- 06maio
Saiba como adequar sua atuação à Lei do Prontuário Eletrônico
É nítido que a tecnologia está cada vez mais presente na área da saúde. Os adventos tecnológicos contemplam as diversas etapas da assistência e proporcionam benefícios para o estabelecimento e para o paciente. Em uma pesquisa acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Saúde no ano de 2016, 12% das instituições utilizavam apenas formatos eletrônicos para registro das informações e 63% também usavam papéis, além do formato previamente dito. De fato, é um número que tende a aumentar e, com a aprovação da Lei do Prontuário Eletrônico, os registros em software devem se fazer mais presentes nos próximos anos Continue a leitura e saiba mais sobre a lei!O que é um prontuário eletrônico?
Antes de abordar a lei em si, vamos esclarecer sobre o que é um prontuário. Em todas as consultas, internações e procedimentos, é necessário registrar as informações daquele paciente, envolvendo aspectos como:- identificação;
- queixa principal e história da moléstia atual;
- revisão dos sistemas;
- história pregressa e história familiar;
- hábitos de vida e história social;
- exame físico e demais exames previamente realizados;
- hipótese diagnóstica e condutas.
O que diz a Lei nº 13.787/18?
“A digitalização e a utilização de sistemas informatizados para a guarda, o armazenamento e o manuseio de prontuário de paciente são regidas por esta Lei e pela Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.” A informação acima representa o Artigo 1º da Lei nº 13.787/18, mais conhecida como Lei do Prontuário Eletrônico. Como bem indicado, no final do ano de 2018, foi aprovada a utilização de softwares para armazenamento do prontuário. O recurso deve ser capaz, ainda, de assegurar integridade e autenticidade das informações. É necessidade básica e fundamental garantir confidencialidade, por meio da proteção ao acesso. Além disso, mesmo que seja um profissional cujo acesso é permitido, qualquer alteração, reprodução ou destruição devem ser realizadas por meio de autorização prévia. O prontuário é um registro do paciente e deve ser entregue a ele sempre que solicitado.Quais as vantagens o recurso proporciona?
Agora que você já sabe o que é um prontuário eletrônico e o que diz a Lei 13.787/18, vamos abordar quais vantagens o recurso oferece às clínicas e aos pacientes!Histórico armazenado
O principal intuito de um prontuário é manter o registro clínico do indivíduo. Porém, quando são utilizados papéis, há grande possibilidade de perdas e danos ou, mesmo que esteja íntegro, pode não estar acessível no momento, sendo preciso carregá-lo quando necessário. Quando utilizado um software, o armazenamento é garantido, tanto das informações colhidas na anamnese como também dos exames, os quais podem ser anexados. Em suma, manter o histórico oferece praticidade e agilidade na consulta, evitando que as mesmas perguntas sejam feitas ao paciente.Integração de serviços
Uma das maiores vantagens do registro eletrônico é a acessibilidade garantida. Quando se pensa na assistência em saúde como um todo, não seria exagero concluir que inúmeros especialistas prestam seus serviços para um indivíduo ao longo da vida. Além disso, diferentes clínicas e instituições fazem parte disso. Mesmo quando é analisado um único local, reforçamos que existem diferentes setores e que todos precisam ter acesso ao prontuário. Nesta perspectiva, manter as informações salvas em um software é essencial. Dessa forma, desde que o profissional seja autorizado, é possível acessar aos registros, que estarão atualizados e com dados colhidos em todos os procedimentos prévios.Organização garantida
Além dos aspectos de acessibilidade e armazenamento do histórico, mantê-los em formato digital também garante maior organização. Quando eram utilizados arquivos físicos, era necessário dispor de espaço físico para tal finalidade. A busca por informações nesta situação se tornava mais difícil, considerando que eram feitas manualmente. Se diferentes colaboradores tinham acesso ao prontuário, os arquivos ficavam suscetíveis a diferentes organizações. Por meio do registro eletrônico, as buscas se tornam mais fáceis, visto que é automatizada e conta com a padronização do software. Tanto a clínica como também o paciente ganham tempo por meio diante da praticidade da ferramenta.Segurança dos dados
Por fim, vamos entender como é possível ter mais segurança por meio do prontuário eletrônico. Reiterando, o armazenamento digital é isento de danos e deterioração com o tempo, sendo mais seguro, ainda, contra extravio. Outro ponto importante é que apenas pessoas autorizadas tem acesso. Quando são utilizadas fichas de papel, não há proteção ao acesso a partir do momento que se tenha em mãos. Isso evita que fazem informações do quadro clínico de um paciente e, caso haja divulgação por parte de um profissional, o software auxilia a identificar o responsável.Como implementar a Lei do Prontuário Eletrônico?
