica é uma tarefa complicada e que exige dedicação por parte de todos os profissionais. Entretanto, é possível adotar medidas capazes de reduzir os transtornos e facilitar o dia a dia do ambiente, como, por exemplo, o uso de prontuário eletrônico. A adoção deste método está crescendo cada vez mais em […]
Continuar lendoAs clínicas de psicologia são os principais centros de trabalho para os psicólogos, permitindo que tenham sua cartela de clientes e atuem com facilidade na rotina. Entretanto, no dia a dia, é necessário aplicar aprendizados que, nem sempre, estão relacionados com o que foi aprendido na faculdade. A administração das clínicas de psicologia é uma […]
Continuar lendoO marketing está presente em tudo. Muitas empresas já se beneficiam das suas estratégias, mas o ramo da saúde pode ter certo receio de usá-lo por ainda preferirem formas antigas de divulgação. Mas não se engane: o boca a boca, assim como outros métodos mais antigos de atrair pacientes, podem até funcionar, mas não são […]
Continuar lendoO uso de planilhas como agendas é bastante comum em clínicas médicas, afinal, são simples de mexer e editar, o que torna a rotina mais fácil. Entretanto, o uso de agenda online está substituindo as planilhas devido à maior praticidade que essa modalidade oferece. Essa mudança se dá principalmente pela necessidade em ter plataformas e […]
Continuar lendo