O uso de tecnologias para gestão de clínicas

agosto 10, 2022
gestão de clinicas

As tecnologias são muito úteis para a gestão de clínicas. Com praticidade e maior otimização dos processos, é possível ter uma gestão qualificada, rápida e muito eficiente, aumentando de forma total a qualidade do atendimento em si, bem como dos processos internos.

São inúmeros os recursos disponíveis que a tecnologia oferece. Implementando os mais adequados para as necessidades, a clínica só tem a ganhar na sua rotina. Os gestores poderão perceber diferenças notáveis e garantir um dia a dia de trabalho muito mais eficiente para todos – seja dos profissionais da recepção, dos médicos, além de organizar a rotina do próprio paciente também.

Mas não é uma tarefa fácil. Demanda comprometimento e o uso adequado das tecnologias para gestão de clínicas. Mas quais são as mais eficientes para esse setor?

Neste artigo falaremos sobre uma tecnologia em específico, que reúne recursos úteis, otimiza os processos e aumenta a facilidade das tarefas diárias: os softwares de gestão.

Software de gestão de clínicas: qual a sua utilidade?

O software de gestão de clínicas é pensado e desenvolvido para a rotina das clínicas médicas. Isso quer dizer que seus recursos, funcionalidades e benefícios são vantajosos para o setor médico, principalmente porque esse segmento tem necessidades específicas que devem ser cumpridas com sucesso para garantir o bom funcionamento do espaço como um todo, bem como da rotina de todos os profissionais envolvidos.

Atualmente, é possível encontrar diferentes tipos de software de gestão de clínicas e escolher o mais adequado é parte primordial para atender a demanda. Isso é importante para aprimorar processos e garantir que o negócio continue prosperando e sendo capaz de atender cada vez mais pessoas de forma qualificada e eficiente.

O software de gestão de clínica traz um avanço nos processos e diminui consideravelmente os riscos de erros e falhas, o que, de forma consequente, reduz o desperdício financeiro. Além disso, organizar informações e processos de forma manual é muito trabalho e demanda muito tempo dos funcionários, mas, com a ajuda da ferramenta, tudo isso é otimizado e realizado com maior agilidade.

Para além da organização dessas informações, é possível consultá-las sempre que necessário dentro de um único software e em poucos cliques. Para o médico, por exemplo, é uma vantagem e tanto, capaz de agilizar o atendimento, bem como personalizá-lo.

Outro benefício trazido pelos softwares de gestão de clínicas é a capacidade de ver detalhadamente os processos internos, identificar pontos de melhorias e corrigi-los para, assim, ter um melhor fluxo de trabalho diariamente, sem gargalos ou interrupções.

Quais as funcionalidades básicas do software de gestão de clínicas?

Os principais recursos e funcionalidades de um software de gestão de clínicas pode variar de acordo com a ferramenta, embora tenham algumas características básicas que são úteis na rotina, como, por exemplo:

  • Emissão de relatórios: acompanhar as métricas e encontrar pontos de sucesso e de melhoria é fundamental para aperfeiçoar ainda mais a rotina da clínica. Isso contribui para organizar as metas, objetivos e entender quais processos estão funcionando – e quais não;
  • Agendamento online: esse recurso é uma boa pedida para reduzir as filas para marcar o retorno e, assim, evitar aglomerações dentro do espaço. Além disso, dá maior autonomia para que o paciente marque a consulta da sua própria casa, evitando a ida ao local;
  • Backups: eles são importantes para manter a segurança e armazenamento dos dados obtidos durante um período de tempo. Portanto, contar com essa funcionalidade é sinônimo de segurança e organização para a gestão de clínica;
  • Agenda médica: dar adeus às planilhas é uma excelente alternativa para evitar confusões e garantir maior organização. Isso reduz os riscos de marcações erradas e outros problemas envolvendo a agenda médica.

Atenção: observar as funcionalidades é parte essencial e conhecer as necessidades da clínica é igualmente indispensável. Não adianta adquirir um software com inúmeros recursos que o seu negócio não precisa. Observe suas demandas, entenda-as para, assim, ter uma ferramenta de gestão de clínicas que tenha tecnologia e alta qualidade.

Tecnologia: outras características que o software de gestão de clínicas deve ter

Para além do que já foi mencionado, é importante que o software de gestão de clínicas tenha outras características ocasionadas pela própria tecnologia. A segurança da informação, por exemplo, é indispensável, a fim de garantir o sigilo de todos os dados tratados diariamente. Com a nova LGPD, se tornou primordial contar com um sistema que respeite o tratamento de dados e trabalhe em prol de manter a segurança das informações do paciente.

Além disso, se sua clínica quiser expandir seus atendimentos, usar a telemedicina pode ser uma forma muito prática de conquistar pacientes espalhados pelo Brasil. Com a flexibilidade e amplo cenário de atuação, a teleconsulta pode acontecer de qualquer lugar, independentemente de onde o médico ou o paciente estejam.

Ainda, uma ferramenta completa pode proporcionar uma boa gestão financeira, garantindo o registro de todo o dinheiro que entra e sai da clínica. Isso é muito vantajoso para diminuir os prejuízos e otimizar o setor financeiro, que emitirá relatórios mais precisos e com a situação real da clínica para tomadas de decisão mais assertivas.

Falou tecnologia em software de gestão de clínicas, falou em SimDoctor

Além de todos os benefícios já mencionados no decorrer do artigo, o software de gestão da SimDoctor ainda oferece recursos como:

  • Marketing médico, para alcançar um público ainda maior;
  • Chat de comunicação interna, para unificar a transmissão de informações;
  • Prontuário eletrônico, que organiza todas as informações do paciente em um só lugar.

Mas não para por aí! Os recursos oferecidos pela ferramenta da SimDoctor são completos, mas ao mesmo tempo todos são essenciais para uma rotina eficiente e qualificada, otimizando os processos da clínica e garantindo um trabalho mais organizado.

Atualmente, a SimDoctor disponibiliza diferentes planos para os seus softwares, cada um com suas particularidades e por um preço que cabe no seu bolso.

Sem linhas pequenas, sem condições exorbitantes e sem complicação: com a SimDoctor, a gestão de clínica é feita com alta qualidade e muita facilidade.

Teste nossa ferramenta gratuitamente e conheça tudo o que podemos fazer por sua clínica!

Mais Recentes