Anteriormente foram abordados os benefícios do registro eletrônico. Mas como implementar de fato o recurso? Para isso, o software tem papel fundamental, sendo o grande responsável pelas ferramentas de edição e armazenamento. De acordo com cada desenvolvedor, é possível ter flexibilidade para personalizar os campos conforme as necessidades do local. Portanto, independentemente do ramo ou especialidade, o prontuário eletrônico pode ser adaptado e implementado. Complementando, além de armazenar informações digitadas, é possível anexar imagens, sejam elas de exames ou até mesmo de sintomas visíveis do paciente. Tudo isso viabiliza um melhor acompanhamento para o caso. Concluímos, enfim, que a Lei do Prontuário Eletrônico vai ajudar os profissionais e instituições do país a se equiparem tecnologicamente para prestarem uma melhor assistência à população. Para tanto, não deixe de investir em um bom software que contemple não apenas a ferramenta em questão, mas auxilie todos os setores da clínica. Que tal garantir o recurso para sua clínica? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossos serviços!30abr[Post estendido] Conheça 11 vantagens de usar um software para clínicas médicas!
Já faz algum tempo que a tecnologia é uma grande aliada dos negócios, inclusive na área de medicina. Nesse sentido, o software para clínicas médicas se tornou uma ferramenta estratégica para a gestão, o controle de processos e a redução de custos. O desenvolvimento desse tipo de sistema ocorreu justamente em um contexto de aumento na competição entre consultórios e clínicas. Para atrair e reter pacientes, não é mais suficiente oferecer um atendimento de qualidade. É necessário recorrer a diferentes maneiras de proporcionar uma melhor experiência para eles. Um bom software para clínicas médicas supre essa demanda, trazendo novas ferramentas ao consultório médico. O agendamento online, o website integrado e o prontuário eletrônico são exemplos dessas novidades. Se você busca soluções para melhorar a gestão da sua clínica, continue lendo este artigo. Nele, apresentamos as 11 principais vantagens de se utilizar um software para clínicas médicas. Confira!1. Facilita a organização de processos e tarefas
Sabe todos aqueles processos burocráticos que utilizam muitas pilhas de papel e ainda são bastante susceptíveis a erros? Pois então, eles podem ser simplificados e mais bem organizados com um software de gestão. Uma vez que todas as tarefas são centralizadas em um mesmo sistema, dá para ter mais agilidade, com a integração entre diferentes áreas. Todas as informações, tanto da clínica quanto dos pacientes, também ficam armazenadas em um único lugar. Com isso, é possível ter mais controle sobre a gestão e o trabalho dos diferentes colaboradores.2. Ajuda a ordenar a agenda e a rotina dos médicos
Um dos grandes problemas que podem ser resolvidos com um software para clínicas médicas é a inadequada gestão do tempo. Se antes era difícil conciliar os horários de consultas com o atendimento em outros lugares e demais compromissos, agora fica mais simples com esse tipo de ferramenta. Todas as informações são atualizadas automaticamente, facilitando o controle da agenda médica. Ela também pode ser acessada remotamente, onde e quando for necessário. Da mesma forma, são enviados lembretes de consultas e outros avisos, ajudando a evitar atrasos e a controlar melhor a rotina como um todo.3. Otimiza o agendamento e o cancelamento de consultas
Esse era um motivo de insatisfação recorrente dos pacientes com os consultórios. Nas clínicas mais tradicionais, em que um atendente marca as consultas pelo telefone, o processo pode ser muito lento e impreciso. Isso pode resultar em erros e longas esperas. Com um software, o agendamento pode ser feito pelos próprios pacientes, por meio do acesso à plataforma no site. Para tanto, basta verificar datas e horários disponíveis e escolher qual é o mais adequado. Os cancelamentos podem ser efetuados da mesma forma, e o novo horário é colocado em disponibilidade de maneira automática.4. Diminui a abstenção dos pacientes nas consultas
Outra facilidade do agendamento online é o envio de lembretes aos pacientes com datas e horários das consultas. Isso ajuda a diminuir as faltas, seja pela ausência de organização ou pelo simples esquecimento. Além disso, o fato de o próprio paciente fazer a marcação já reduz as abstenções, uma vez que ele pode escolher o horário mais adequado e alterá-lo com mais facilidade no sistema digital. É bom lembrar que o não comparecimento dos pacientes pode ser um problema para as clínicas. Isso porque pode não apenas atrapalhar a agenda do médico como também reduzir a lucratividade.5. Sistematiza o espaço físico e o controle de materiais da clínica
Pode parecer apenas um detalhe, mas você já parou para calcular quanto sua clínica gasta com papel, impressão, pastas e arquivos? E o local necessário para guardar tudo isso, que poderia ser usado para mais um consultório? Ter um software para clínicas médicas também representa uma grande economia de materiais e de espaço físico. Afinal, todas as informações são armazenadas no sistema, que funciona na nuvem, e podem ser impressas somente quando for necessário.6. Contribui para a centralização das informações dos pacientes
