As melhores práticas para uma melhor experiência de pacientes em clínicas e consultórios

outubro 16, 2023

A experiência do paciente é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes dentro de clínicas e consultórios espalhados pelo Brasil. Oferecer uma experiência única, eficiente e bastante qualificada é a chave para que o paciente recomende o espaço para outras pessoas, além de fazer avaliações positivas nos canais de atendimento.

Do agendamento da primeira consulta até o pós-consulta (seja em relacionamentos por e-mail e outros), tudo precisa ter uma experiência importante ao paciente e qualquer detalhe é capaz de fazer a diferença.

Isso permite que a clínica tenha uma abordagem mais individualizada, humanizada e atenciosa, sendo uma forma muito eficaz de atração e fidelização de pacientes.

Para ajudar a melhorar a experiência do paciente na sua clínica ou consultório médico, nós, da SimDoctor, separamos 5 formas muito eficientes de otimizar e aperfeiçoar essa questão. Continue no artigo e descubra quais são!

5 maneiras de melhorar a experiência do paciente

Que melhorar a experiência do paciente é importante você já sabe, mas como fazer isso de forma prática? Abaixo, conheça 5 maneiras de fazer isso acontecer!

1. Evite atrasos

Atrasar atendimentos é capaz de manchar imediatamente a imagem da clínica ou consultório médico, trazendo uma péssima experiência do paciente. Estar atento à pontualidade do atendimento é essencial, mas não apenas presencialmente, e sim em seus mais diversos pontos, como no atendimento por telefone e agendamento de consulta, por exemplo.

Para otimizar esse tipo de tarefa, é possível investir em softwares de gestão de clínicas, desenvolvidos especialmente para agilizar os processos diários e, consequentemente, aumentar a satisfação do paciente – bem como a produtividade da equipe.

2. Tenha indicadores de monitoramento

Algumas decisões só podem ser tomadas com assertividade quando elas são baseadas em dados reais. Portanto, trabalhar com indicadores e métricas de experiência do paciente é uma ótima maneira de entender os pontos fortes e fracos da clínica para, assim, implementar outros métodos que contribuam para a satisfação do público.

Sem um indicador, as decisões são feitas baseadas em suposições, o que pode levar a muitos erros e problemas, além de surtir o efeito contrário ao que era desejado inicialmente, aumentando a insatisfação do paciente.

3. Tenha contato próximo com o paciente

Buscar manter uma relação afetiva e mais próxima com o paciente é capaz de deixá-lo bem mais tranquilo durante os atendimentos, o que melhora consideravelmente a sua experiência no espaço.

Ter uma comunicação amigável, demonstrar interesse e respeito sinceros às queixas e opiniões do paciente, além de compartilhar informações importantes sobre o estado de saúde são ótimas formas de melhorar a comunicação e garantir um atendimento mais atencioso e amigável.

4. O bom atendimento é o foco

Na prática, o bom atendimento deve garantir que os serviços respeitem e cumpram com as necessidades individuais de cada paciente. Assim, humanizar todas as etapas do atendimento e todos os ambientes é essencial para a melhor experiência possível.

Manter todos os ambientes confortáveis, da sala de espera às de exame, passando por todos os outros espaços, é uma excelente maneira de tornar isso possível. Os profissionais também devem acompanhar de perto a condição do paciente, mostrando sensibilidade e empatia em relação aos seus problemas.

Visitar médicos já é difícil o suficiente, portanto, focar em um atendimento humanizado é essencial para a satisfação.

5. Invista em tecnologias aliadas

O avanço tecnológico permite que diversas tecnologias sejam adotadas em clínicas e consultórios médicos para melhorar a experiência do paciente como um todo, garantindo sua satisfação.

O agendamento online , por exemplo, é uma ótima pedida para que o paciente marque sua própria consulta de onde estiver e em qualquer horário, além de diminuir o tempo nas filas dentro da clínica. Otimização de tempo e maior conforto são dois dos benefícios dessa modalidade.

A tecnologia trabalha de maneira aliada à experiência do paciente. Sabendo usá-la corretamente, os resultados serão os melhores.

Conheça a tecnologia da SimDoctor para experiência do paciente

A SimDoctor é desenvolvedora de um software de gestão que conta com inúmeras funcionalidades capazes de aumentar a produtividade da equipe e melhorar a experiência do paciente. Abaixo, confira algumas das principais.

Teleconsulta

Com a teleconsulta (parte ativa da telemedicina), os pacientes podem receber atendimento de qualquer lugar sem precisar comparecer à clínica ou consultório. Isso significa que podem ser atendidos enquanto estão viajando, em casa ou até mesmo no horário de almoço no trabalho, por exemplo.

Ainda, a teleconsulta facilita o acesso ao atendimento para pessoas com acessibilidade comprometida, que enfrentam menos obstáculos para receber atendimento médico virtual de qualidade.

Prontuário eletrônico

Com o prontuário eletrônico, o profissional da clínica insere rapidamente as informações sobre os novos pacientes, criando um registro digital que é atualizado a cada nova consulta.

Os registros indicam detalhes, incluindo histórico familiar, motivo da queixa inicial, diagnóstico e tratamento, prescrição de medicamentos, exames laboratoriais e outros detalhes vitais necessários para fornecer assistência. Assim, os pacientes não precisam ficar repetindo todas as informações inúmeras vezes a cada novo atendimento ou em diferentes especialidades.

Lembretes de consulta

Para reduzir a taxa de ausência e evitar que os pacientes faltem em consultas importantes, os lembretes são uma boa pedida. É possível enviar por SMS ou e-mail, além de enviar pedidos de confirmação para que confirmem sua presença no atendimento.

É uma ótima maneira de incentivar o tratamento junto do profissional, continuamente, além de evitar o esquecimento para que o paciente se programe para ir ao médico sem nenhum transtorno.

Fale com a SimDoctor e tenha uma aliada na gestão de saúde

Fale com quem entende de software de gestão: fale com a SimDoctor e, além de otimizar toda a rotina da sua clínica ou consultório médico, também melhore a experiência do paciente de forma assertiva e muito simples!

Clique aqui e fale conosco ou então solicite um teste grátis da nossa ferramenta.

Mais Recentes