Como ter uma clínica de sucesso?

julho 27, 2022

Uma clínica de sucesso é o sonho de todos os gestores dessa área. Gerenciar corretamente, garantir a fidelidade dos pacientes, ter maior otimização em processos são algumas das características que uma clínica bem sucedida tem.

Mas chegar nesse patamar não é fácil e muito menos rápido. É um caminho a seguir que deve ser feito com paciência, cuidado e, principalmente, ouvindo o que os pacientes têm a falar, afinal, uma clínica de sucesso só é de sucesso mesmo com a satisfação de quem frequenta ela.

Isso também diz respeito às estratégias usadas para oferecer um ambiente adequado ao paciente, para que se sinta acolhido, ouvido e bem atendido. Entretanto, esse não é o único fator.

Investir em tecnologia e inovação fará com que essas estratégias sejam bem desenvolvidas e tragam retornos positivos notáveis a curto e longo prazo. 

Para auxiliar nesse processo, separamos algumas dicas importantíssimas que te ajudarão a ter uma clínica de sucesso. Continue no artigo e descubra quais são.

5 dicas para ter uma clínica de sucesso

Não existe uma fórmula pronta para garantir o sucesso da clínica. Isso envolve esforço, investimento, inovação e tecnologia. Mas para facilitar um pouco esse processo, trouxemos dicas valiosas para sua clínica deslanchar e ser bem sucedida. Confira!

  1. Tenha um bom planejamento de gestão

Planejar a gestão é uma das partes mais importantes para ter uma clínica de sucesso. Sem ela, é muito difícil fazer com que os processos internos funcionem da forma adequada para, assim, alcançar o bom patamar esperado pelos gestores.

Uma boa gestão permite que erros aconteçam, diminui as falhas e proporciona o melhor ambiente possível ao paciente e também aos funcionários, proporcionando uma rotina mais prática, eficiente e bem mais qualificada.

  1. Capacitação da equipe

Investir em capacitação da equipe jamais será em vão. Uma equipe capacitada consegue atender adequadamente às necessidades do paciente, além de entender suas particularidades. Isso também diz respeito à acessibilidade, que os profissionais devem conhecer para lidar com situações diversas no consultório.

Contratar profissionais qualificados e capacitá-los é a melhor forma de garantir uma boa experiência ao paciente, afinal, ele terá contato com boa parte da equipe sempre que for necessário visitar a clínica.

  1. Aposte em marketing médico

As estratégias de marketing médico são muito úteis para levar ao público um maior conhecimento sobre a clínica. Respeitando as diretrizes do Conselho Regional de Medicina, é possível criar campanhas variadas para atrair e fidelizar pacientes.

Atualmente, é possível fazer marketing médico de diferentes formas, como artigos em blog, disparos de e-mail marketing, posts nas redes sociais e muito mais. Dependerá apenas da estratégia adotada pela clínica.

  1. Acompanhe os resultados

Uma das ações primordiais que é muito esquecida pelos gestores é o acompanhamento de resultados. Quando analisamos os resultados obtidos num determinado período de tempo, normalmente mensal, semestral ou anual (de acordo com o que está sendo analisado), é possível identificar pontos positivos e negativos.

Assim, os gestores conseguem aprimorar as estratégias para evitar os mesmos erros, garantir um maior índice de acerto e, consequentemente, ter uma clínica de sucesso!

  1. Invista em tecnologias aliadas

A tecnologia é uma grande parceira das clínicas. Investindo nela de forma adequada, a clínica terá resultados qualificados e maior otimização das tarefas na rotina de todos os profissionais.

Tudo isso contribui, e muito, para oferecer a melhor experiência ao paciente e ter um negócio bem sucedido, bem visto por quem frequenta, com profissionais felizes e qualificados para o trabalho.

O uso de softwares de gestão para ter uma clínica de sucesso

Como mencionado, usar tecnologias é sempre uma boa pedida para aumentar a eficiência da clínica e, assim, torná-la bem sucedida. Uma das formas de tornar isso possível é com o uso de softwares de gestão, que trabalham adequadamente para oferecer um bom fluxo de trabalho.

E como sabemos: sem uma boa gestão, os riscos de falhas e erros são gigantes. Portanto, otimizar esse processo e deixá-lo mais coerente é uma das principais tarefas realizadas por um software de gestão.

Na prática, uma plataforma como essa consegue gerenciar diferentes aspectos da rotina da clínica. Confira abaixo algumas das principais funcionalidades que o software pode oferecer.

  • Controle de agenda médica: o uso de uma ferramenta deixa a agenda médica bem mais organizada, além de evitar a criação de muitas planilhas;
  • Agendamento online: essa funcionalidade dá maior comodidade ao paciente, além de contribuir com a redução das filas na clínica;
  • Consulta à distância: tanto o profissional quanto o paciente podem fazer a consulta de onde estiverem, assim, a comodidade é garantida;
  • Gestão financeira: concentra todos os dados financeiros em um único lugar, reduzindo problemas com impostos e outras cobranças;
  • Comunicação interna: com um chat único, é possível que todos saibam das notícias e informações juntos, sem ter problemas e ruídos na comunicação.

Mas não é só isso. É importante escolher um software de gestão que atenda adequadamente às necessidades individuais de cada espaço, o que dá o sucesso para a clínica.

Afinal, ser uma clínica de sucesso depende de muitos fatores, inclusive de serviços personalizados que tornam a rotina muito mais fácil.

O uso da plataforma SimDoctor para ter uma clínica de sucesso

A SimDoctor é sinônimo de alta qualidade quando o assunto é software de gestão para clínicas. Com funcionalidades que trazem facilidade para o dia a dia, a ferramenta oferece otimização, agilidade e muita produtividade.

Isso se comprova por quem usa e indica. Recentemente fizemos um Case de Sucesso mencionando um dos nossos clientes mais fiéis: a Clínica Cepai. Para conferir tudo o que ela disse sobre nós, leia o artigo na íntegra aqui.

Além disso, oferecemos suporte qualificado e um time eficiente para tirar dúvidas e resolver problemas conforme as necessidades. A facilidade em usar a plataforma da SimDoctor é nossa prioridade e, por isso, estamos prontos para ajudar em quaisquer situações.

Nós somos os maiores aliados para que você tenha uma clínica de sucesso. Tudo isso com a ajuda de uma tecnologia inovadora e uma plataforma intuitiva que contribuem diretamente para a produtividade.

Conheça mais sobre o que a SimDoctor pode fazer por você. Clique aqui e fale conosco!

Mais notícias