Armazenar as informações em um só lugar não é vantajoso só pela organização e pela economia. Ao centralizar os dados dos pacientes em uma única plataforma, é possível acessá-los e acompanhar todo o histórico deles com mais facilidade. Com o prontuário eletrônico, basta procurar pelo nome para encontrar todas as informações, como consultas, diagnósticos, resultados de exames e tratamentos anteriores. Isso ajuda a otimizar o atendimento e a torná-lo bem mais eficiente, a partir de dados mais precisos.7. Oferece mais segurança no armazenamento de dados
Não é preciso ter medo de deixar todas as informações dos pacientes e da clínica em um mesmo lugar. No software para clínicas médicas, todos os dados ficam totalmente protegidos contra invasões de hackers, com proteção antivírus e antimalware. Além disso, uma vez que os dados são armazenados em nuvem, eles também ficam menos susceptíveis a danos ou problemas físicos, como no caso de servidores locais. Os backups são efetuados de forma automática, com as informações sendo salvas sempre que ocorrer uma atualização.8. Reduz custos em diversos setores e processos
Todas as vantagens mencionadas até aqui, como a economia de recursos, a otimização de processos e a maior organização, representam um ganho de eficiência e, consequentemente, uma boa redução de custos. De fato, mais do que os gastos com colaboradores, materiais e equipamentos, a má gestão é a maior responsável pelas perdas em qualquer tipo de negócio. Mas, numa clínica médica, ela pode ser determinante para o seu fechamento. E de nada adianta contar com médicos qualificados e ter bons colaboradores e equipamentos modernos se a gestão da clínica não considera o melhor aproveitamento dos recursos e a redução de custos. Um sistema de gestão, inclusive, permite fazer previsões e antever cenários que podem comprometer os resultados. Ele oferece informações muito importantes para a tomada de decisões na clínica, principalmente se considerarmos que nem sempre os médicos estão preparados para essa missão.9. Melhora a experiência do paciente
A melhor maneira de prever a experiência do paciente em um serviço de saúde é colocando-se em seu lugar. Imagine que você deseja marcar uma consulta em uma clínica específica. Caso o agendamento seja realizado de forma física, é necessário conferir o número de telefone ou ir ao local. O comparecimento físico para uma simples marcação de consulta já pode ser um desafio: é preciso ir em horário comercial, levar os documentos e preencher formulários em papel. Além disso, esse processo está mais predisposto a erros, como esquecimento de consultas e interposição com outros compromissos. Caso algum desses erros ocorra no dia da consulta, os efeitos são ainda mais prejudiciais: pode ocorrer um atraso em “efeito dominó”, refletindo em todos os atendimentos do dia. Por fim, até a relação médico-paciente pode ser prejudicada com o preenchimento de formulários burocráticos pelo médico. Eles ocupam tempo durante a consulta e mudam o foco do profissional, que deveria ser o paciente. Com o uso de um software para clínicas médicas, toda essa jornada burocrática é substituída por meio da automatização de processos. A marcação da consulta pode ser realizada online, 24 horas por dia e 7 dias por semana. No dia da consulta, o paciente recebe um lembrete, e todos os seus passos pela clínica são intuitivos. Por fim, o uso de um prontuário eletrônico auxilia no sigilo médico e permite atenção total do médico ao paciente.10. Facilita o cadastro de pacientes
A primeira consulta com um médico específico costuma ser sempre a mais demorada. É nela que o profissional constrói uma visão geral sobre o paciente, compreendendo o quadro como um todo. Já para o paciente, também é uma oportunidade de conhecer melhor aquele que cuidará de um bem tão precioso: a sua saúde. O cadastro de pacientes enfrenta alguns empecilhos nos processos manuais. Inicialmente, vale lembrar que ele pode ser muito burocrático. Dependendo do plano de saúde, é necessário fazer, uma a uma, a interface de todos os processos envolvidos. Números de registro, data de nascimento e dados pessoais devem ser todos coletados individualmente. A primeira vantagem de um software para clínicas médicas, claro, é trazer praticidade a esse processo. Ele cruza os dados que já foram coletados — no sistema do plano de saúde, por exemplo — e evita ter que realizar um novo cadastro. Isso poupa tempo, tanto na secretaria do consultório quanto na vida do paciente. Além disso, quando se trata de uma clínica, diminuir a incidência de erros é fundamental. O uso de um software praticamente impede que isso aconteça: ele pode ser programado para realizar o cadastro apenas quando todos os campos estejam completos.11. Contribui para os processos online
