Prescrição digital: saiba como melhorar a qualidade do atendimento

Prescrição digital: saiba como melhorar a qualidade do atendimento

A prescrição é um dos documentos mais importantes da área da saúde. É por ela que o médico consegue, indiretamente, exercer o cuidado específico para cada um de seus pacientes. Embora ela tenha o poder de curar doenças, erros em prescrições podem desencadear efeitos catastróficos para médicos e pacientes. Para minimizá-los, a prescrição digital vem sendo uma das ferramentas mais requisitadas.

O auxílio da tecnologia não é novidade para grande parte da medicina: métodos sofisticados vêm sendo continuamente implementados na área da saúde, como em exames de última linha. Por que então não utilizá-la para algo muito mais corriqueiro, como na prescrição médica?

Neste artigo, abordaremos os principais benefícios da aplicação da prescrição digital no cotidiano médico. Falaremos de alguns objetivos que podem ser alcançados com a sua ajuda, como diminuição de erros e otimização do tempo. Por fim, vamos discorrer sobre como fazer o melhor uso dessa ferramenta no seu cotidiano.

Está preparado? Continue conosco!

Diminuição dos riscos

Como mencionamos, erros em prescrições médicas podem ser desastrosos: colocar um 0 a mais na posologia da maioria dos medicamentos transforma uma dose terapêutica em uma substância letal. O preenchimento desse documento costuma ser um momento de muita atenção por parte dos profissionais da área.

Não são apenas descuidos que podem gerar eventos indesejáveis: uma prescrição manual predispõe, por exemplo, ao não entendimento da caligrafia do médico. Por esse motivo, a prescrição eletrônica reduz a chance de equívocos e facilita o entendimento tanto de pacientes quanto de farmacêuticos. A dose de medicamentos pode ser conferida com maior facilidade por outros profissionais e pelo usuário do serviço.

Facilidade de consulta

Muitas vezes, é necessário resgatar informações de atendimentos anteriores durante a consulta médica. Por isso, frequentemente os profissionais solicitam aos pacientes que tragam consigo prescrições antigas nos próximos encontros. Embora isso possa funcionar, esquecimentos ocorrem com mais frequência do que seria desejado.

A prescrição eletrônica facilita ao médico recuperar essas informações. Com um clique, ele consegue visualizar as prescrições antigas sem precisar que o paciente retorne com vários documentos. Com isso, é possível ter à mão mais informações sem ficar susceptível a imprevistos ou esquecimentos.

Além disso, seu uso pode contar com uma versatilidade de acesso entre vários dispositivos. Na era da informação, o acesso a documentos por smartphones ou tablets se tornou uma realidade.

Integração entre sistemas

Embora a especialização dentro da área médica facilite a didática, ela pode ser um problema para o paciente: consultar com médicos de várias áreas pode gerar déficits na comunicação entre os profissionais. Não raramente, medicamentos dos quais o paciente já faz uso podem interferir no tratamento proposto por outra especialidade. É preciso ter sempre em mãos o histórico e tratamento atual do paciente.

Quando se usa a prescrição clássica, isso pode ser um problema. Pacientes que são assistidos por 5 profissionais diferentes, por exemplo, terão 5 documentos com medicações distintas. A prescrição eletrônica facilita a vida dos médicos nesse sentido, facilitando a comunicação e otimizando o atendimento multidisciplinar.

Maior agilidade

Embora consultas rápidas demais configurem uma das principais queixas de pacientes, a praticidade é necessária no cotidiano. Ser ágil não significa, necessariamente, desleixo no cuidado à saúde: ser eficiente significa, em um menor espaço de tempo, conseguir fornecer um serviço de qualidade e adequado às demandas.

Nesse sentido, não há dúvida que a prescrição digital aumenta a agilidade no atendimento médico. Isso se reflete não apenas na comodidade do profissional, mas também no contentamento dos pacientes; otimizar o tempo gasto no preenchimento da prescrição possibilita um enfoque maior nas suas queixas e preocupações. Assim, é possível ofertar um atendimento de ainda maior qualidade.

Aumento da segurança

A prescrição digital pode ser um auxílio inteligente ao profissional de saúde. Para diminuir ainda mais a chance de erros, alguns sistemas possibilitam uma conferência dos dados fornecidos: em alguns casos, por exemplo, dosagens não disponíveis no mercado não conseguem ser prescritas.

Em outros, interações medicamentosas são alertadas antes da liberação da prescrição. Isso diminui a incidência de erros na prescrição e aumenta a segurança para médico e paciente.

Melhor organização

Clínicas e centros de saúde têm um fluxo acelerado. É comum, durante o dia, que dezenas de pacientes sejam assistidos por cada profissional envolvido no serviço. Por esse motivo, a organização do ambiente deve ser planejada e ser o mínimo susceptível a erros. Prescrições manuais muitas vezes têm uma padronização diferente para cada serviço ou profissional.

O uso da tecnologia na prescrição facilita a distribuição eletrônica dos documentos para cada paciente e médico. Isso otimiza o tempo na busca de cada prescrição digital e evita trocar, por exemplo, prescrições de pacientes com o mesmo nome. Além disso, profissionais de áreas diferentes sabem especificamente qual especialista esteve envolvido com cada documento.

Melhores resultados

Por fim, a prescrição digital auxilia no próprio curso do tratamento. Diminuindo erros e aumentando a adesão do paciente, ela atua como um dos fatores de sucesso terapêutico. Dentro da clínica, ela facilita a comunicação entre diferentes profissionais e a automatização de processos.

Existem mecanismos que podem ser utilizados para otimizar os resultados no uso de uma prescrição digital. O uso de softwares de gestão, por exemplo, faz com que esses documentos sejam integrados com outras ferramentas: prescrições digitais e armazenamento na nuvem são algumas delas. Com o uso dessas plataformas, é possível ampliar ainda mais a usabilidade da prescrição digital e aumentar a satisfação dos pacientes.

Nesse artigo, você ficou sabendo um pouco mais sobre os benefícios que o uso da prescrição digital pode trazer. Ela aumenta a organização da clínica, otimiza o tempo investido e auxilia na diminuição de erros humanos. Por fim, o uso de plataformas digitais que suportem a prescrição digital pode melhorar ainda mais a sua eficácia.

A SimDoctor é um sistema multifuncional que atua na automação de processos dentro de consultórios e clínicas. Dentre suas ferramentas, estão a agenda online, a marcação de consultas, a integração de dispositivos e a prescrição digital. Outra de suas funcionalidades é o prontuário eletrônico, que auxilia no armazenamento de dados.

Que tal entrar em contato conosco? Estamos ansiosos para conhecê-lo melhor!

Dê-nos sua opinião