Quais as vantagens do prontuário eletrônico?

junho 30, 2022

Organizar a rotina da clínica é uma tarefa complicada e que exige dedicação por parte de todos os profissionais. Entretanto, é possível adotar medidas capazes de reduzir os transtornos e facilitar o dia a dia do ambiente, como, por exemplo, o uso de prontuário eletrônico.

A adoção deste método está crescendo cada vez mais em todo o país por conta da sua praticidade e facilidade. Com o prontuário eletrônico, toda a rotina é feita com muito mais assertividade e eficiência, otimizando processos e eliminando aqueles que não são necessários.

As clínicas conseguem gerenciar corretamente todas as informações dos pacientes, além de conseguir inserir novos dados rapidamente de forma online, reduzindo o tempo usado nessas etapas.

É possível acrescentar informações variadas no prontuário eletrônico, como, por exemplo:

  • Histórico familiar;
  • Motivos da queixa inicial;
  • Diagnóstico e tratamento;
  • Exames laboratoriais;
  • Prescrição de medicamentos.

Tudo isso em rápidos segundos e com poucos cliques. Como tempo é dinheiro, qualquer segundo economizado é precioso para a eficiência e sucesso das clínicas médicas.

5 benefícios em usar o prontuário eletrônico

Além das vantagens funcionais (assertividade, rapidez e otimização) já citadas durante o artigo, o uso de prontuários eletrônicos oferece outros benefícios importantes na rotina da clínica. Abaixo, conheça 5 dos principais.

  1. Capacidade de personalização

É possível que os prontuários eletrônicos sejam personalizados conforme a necessidade do paciente e da própria clínica, criando, assim, um documento que seja verdadeiramente funcional durante a rotina.

Isso evita dores de cabeça e até mesmo a ausência de informações fundamentais, o que pode contribuir para um mau atendimento, além de problemas no diagnóstico e até mesmo tratamento.

  1. Emissão de documentos e atestados

Com a ajuda de um software médico aliado ao prontuário eletrônico, é possível emitir rapidamente documentos e atestados médicos, trazendo conforto ao paciente e maior agilidade no dia a dia.

Realizar essa tarefa, bem como diminuir o tempo gasto para executá-la, é muito importante para a rapidez nos processos. Isso minimiza as filas, reduz transtornos e traz maior efetividade para as emissões.

  1. Acesso às informações sempre que precisar

Seja da própria tela do computador ou do celular, o acesso às informações do prontuário é feito com muito mais rapidez. Assim, o médico poderá consultar em caso de necessidade, a fim de trazer soluções mais efetivas ao paciente.

É também muito vantajoso para profissionais da recepção que, em poucos cliques, podem ter inúmeros dados sobre o paciente na sua tela, facilitando o seu próprio trabalho e garantindo a continuidade do atendimento.

  1. Economia de espaço

Com o prontuário eletrônico, a clínica otimiza o espaço para que o aproveite da melhor forma, evitando o acúmulo de papéis e lixos. Isso ainda é bastante eficiente para o meio ambiente, devido ao grande número de papéis usados diariamente.

Assim, a clínica poderá destinar o espaço para algo realmente útil, reduzindo a perda de informações e causando o melhor aproveitamento do ambiente, conforme as suas próprias necessidades.

  1. Maior qualidade no atendimento

Por centralizar todas as informações on-line, a qualidade do atendimento melhora consideravelmente, principalmente porque reduz a espera do paciente e diminui as chances de erros normalmente causados em prontuários físicos (maior dificuldade para achar informações, dados duplicados e outros).

Isso tende a melhorar não apenas o atendimento em si, mas a experiência do usuário, algo muito importante para fidelizar o paciente e garantir que ele retorne para continuar o acompanhamento médico.

Como garantir a alta qualidade do prontuário eletrônico?

Agora que você já sabe quais os diferenciais e benefícios do prontuário eletrônico, está na hora de entender como aplicá-lo de maneira que seja verdadeiramente eficiente e assertivo na rotina da clínica.

Um software médico, por exemplo, é capaz de integrar todas as informações do paciente e, assim, garantir a alta qualidade do prontuário eletrônico e todos os seus benefícios.

Na prática, o software médico contribui para a praticidade na rotina e também na segurança de todos os dados contidos nos prontuários. Apesar disso, é importante ficar atento: é fundamental que a plataforma esteja de acordo com a nova LGPD, a fim de assegurar a proteção dos dados.

Com essa segurança, a clínica pode operar sem transtornos ou insegurança, proporcionando um fluxo de trabalho qualificado e tranquilo.

Outra vantagem de usar um software médico para ter prontuário eletrônico é o que a ferramenta é capaz de oferecer, como:

  • Resultados dos exames laboratoriais, raios-X, outros estudos diagnósticos e tratamentos médicos recebidos pelo paciente enquanto estava hospitalizado ou em tratamento como paciente externo;
  • Relatórios médicos de exames, cirurgias, tratamentos e medicamentos usados prescritos;
  • Observações de enfermeiros e outros membros da equipe de saúde.

Tudo isso para o melhor controle do médico e também da eficiência do atendimento em saúde como um todo.

O uso da ferramenta SimDoctor para prontuário eletrônico

É importante pesquisar bastante antes de aderir a uma ferramenta capaz de oferecer prontuário eletrônico. Mas aqui, na SimDoctor, você tem a segurança de todos os benefícios dessa modalidade, além de diferenciais únicos que trazem facilidade para a clínica.

Com a nossa ajuda, a clínica faz a transferência de dados de forma rápida e segura, para que sejam acessados por diferentes departamentos e profissionais, garantindo que a informação chegue onde ela é necessária.

Mas além disso, usar a plataforma da SimDoctor permitirá que você maximize a quantidade de pacientes que a clínica atende hoje. Com a otimização do espaço e o armazenamento em nuvem, é possível atender ainda mais pacientes sem dores de cabeça ou transtornos.

Portanto, com o bom software médico da SimDoctor, as clínicas podem contar com tecnologia de ponta, atualizações para que a ferramenta esteja sempre em melhor funcionamento, suporte quando necessário e maior organização para a gestão da clínica.

Isso traz gerenciamento de resultados, com redução de erros na prática médica. Tudo para a clínica ter os melhores resultados, agradar os profissionais, médicos e pacientes e garantir um atendimento único, humanizado e muito mais prático!

Com a SimDoctor, ter prontuário eletrônico se tornou bem mais fácil – assim como realizar toda a gestão da sua clínica.

Não perca mais tempo! Entre em contato e conheça mais dos diferenciais da plataforma SimDoctor!

Mais Recentes