Vivemos na era digital. Hoje, uma série de softwares e processos ocorre na internet, sendo armazenados na nuvem e poupando espaço físico. Isso facilita o acesso remoto, a sincronização de dispositivos e a organização dentro do consultório, como mencionamos em itens anteriores. Algumas clínicas utilizam computadores e dispositivos, mas não realizam essa integração de forma eficiente. Um exemplo muito comum é o uso de documentos no Word para realizar a evolução dos pacientes. Péssima ideia: tudo o que necessitar ser sincronizado terá que ser refeito, além de possibilidades explícitas de quebra de sigilo médico. O software para clínicas médicas realiza todo esse processo de forma natural e automática. Hoje, a maioria dos softwares já conta com armazenamento na nuvem, tornando mandatória a sincronização online. Dessa maneira, você pode esquecer o retrabalho e deixar o programa fazer as sincronizações para você. Enfim, essas são apenas algumas das principais vantagens de se adotar um software para clínicas médicas. Ainda podem existir outras, de acordo com fatores como a localização, o tamanho e, até mesmo, a área de atuação. O mais importante é saber o quanto uma boa gestão é fundamental e como esse tipo de ferramenta pode ajudar. Gostou de saber mais sobre software para clínicas médicas? Quer entender melhor como ele funciona? Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!27abrJá ouviu falar no atendimento psicológico virtual? Veja 3 práticas
Nos últimos anos, têm sido realizados diversos debates sobre a assistência à distância na saúde. O atendimento psicológico virtual, em especial, vem ganhando destaque nesse cenário devido à sua praticidade e eficácia: a literatura científica já identifica aliança terapêutica e adesão ao tratamento, na abordagem digital, semelhantes às encontradas na presencial. Essa abordagem é muito similar à realizada diariamente em diversos consultórios de psicologia. Basta contar com um dispositivo com acesso à internet e um local reservado para iniciar a sessão. O atendimento psicológico virtual auxilia na redução de custos e traz praticidade, tanto para o profissional quanto para o paciente. Neste post, falaremos sobre três boas práticas nesse atendimento. Embora ele não apresente muitos segredos, por ser um método novo, sua implementação pode gerar algumas dúvidas. Por isso, é importante seguir algumas recomendações antes de iniciar as consultas virtuais. Continue lendo para saber mais!1. Compreenda as normas do CFP
Antes de iniciar qualquer serviço, é necessário conhecer suas normas legislativas. Isso impede que ações proscritas pelo conselho responsável se convertam em punições, que podem levar até à perda do registro. O órgão responsável pela regulamentação do atendimento psicológico virtual é o Conselho Federal de Psicologia (CFP), que conta com um parecer específico para essa modalidade. É muito importante conhecê-lo para se manter atualizado. Dentre as informações que devem ser levadas em consideração, podemos citar o número anual máximo de sessões online permitidas, por exemplo, que é de 20 atendimentos. Além disso, seu site deve conter o nome e número de registro do profissional, bem como links para outros documentos específicos.2. Encontre a plataforma certa
Os estudos que iniciaram a validação do atendimento psicológico virtual utilizaram o Skype como ferramenta. Embora há alguns anos ele tenha sido uma inovação, hoje já existem opções melhores que você deve considerar, como as plataformas específicas para esse fim. Alguns atributos conferem a elas um status de maior confiança em relação aos serviços clássicos de streaming. Algumas, por exemplo, conseguem integrar o ambiente virtual de consulta com o prontuário do psicólogo. Elas também são especializadas para manter o sigilo do paciente, utilizando os últimos recursos de criptografia. Além de ser fundamental para a boa relação com o paciente, o sigilo oferecido pelas plataformas é obrigatório. O CFP pontua que o site de divulgação do atendimento psicológico online deve explicitar quais tecnologias são utilizadas para esse fim. Por isso, caso você utilize algum método mais antigo de chamada de vídeo, será necessário contratar outro serviço para cuidar do sigilo.3. Converse com o paciente antes de apresentar valores
Uma abordagem mais cordial que vem sendo utilizada em vários serviços online é o enfoque no primeiro contato. Com o atendimento psicológico, não é diferente. Oferecer uma conversa inicial com o paciente antes de realizar o orçamento é uma demonstração de cortesia. Dessa maneira, ele vai conhecê-lo melhor e não ficará com a impressão desagradável de que o serviço tem um enfoque total no retorno financeiro. Num cenário onde a tecnologia vem sendo cada vez mais valorizada, o atendimento psicológico virtual surge como uma boa opção. Ele traz praticidade e conforto ao paciente e ao psicólogo, auxiliando na eficácia do tratamento e na redução de custos. Dentre as boas práticas que podem ser utilizadas para essa ferramenta, destacamos algumas que acreditamos ser fundamentais. Agora que você já conhece o atendimento psicológico virtual, que tal saber as vantagens do uso de um software para os profissionais da área? Vamos lá!25abrInovação em atenção médica: o que tem sido feito atualmente?
Passamos, nos últimos anos, por modificações profundas em nossa rede de saúde. A atenção primária, considerada há alguns anos exclusiva do setor público, tem se mostrado uma inovação em atenção médica: mesmo planos privados e profissionais particulares já adotam seus métodos durante o cuidado aos pacientes. Como diz o ditado, é sempre “melhor prevenir do que remediar”. Acredita-se que 80% dos problemas de saúde podem ser solucionados a nível de atenção primária. Esse é o atendimento de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), realizado principalmente nos centros de saúde. O cuidado oferecido pela atenção primária é longitudinal e, quando necessário, conta com a interconsulta de especialistas médicos. São vários os motivos pelos quais ela tem feito tanto sucesso, mesmo em planos particulares. A Atenção Primária à Saúde (APS) é baseada em prevenção e promoção da saúde, o que traz vários benefícios aos pacientes. Neste post, falaremos algumas das principais características desse método e quais novidades ele vem apresentando. Vamos lá?Foco na prevenção
A prevenção de doenças é considerada cada vez mais benéfica para a rede de cuidado. Atos como conscientizar a população sobre a necessidade de exercícios físicos e uma dieta equilibrada são exemplos disso: eles diminuem a incidência de doenças como a hipertensão e o diabetes e oferecem maior qualidade de vida às pessoas. Outra ação é a distribuição de preservativos, o que diminui a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Além de promoverem uma diminuição na incidência de doenças, essas ações também se refletem nos custos. Os planos de saúde compreenderam que conscientizar os pacientes é mais barato do que tratar as graves complicações das doenças. Por esses e outros motivos, a prevenção vem tomado um enfoque central como uma inovação em atenção médica.Cuidado longitudinal
A longitudinalidade do cuidado parece simples, mas era deixada de lado até pouco tempo. Esse conceito se refere ao acompanhamento ao longo do tempo do paciente, por um único profissional. Nesse contexto, o profissional — muitas vezes um médico de família — conhece mais de perto a história do paciente e isso facilita a tomada de decisão. Se necessário, é realizado o encaminhamento à um especialista. Além disso, a relação médico paciente se torna muito mais saudável. A ausência de longitudinalidade pode trazer efeitos graves ao paciente. Consultar pontualmente com especialistas pode trazer, por exemplo, interações entre vários medicamentos. É necessário haver um profissional para adequar cuidados específicos e manejar as diferentes intervenções em saúde.Programas sociais
O modelo de atenção primária é uma inovação em atenção médica importada. Países como Canadá e Inglaterra implementaram essa metodologia décadas antes do Brasil. No entanto, eles elogiam os programas sociais em nosso país, guiado principalmente pela ação de assistentes sociais. Os assistentes sociais são agentes de saúde que lidam com o cotidiano do paciente. Elas fazem visitas domiciliares, traçam abordagens não farmacológicas e verificam a adesão ao tratamento. Esse contato estreito do serviço de saúde com o paciente é fundamental: adequa as condutas da rede de saúde à realidade de cada paciente e amplifica as chances de sucesso das intervenções. Considerada uma inovação em atenção médica, a APS vem tomando um relevante espaço em nossa rede de saúde. Embora ela tenha sido inicialmente implementada no SUS, é uma tendência que os convênios também a adotem. Ela melhora a assistência ao paciente e, financeiramente falando, é muito mais adequada. E você, o que tem visto de inovação em atenção médica nos últimos anos? Deixe sua experiência nos comentários! Estamos ansiosos para trocar conhecimentos.